“Olá. Eu sou a Maria da Penha. Pela minha história e minha luta, dou nome à principal lei brasileira contra a violência doméstica. E neste mês de março, emprestei meu nome ao RIOgaleão. Esta causa precisa de visibilidade e do apoio de todos e de todas”. A mensagem da farmacêutica cearense Maria da Penha Maia Fernandes, que lutou durante mais de 20 anos para ver seu agressor punido e foi homenageada dando seu nome à Lei 11.340/2006, será ouvida a partir de amanhã (8) no Aeroporto Internacional Tom Jobim – RIOgaleão. A unidade aeroportuária terá seu nome mudado de forma provisória durante dez dias para Aeroporto Maria da Penha. A ação faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher (8 de março).
A Lei Maria da Penha responsabiliza autores de ameaças, agressões, assassinatos cometidos no ambiente da violência doméstica. A ideia da concessionária é dar visibilidade à causa de vítimas de violência doméstica e provocar a discussão de temas importantes relativos aos direitos das mulheres. “A grande circulação de pessoas pelo aeroporto é fundamental para que se alcance esse objetivo”, disse o publicitário Paulo Castro, da Agência3, que criou a ação para a concessionária RIOgaleão.
Entre 8 e 17 de março, o Aeroporto Internacional Tom Jobim-RIOgaleão terá seus ambientes decorados com peças da campanha. A voz da locutora Iris Lettieri dará as boas-vindas aos visitantes que utilizarem o estacionamento do “Aeroporto Maria da Penha”. A Rádio RIOgaleão também apresentará, durante uma hora por dia, o programa “Agora é que São Elas”, com repertório somente de grandes intérpretes femininas da música popular brasileira. A programação especial será diária permanecerá no ar até o fim do mês. A alteração provisória do nome do aeroporto também incluirá a troca do letreiro da estação de BRT.
Repercussão
O Dia Internacional da Mulher será celebrado na Assembleia Legislativa em uma sessão solene de iniciativa da bancada feminina na Casa formada pelas deputadas Cristiane Dantas (PCdoB), Márcia Maia (PSDB) e Larissa Rosado (PSB). A solenidade acontece nesta quarta-feira (8), às 9h30min, no plenário Clóvis Motta e vai homenagear três potiguares com relevantes contribuições em suas áreas de atuação: Eliana Cardoso, Vilma Batista e Jandyra Escóssia.
Eliana Cardoso é artesã e reside em São José de Mipibu, onde preside a Associação de Mulheres e Jovens das Comunidades de Pau Brasil e Rocinha (Amjopar). Vilma Batista é presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte (Sindasp). Jandyra Escóssia é servidora aposentada da Assembleia Legislativa, tendo atuado como Procuradora Judicial.
A Subseção da OAB em Caicó, vai participar nesta quarta-feira (08), Dia Internacional da Mulher, da “Marcha das Margaridas”, contra a Reforma da Previdência, que acontece nas ruas da cidade. A concentração é às 06hs30min na frente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, por trás do Campus da UERN. A saída, acontece às 07hs.
Os advogados e advogadas, oferecerão às 10hs30min, um café da manhã na sede da Subseção da Ordem, na Rua Umbelino França, centro de Caicó.
Por determinação do delegado geral da Polícia Civil, Claiton Pinho, o assalto que ocorreu na madrugada do último domingo (05), em Nova Parnamirim, região metropolitana de Natal, em que foi vitimada uma jornalista, será investigado por atribuição pela Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (Defur).
Os procedimentos iniciais que auxiliarão a Defur na investigação do crime foram realizados pelo Núcleo de Inteligência da Polícia Civil do Rio Grande do Norte (NIP).
A Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara) irá promover, nesta terça- feira (7), em Caicó, capacitação de 20 agentes de leitura do Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras. A atividade acontecerá no Sindicato de Trabalhadores Rurais do município e irá contemplar agentes de leitura de comunidades rurais de Caicó, Bodó e Parelhas, que serão beneficiadas com o programa.
A secretaria realiza essa capacitação com duas pessoas de cada comunidade rural que irá receber o móvel do programa, que é chamado de biblioteca rural. Este móvel contém um acervo de aproximadamente 220 livros, entre infantis, jovens e adultos, didáticos e cartilhas.
O Arca das Letras é um programa de bibliotecas rurais e de formação de agentes de leitura da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) e no Rio Grande do Norte é coordenado pela Seara.
Os agentes de leitura são das comunidades Barra da Espingarda, Pedra do Sino, Barbosa, Samanaú, Santa Cruz, Açudinho e Inês Velha, em Caicó; Serrano e Ponta de Linha, em Bodó; e Povoado Juazeiro, em Parelhas.
O Dia Internacional da Mulher, celebrado na próxima quarta-feira, dia 08 de março será marcado em Caicó, pela realização da Marcha das Margaridas. Apesar de no Brasil ser realizado desde 2000, na região do Seridó será a segunda vez que mulheres do campo sairão as ruas reivindicando seus direitos, e denunciando as perdas dos direitos garantidos ao longo dos últimos anos.
A concentração será a partir das 06h30 da manhã no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caicó, onde será oferecido um café da manhã para quem vem de fora. Por volta das 07h30, as mulheres caminharão pelas ruas da cidade, com paradas estratégicas em segmentos e órgãos públicos. Ana Aline, presidente do Sindicato Rural de Caicó deixou claro que a temática da Marcha das Margaridas deste ano, será a reforma da previdência.
*Do Blog de Marcos Dantas
Considerado uma das melhores provas do calendário, o Rally RN 1500 comprova isso reunindo os principais nomes do país nas categorias Motos, Carros, UTVs e Quadriciclos. Na edição deste ano, a 19ª da história, entre 6 e 9 de abril, não será diferente, principalmente na categoria Motos, que deverá ter novo recorde de grid e a presença de diversas feras da modalidade. Serão cerca de 900 km pelo estado do Rio Grande do Norte, com largada na bela São Miguel do Gostoso e chegada em Bom Jesus, com aproximadamente 550 km de especiais (trechos cronometrados).
As inscrições seguem abertas e poderão ser feitas no site oficial, www.rallyrn1500.com.br, onde também se pode obter informações sobre preços promocionais. A competição será válida pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country para carros, motos, quadriciclos e UTVs, com organização da KTC Produções e supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).
A prefeitura municipal de Caicó, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, divulgou o resultado da homologação das inscrições do Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de pessoal do Município, regido pelo edital N.º 02/2017.
A lista dos aprovados está no site da Prefeitura Municipal de Caicó, através do link
Nos dias 7 e 8 de março, haverá entrevista com os candidatos selecionados, para vagas de nível superior e médio, das 8 às 12h e das 14 às 17h, na Sala 102, no Centro Administrativo, na Av Cel. Martiniano, 993 – Centro – Caicó-RN (obedecendo a ordem de chegada).
O equipamento eletromecânico que aciona os filtros da Estação de Tratamento de Águas (ETA) da cidade de Currais Novos/RN apresentou uma falha técnica na tarde desta segunda-feira (06). A ETA é responsável pelo tratamento da água captada no Açude Dourado. A equipe da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) já está no local trabalhando na correção do problema.
Em virtude dessa situação, os bairros Manoel Salustino, IPE, Conjunto Walfredo Galvão, Inocoop, Conjunto José Bezerra de Araújo (Promorar) e José Dantas de Araújo, estão com o fornecimento de água suspenso. A previsão da Caern é que o abastecimento seja regularizado em um prazo de 48h. A recomendação da companhia é que a população use a água disponível de forma racional.
A busca de alternativas para que o artesanato potiguar possa encontrar maior espaço nos ambientes públicos voltados para o setor, o que é objeto de um projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa, mobilizou artesãos, deputados e poder Executivo em audiência pública na tarde desta segunda-feira (6).
“Estamos tentando construir um consenso para garantir direitos aos artesãos do Rio Grande do Norte. Esse é o principal foco dessa discussão”, comentou o deputado estadual Hermano Morais (PMDB), que, ao lado da deputada Márcia Maia (PSDB), propôs o debate.
“O Rio Grande do Norte tem mais de 10 mil artesãos cadastrados, segundo a Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas). Mas há muito mais artesãos sonhando com incentivos para mostrar para o mundo a arte potiguar”, destacou Márcia, que trouxe para o debate uma das estatísticas objeto de contestação dos artesãos potiguares.