A Comissão Intersetorial criada no município de Caicó para a elaboração do diagnóstico municipal da criança e do adolescente esteve reunida na manhã desta quinta-feira (08/06). Essa foi a primeira reunião da comissão e teve o objetivo de tomar os primeiros encaminhamentos para o início da elaboração do diagnóstico. A reunião contou com a presença da psicóloga Veruska Galdini, representante da empresa Fluxso, responsável pela consultoria que dará apoio a comissão.
“Esse diagnóstico é importante para que a gente possa garantir qualidade e efetividade nas ações de atendimento das crianças, dos adolescentes, e das suas respectivas famílias. Na medida em que a gente ver os problemas vivenciados por esses segmentos sociais aqui em Caicó, podemos saber quais são as políticas mais efetivas que devem ser implementadas. Com o diagnóstico, podemos elaborar uma política de atendimento mais efetiva”, disse a psicóloga Veruska Galdini, representante da empresa Fluxso.
Ainda de acordo com ela, “no final do processo de coleta e análise dos dados, a gente produz um relatório que será publicado para toda a sociedade para que os planejamentos sejam feitos com base nessas informações coletadas aqui na cidade de Caicó. Vamos trabalhar para que até setembro ou outubro o diagnóstico esteja pronto”, concluiu a psicóloga.
Para Júnior Santiago, gestor das Aldeias Infantis SOS e presidente do Conselho Municipal de Direitos das Crianças e dos Adolescentes de Caicó, “com estas respostas, é possível elaborar uma política de atendimento mais voltada para resolver os problemas vividos aqui em Caicó. Com as ações procurando atender as demandas identificadas no diagnóstico e buscando articulação das diversas políticas setoriais, o resultado que podemos esperar é mais efetividade”, finalizou.