Uma das formas de mudar o mundo é contribuir para que as transformações aconteçam. Pensando nisso, a Universidade Potiguar, Integrante da rede Laureate, realiza o Vest Social que destina parte dos recursos arrecadados para projetos sociais. As inscrições vão até 5 de outubro e os inscritos, além de concorrem a bolsas de até 100%, ainda ajudam entidades que buscam fazer do mundo um lugar melhor. A prova acontece no dia 7 de outubro em Natal, Mossoró, Caicó e Currais Novos.
Por meio de uma disputa do bem, os inscritos terão a oportunidade de escolher para que time vão poder ajudar na destinação da doação para os projetos sociais. No final da inscrição, o candidato escolhe entre os times: Luiza Tavares ou Leo Souza. O time vencedor destina a maior parte dos recursos para a instituição escolhida.
Esta é a quarta vez que a UnP realiza a ação por meio do processo de seleção de novos alunos e projetos sociais já foram impactados pela doação em dinheiro de parte do valor arrecadado. A Liga Norte-rio-grandense Contra o Câncer foi uma das instituições beneficiadas em anos anteriores, o que proporcionou a aquisição de novos equipamentos para cirurgias de pacientes com câncer de mama.
No ano passado, a Casa da Criança, que atua há mais de 70 anos em Natal, recebeu a ajuda por meio do Vestibular Solidário. A iniciativa beneficiou mais de 200 crianças que são assistidas pela instituição. O serviço oferece auxílio aos pais de alunos que necessitam trabalhar e deixar os filhos em segurança.
O Ministério Público Federal (MPF) apresentou um pedido urgente, à Justiça Federal, para que bloqueie das contas do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs) a quantia necessária para garantir o abastecimento d’água nos municípios de Currais Novos e Acari, localizados na região Seridó do Rio Grande do Norte.
O único reservatório de Currais Novos, o açude Dourados, entrou em colapso e a adutora emergencial sob responsabilidade do Dnocs, e que deveria estar funcionando plenamente desde fevereiro, ainda apresenta problemas e não vem garantindo o abastecimento nesses locais. O valor a ser bloqueado será utilizado para inclusão dos dois municípios na Operação Vertente 2 (que faz uso de caminhões-pipa e é coordenada pelo Gabinete Civil do Governo Estado).
Colapso – As informações sobre a situação do açude Dourados foram repassados à procuradora da República Maria Clara Lucena, que vem acompanhando o caso, em reuniões realizadas nessa quarta-feira (27) com a diretora regional da Companhia de Águas (Caern), Rosy Gurgel, e com o prefeito de Currais, Odon Oliveira de Souza Junior. Eles acrescentaram o fato de que a adutora emergencial de responsabilidade do Dnocs apresenta vários vazamentos.
A Universidade Potiguar torna públicos os critérios para a realização do Exame Integrado – EXIN dos cursos da Escola de Engenharias e TI e da Escola de Arquitetura, Design e Moda. A prova será realizada no dia 25 de outubro e estão inscritos automaticamente todos os alunos matriculados regularmente no segundo semestre de 2017 a partir da a partir da 3ª série das Graduações de ambas as Escolas, dos Campi Natal e Mossoró.
Estarão dispensados do EXIN, os estudantes matriculados na última ou penúltima série do Curso, aptos a participarem do programa Supere-se. Estes terão a sua nota contabilizada a partir do desempenho no Simulado Nacional (70% da nota da unidade 2) e Micro-Avaliações (30% da nota U2), a serem realizados conforme cronograma próprio e podendo a nota ser acrescida em até 50% mediante a participação integral durante as Atividades Presenciais e Módulos Online.
As informações completas podem ser acessadas no documento abaixo.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da Promotoria de Justiça da comarca de Jucurutu, celebrou um termo de ajustamento de conduta (TAC) com a Prefeitura Municipal para a regularização dos veículos que fazem o transporte escolar. O Município assumiu a obrigação de cumprir o TAC em 180 dias.
As desconformidades foram verificadas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN), cujo laudo da vistoria foi remetido à Promotoria de Justiça de Jucurutu – e integra o inquérito civil instaurado para apurar as irregularidades na prestação do serviço de transporte escolar.
Outras obrigações assumidas pelo Município são a realização periódica de manutenção de toda a frota (a cada seis meses), com fiscalização do Detran-RN; assegurar apenas motoristas habilitados na categoria correspondente ao veículo transportado (com curso específico exigido pelo Código de Trânsito Brasileiro para o serviço desempenhado); apresentar o número total de motoristas compatível ao quantitativo de veículos utilizados; manter o número de vagas no transporte escolar de Jucurutu em idêntica quantidade ao número de alunos que necessitem do serviço (de modo que todos sejam transportados em assentos próprios, vedado o transporte de alunos em pé ou sentados em locais impróprios, bem como a concessão de caronas a não alunos).
Desconformidades
A Delegacia da Policia Federal em Mossoró/RN deflagrou hoje (27/9), a Operação Andarilho II, com o objetivo de combater uma Organização Criminosa especializada em roubar ou praticar furtos, mediante arrombamentos com uso de explosivos, contra instituições bancárias no Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Ceará.
Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão nos estados do CE e PB e outros cinco mandados de prisão preventiva no CE (3), PB (1) e PA (1).
As investigações tiveram início há um ano, a partir do levantamento dos furtos praticados nos meses de novembro de 2016 e março de 2017, respectivamente, contra as agências do Banco do Brasil das cidades de Patu/RN e Icapuí/CE, e ainda, na tentativa de furto ocorrida em abril deste ano, quando seria utilizada uma grande quantidade de explosivos contra as agências do Banco do Brasil e Bradesco, além de caixas eletrônicos instalados na prefeitura do município de Jaguaruana/CE. Naquela oportunidade, seis suspeitos morreram e outros seis foram presos durante um confronto com policiais do Comando Tático Rural-COTAR/CHOQUE da PM/CE.
Ainda no decorrer das investigações e, contando com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, também no mês de abril de 2017, mais um acusado foi preso, outro morreu e cinco fuzis foram apreendidos após uma perseguição e troca de tiros na rodovia RN-180, proximidades do município de Ipanguaçu/RN.
Tão simples, tão forte! Nós nos (re)vestimos de você, Escola Antônio Aladim, porque acreditamos no seu propósito. Mesmo enfrentando adversidades, seguimos em frente, pois a jornada é feita de muita luta.
Nossos netos falarão de nós como incansáveis combatentes do bom combate, que não se acovardaram ante a falta de zelo dos governantes para com a educação.
Escola Antônio Aladim, luz da zona norte de Caicó, dínamo dos mais significativos projetos acadêmicos… nós ousamos dizer: sem você, nossas vidas seriam buracos profundos! Na volta pra casa, não contaremos histórias de derrotas, mas, detalhes de uma empreitada gloriosa.
A orquestra irônica pode até rir-se estridente, como dizia Castro Alves, no seu poema “Navio Negreiro”, mas, muitos virão pedir-lhe a benção, porque sabem do seu valor.