A cobrança pela água Rio São Francisco nos estados aonde ela vai chegar, o Blog Sidney Silva, já tinha anunciado em 2016, quando acompanhou a caravana dos bispos do Regional Nordeste II, que foi ver in-loco o andamento das obras.
O que estão anunciando agora como “novidade”, o nosso site já tinha informado.
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf, é quem vai gerir o repasse das águas para os estados receptores, como Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.
O então presidente da instituição, Felipe Mendes, disse à época que o Instituto de Gestão das Águas do RN – IGARN, receberá á água do São Francisco e entregará para à Caern. O órgão receptor vai fazer um monitoramento da quantidade de água que entra no estado para ter noção da cobrança junto a companhia distribuidora.
“O pagamento desta água, será via conta, pelo usuário e nesta conta terá uma pequena parte correspondente a tarifa que cobre os custos do IGARN, das Operadoras estaduais e da Codevasf e o principal custo a ser pago é o de energia elétrica, então nós precisamos ter a cobertura dos custos pelo consumidor domiciliar e haverá também, se for o caso, os consumidores independentes, que são projetos de irrigação, ou grandes indústrias, que poderão em cada caso, autorizado pelos governos e pelas agências, ser também usuárias da água da transposição“, disse.
Os valores que serão cobrados com a chegada da água do São Francisco, não foram anunciados. O ex-presidente da Codevasf disse que a questão ainda iria ser debatida, avaliada.