Categorias
Pesquisar
VIGGO BANNER
Associação de Educação Financeira do Brasil propõe parceria com UFRN – (Foto: Cícero Oliveira)

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi convidada a firmar parceria com a Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF), cuja superintendente, Claudia Forte, visitou a instituição na última sexta-feira, 24, para apresentar o projeto da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). O intuito é desenvolver uma nação financeiramente educada por meio de tecnologias educacionais e sociais replicáveis em diferentes contextos, com a participação da universidade na formação de professores da rede estadual de ensino por meio de um curso de capacitação.

Acompanhada da assessora técnica da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, Sandra Tiné, a superintendente da AEF explicou a necessidade da parceria e a importância da iniciativa para a mudança de comportamentos dos cidadãos. “Quanto mais cedo começa a educação financeira na vida de uma pessoa, melhores são os resultados para a prática de atitudes sustentáveis como negociação de preços, reflexão sobre meios de pagamento e elaboração de lista de despesas mensais a fim de construir planos para o futuro”, ressaltou.

O projeto-piloto desenvolvido pela AEF já beneficiou 27 mil estudantes e 1.800 professores do Ensino Médio, distribuídos em cinco estados, além de mais de 14 mil estudantes e 400 professores do Ensino Fundamental de dois estados. O intuito é chegar a todas as unidades da federação por meio de parcerias para a capacitação dos educadores, considerados agentes centrais de mudança e protagonistas na disseminação do tema.

Para tanto, serão firmados termos de cooperação com uma instituição de ensino em cada estado, com a responsabilidade de desenhar o curso, disponibilizar espaço físico ou virtual e propor um produto final que permita o aumento do letramento financeiro e que facilite a exploração do assunto em sala de aula. A reitora da UFRN, Angela Maria Paiva Cruz, foi receptiva à demanda e se dispôs a contribuir tanto em âmbito local quanto nacional, como presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Também participaram da reunião representantes dos departamentos de Economia e Ciências Contábeis da UFRN, além da vice-diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Maria Lussieu da Silva.

Pesquisar
Canal YouTube
WhatsApp