A Câmara de Vereadores de Caicó realizou na noite desta quinta-feira (11) uma sessão pública para tratar sobre a implantação de energia solar em Caicó. Proposta pelo vereador José Rangel, o evento reuniu secretários do município, Vereadores, representantes do Sebrae, IFRN, Banco do Nordeste, Senai e outros setores.
A explanação sobre o projeto ficou por conta do senhor Rogério Marcos que explicou como funciona passo a passo a geração de energia fotovoltaica produzida através da absorção da luz solar, além de pontos técnicos ligados a durabilidade do equipamento, investimento, sem esquecer também da questão ambiental.
O gerente de negócios do Banco do Nordeste, Bruno Rangel, falou da carteira de crédito aberta para o investimento que apresenta prazo de pagamento de 12 anos, com carência de 6 meses até um ano para começar a pagar.
O vereador José Rangel aproveitou para falar do seu empenho em trazer para a Câmara o projeto que destina recursos da Cosip para a implantação do projeto de energia solar para os prédios públicos do município. O projeto já foi aprovado pela Casa e segui para a sanção do prefeito Robson Araújo.
Na avaliação do presidente da Câmara, Odair Diniz o evento foi de suma importância e inclusive tem interesse em instalar a energia solar naquela Casa Legislativa. “A energia solar é a fonte mais promissoras do novo milênio, ela é inesgotável na escala terrestre de tempo, tanto como fonte de luz e de calor. Sem esquecer que é importante na preservação do meio ambiente, pois tem muitas vantagens sobre outras fontes de energia, como não ser poluente. Nós temos total interesse em colocá-la no prédio da Câmara“, destacou Odair.