A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN) fecha o primeiro semestre da temporada 2017 com grandes espetáculos realizados e com sucesso de público consolidado. Pontos altos marcaram a primeira metade do ano, como o espetáculo Morada da Memória em homenagem ao cantor e compositor potiguar Elino Julião, além do recente 49º Simpósio Internacional de Trompistas. Ao todo, 7,5 mil pessoas já assistiram às apresentações de 2017.
A OSRN mostra-se como um componente importante da cultura musical local, sendo o principal grupo artístico do Governo do Estado. A orquestra foi criada em 1976, conta com 60 músicos em sua composição e destaca-se por realizar um trabalho tanto educativo com a formação de novas plateias, quanto de difusão da música de qualidade, seja ela erudita ou popular.
Tendo o maestro Linus Lerner na regência desde 2012, a orquestra tem sido sucesso de público em todos os concertos que vem realizando. O projeto de maior consistência e notoriedade atualmente é o Quartas Clássicas, concerto realizado no Teatro Riachuelo todas as últimas quartas-feiras do mês, e que sempre tem os ingressos gratuitos esgotados em poucas horas.
O Quartas Clássicas acontece mediante patrocínio privado do Morada da Paz, primeira empresa a investir no projeto, e por meio das leis Câmara Cascudo e Djalma Maranhão. Com um custo extra de R$ 60 mil por concerto, a orquestra depende diretamente do apoio das leis de incentivo à cultura e de empresas privadas para viabilizar seus concertos.
O projeto conta com patrocínio do Cemitério e Crematório Morada da Paz, da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), por meio da Lei Câmara Cascudo do Governo do Estado, da Unimed Natal, por meio da Lei Djalma Maranhão da Prefeitura Municipal de Natal e do CEI Mirassol, além de apoio do Teatro Riachuelo, do hotel Nobile Suites Ponta Negra Beach, dos Restaurante Camarões, Poti e La Cachete. A realização do projeto é da Fundação José Augusto e da Mapa Realizações Culturais.
Neste mês de julho, a OSRN está em período de recesso. A programação retorna a partir de agosto, com agenda disponível no site www.orquestrasinfonicadorn.com