Dia: 20/06/2017

Banner B Card Seridó

O Ministério da Integração Nacional conseguiu autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) para tocar as obras de um trecho de 146 quilômetros da transposição do Rio São Francisco, última etapa que falta para concluir o empreendimento que leva água para região do sertão do Nordeste.

A decisão da ministra Cármen Lúcia atendeu a um pedido apresentado pelo Ministério da Integração por meio da Advocacia-Geral da União. Cármen Lúcia decidiu suspender uma liminar dada em abril pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), que paralisava a licitação para contratação das obras, atendendo a alegações de uma das concorrentes na disputa. Com a autorização do STF, o Ministério da Integração pretende retomar as obras imediatamente.

*Do Estadão via Tribuna do Norte

Leia mais

Banner GOV Dezembro

O índice de suicídio entre os jovens será debatido na Assembleia Legislativa durante audiência pública nesta terça-feira (20), a partir das 14h30. Proposto pelo deputado Vivaldo Costa (PROS), o debate contará com a participação de especialistas e tem como objetivo principal desmistificar o assunto, primeiro passo para alertar as autoridades e a população em geral sobre a realidade do problema no Estado.

Quanto mais se discutir o tema suicídio e quanto mais informação se levar à população, poderemos evitar o problema. Na capital, a quantidade de psiquiatras é insuficiente para atender a demanda, portanto é necessário que as secretarias de saúde tenham atenção ao problema, junto com seus médicos e especialistas”, alertou o deputado.

O papel que cabe ao Poder Público na prevenção ao suicídio também entrará em pauta, assim como uma análise de estatísticas locais referentes à depressão, uma das suas principais causas.

Recentemente, o suicídio entre jovens ganhou espaço nas rodas de conversas e na mídia, em razão do jogo virtual “Baleia Azul” e da série de TV “13 Reasons Why”, da Netflix. O primeiro tem origem russa e consiste numa sequência de desafios enviados por meio da internet. Esses desafios levaram adolescentes no mundo inteiro à automutilação e, em alguns casos, a tirar a própria vida.

Leia mais

VIGGO BANNER

O estudante de Medicina da UnP, Nilson Nogueira Mendes Neto, levou duas pesquisas desenvolvidas na Instituição para apresentação em eventos nos Estados Unidos. O futuro médico conquistou destaque internacional com os estudos acerca do Zika Vírus e da Cefaleia, levando prêmio do National Institute of Health (NIH), mais importante centro de pesquisa em Saúde e Serviços Humanos dos EUA, pela relevância do trabalho sobre o tratamento neurocirúrgico da Neuralgia do Trigêmeo, um tipo de dor facial grave.

Na ocasião, Nilson pôde ministrar palestra no Congresso Anual da Academia Americana de Neurologia (AAN), em Boston, sobre a Síndrome Congênita do Zika no Nordeste do Brasil. Outra conquista foi a apresentação de estudo sobre o tratamento de cefaleia em salvas, um tipo mais grave da doença, que causa dores mais intensas. Como resultado do trabalho, a pesquisa foi reconhecida pela AAN como uma das melhores realizadas por um estudante de Medicina.

O jovem foi ainda selecionado para o programa científico da Associação de Médicos Cientistas Americanos (APSA), para a profundar suas pesquisas. Essa não foi a primeira vez que o aluno da Universidade Potiguar, integrante da rede Laureate, ganhou destaque internacional. Em 2016, ele foi o único na história do Congresso de Infectologia da Sociedade Americana de Doenças Infecciosas (Infectious Diseases Society of America – IDSA) a ser escolhido para uma apresentação oral de trabalho, a forma mais concorrida de apresentação em congressos médicos.

Leia mais

Pesquisar