A Secretaria Municipal de Saúde de Natal tem o prazo de 30 dias para adotar medidas que possam ampliar a oferta de exames cardiológicos na rede pública e reduzir a fila de espera. A medida foi encaminhada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), em recomendação publicada na edição do Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (28).
Conforme consta em inquérito civil que tramita na 62ª Promotoria de Justiça, foi constatado que a demanda reprimida atual no município de Natal é de 4.250 testes ergométricos, 3.402 ecocardiogramas e 691 exames do tipo holter.
A recomendação ministerial considera que os números atualmente ofertados pelos prestadores desses exames não atingem os quantitativos anuais recomendados pela portaria do Ministério da Saúde, que prevê os critérios e parâmetros para o planejamento e programação de ações e serviços de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Essa constatação indica que “há a necessidade de contratualização com novos prestadores ou o aumento da oferta de exames pelos já existentes na rede municipal”, destaca trecho da recomendação.
A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira (28) em Natal, um ex-gerente da Caixa Econômica Federal, 49 anos, condenado pelo crime de peculato.
A prisão foi em decorrência do cumprimento de um mandado judicial expedido pela 14ª. Vara da Justiça Federal que o considerou culpado de ter se apropriado e desviado valores nas contas de correntistas, a título de falsos empréstimos, quando exercia a sua função no ano de 2009.
Ao saber que estava sendo procurado, o homem se apresentou espontaneamente na Polícia Federal, onde foi preso e, em seguida, levado para fazer exame de corpo de delito no ITEP.
Ele permanece custodiado na Superintendência da PF, no bairro de Lagoa Nova, à disposição da Justiça, e deve ser transferido nos próximos dias para o Sistema Prisional do Estado, onde cumprirá a pena que lhe foi imposta.
Após a prisão em flagrante realizada por policiais militares, no último dia 20 no bairro Cidade da Esperança, de Márcio Galdino Macedo, 33 anos, suspeito pelo homicídio contra Erinaldo Bezerra da Silva, 32 anos, e por ter disparado contra o secretário de Saúde de Paraú (RN), Antônio Rogério Peixoto Neto, 53 anos, o preso confessou, nesta quarta-feira (27) à Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), ter sido o autor do crime.
No dia do ocorrido, Márcio teria discutido com Erinaldo em frente a Rodoviária de Natal, localizada na Zona Oeste da capital, e realizado disparos contra a vítima, atingindo o secretário durante tiroteio, sendo preso por policiais militares, que, após diligências, o prenderam nas imediações do local com uma pistola 380, e 16 cartuchos do mesmo calibre na meia, a qual ele teria tentado se desfazer. Após a prisão, ele foi encaminhado à Central de Flagrantes, onde foi reconhecido por testemunhas, tendo negado o crime.
Investigações da Polícia Civil apontam duas hipóteses de motivação para o cometimento do crime, sendo uma delas a vingança contra Erinaldo, o qual teria afirmado que no dia 28 de janeiro de 2015 Márcio teria sido o autor do assassinato contra o seu primo, Luan Bezerra, morto no bairro Planalto, Zona Oeste de Natal, e a outra hipótese seria uma possível queima de arquivo contra a vítima, por essa ser testemunha de tal crime. Após a confissão de Márcio, a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) solicitará a prisão preventiva do homem à Justiça.
A partir deste domingo, 1º de outubro, a equipe do projeto Som sem Plugs embarca em uma nova excursão pelo interior do estado do Rio Grande do Norte até o dia 08 deste mês. Serão quatro regiões visitadas e focadas pelos roteiros e lentes apuradas de 10 profissionais.
Entre os objetivos desta viagem está a captação de imagens para um documentário; realização de oficinas gratuitas (de roteiro e fotografia) para jovens nas Casas de Cultura Popular de Caicó e Assú; produção de duas novas edições do Som na Tela com os artistas plásticos Adriano Santori de Currais Novos e Wagner Di Oliveira de Assú e realizações inéditas com Dodora Cardoso, em Caicó e com os selecionados do edital “Música é Energia” (Siapó em Mossoró, Zelito Coringa em Carnaubais e Leão Neto em Macau).
Lembrando que o Som sem Plugs está em nova temporada, desta vez, apresentado pela Petrobras, a qual selecionou seis artistas através do edital “Música é Energia” para produções exclusivas. Em breve, trabalhos já realizados com três dos seis selecionados, entre eles, Banda Folcore em Natal, Yrahn Barreto em Ceará Mirim e Banda Soul Rebel em Maracajaú, serão divulgados através da fanpage e site oficial do projeto. O Som sem Plugs é um espaço virtual multimídia que reverencia a cultura e o entretenimento com foco em produções audiovisuais para web. Em cinco anos já produziu mais de 270 vídeos, registrando e propagando, sem exceções de estilos musicais, o trabalho de mais de 90 artistas, divulgando assim, a música potiguar para o mundo.
Uma equipe de policiais civis da cidade de Campo Grande e da cidade de Patu com o apoio da Polícia Militar da cidade de Triunfo Potiguar prenderam em flagrante, nesta sexta-feira (29), Gilberto de Souza Oliveira, 20 anos, pelo crime de tráfico de drogas e corrupção de menores na cidade de Triunfo Potiguar. Ele estava com 24 papelotes de maconha enrolados e prontos para a comercialização, uma quantia fracionada de R$ 59,00 (cinquenta e nove reais) e uma vasta quantidade de bolsas plásticas, utilizadas para embalar a droga.
Na residência onde eram comercializados os entorpecentes constatou-se a presença de vários menores, dentre eles, alguns usuários de drogas, que buscavam o local para fazer o uso das substâncias. Segundo Gilberto de Souza, a droga encontrada seria comercializada durante a Festa da Padroeira da cidade de Triunfo Potiguar e que nos dias subsequentes seria entregue a ele mais uma outra quantidade de drogas para atender a esta demanda. Ele também informou que na quinta-feira (28) já havia comercializado uma quantidade considerável de entorpecentes na cidade.
Segundo o Delegado Paulo Nilo, embora tenha sido apreendida uma quantidade pequena de droga a quantidade é expressiva, levando em consideração que a cidade de Triunfo Potiguar tem apenas 3.327 habitantes. Esta ação da Polícia Civil desarticula mais um ponto de venda de drogas na cidade, no final do ano passado dois outros locais foram fechados e realizadas as prisões dos responsáveis pelo tráfico. Gilberto de Souza foi preso e encaminhado ao Sistema Prisional onde aguardará a decisão da Justiça.
Com mais de 100 horas de atividades culturais gratuitas, entre palestras, debates, cordel, oficinas, lançamentos de livros, quadrinhos, games , sessões de autógrafos e apresentações culturais, começa na próxima quinta-feira, dia 05, a 7ª Feira de Livros e Quadrinhos de Natal. A edição deste ano vai acontecer no Complexo Cultural da UERN, na Zona Norte, e se estende até o domingo, dia 08.
A FLIQ vai contar com a participação dos poetas Antonio Francisco e Manoel Cavalcante; George Daniel, criador da página Signos Nordestinos – o 4º maior perfil de humor, cultura e Nordeste do país, com mais de 1,7 milhão de seguidores no Facebook + Instagram; Mostra de Cinema com o Coletivo Caboré Audiovisual; a parte de Quadrinhos com a curadoria de Milena Azevedo; jornalista Glácia Marillac ; a Semana do Livro e da Biblioteca da UERN; e ainda as equipes do Roboeduc e Toca do Aluno. As atividades da Feira serão realizadas durante todo o dia, envolvendo um público diverso e dinâmico.
De acordo com o coordenador do evento, jornalista Osni Damásio, a “ FLIQ se consolida como um dos principais eventos de Quadrinhos do Nordeste, atingindo, ao longo de sua realização, uma marca de mais de 15 mil visitantes, entre escolas públicas e privadas, universidades e a sociedade civil” . Tendo como principal objetivo estimular os quadrinhos, a leitura e a produção literária, a Feira tem diversificado sua atuação na área cultural, registrando novas formas de potencializar a educação e a arte no Rio Grande do Norte.
A FLIQ tem o patrocínio da Prefeitura de Natal-Lei Djalma Maranhão, Arena das Dunas, Senac-Fecomércio e Universidade Potiguar. Apoio da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte( UERN), Café Santa Clara, RoboEduc e Toca do Aluno.
Foi assassinado na noite desta quinta-feira (28), na zona norte de Caicó, o profissional autônomo, Francisco Marcelino Batista, de 56 anos, natural de Patu, que residia na Júlia Rodrigues, nº 520, no Bairro Boa Passagem.
O crime foi registrado às 22hs na Avenida Ruy Mariz, quando ele se deslocava de moto para sua residência.
A Polícia Militar juntamente com o Samu foram acionados. A vítima ainda recebeu atendimento no local da ocorrência. A equipe do Samu tentou reanimá-lo por mais de 30 minutos sem êxito.
O ITEP e a Polícia Civil também foram acionados.
Agência do Rádio – Desde 1989, algumas empresas da Paraíba e de outros estados da região, fizeram adesão a fundos de financiamentos regionais, como FNE, FNO e FCO. O objetivo era aumentar o investimento nos negócios. Entretanto, durante a década de 1990, as incertezas econômicas foram grandes e isso resultou na elevação de taxas, aumentando as dívidas dessas companhias, que deixaram de ter lucro.
E para estimular a retomada dos investimentos regionais e ajudar na recuperação financeira das empresas, um Projeto de Lei, de autoria do deputado Federal, Jorge Côrte Real (PTB-PE), prevê a renegociação desses débitos. O intuito é assegurar a recuperação fiscal dos estados e garantir a manutenção de emprego e renda.
O PL 5992/16 permite que as dívidas sejam renegociadas em até 12 anos. E dependendo do porte da empresa, os descontos podem chegar a 50%. Na avaliação do deputado federal Efraim Filho (DEM-PB), essa medida vai contribuir ainda mais para o crescimento das empresas do estado. “As empresas que lá se instalaram acabam virando cases de sucesso, vamos continuar crescendo ainda mais. O que precisamos é de condições. O estado está em uma condição fiscal privilegiada, no que diz respeito à média do país. Com dificuldades, claro, mas enxuto e com uma boa saúde fiscal”.
Agência do Rádio – Há duas semanas, o general Antônio Hamilton Mourão, secretário de economia e finanças do Exército, afirmou que uma intervenção militar no Brasil seria possível, caso a crise política que o país atravessa não fosse solucionada pelas próprias instituições. Apesar da repercussão negativa nas próprias Forças Armadas, uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (28) mostra que mais de 40% da população concorda com a opinião do militar.
Segundo o Instituto Paraná Pesquisas, 43,1% dos brasileiros são favoráveis a uma intervenção militar provisória. O levantamento, que ouviu mais de 2500 pessoas, revelou ainda que mulheres com idade entre 16 e 24 anos e que moram nas regiões Norte e Centro-Oeste são a maioria que defendem a interferência das Forças Armadas. A pesquisa foi realizada a partir de um questionário na internet, colhido entre os dias 25 e 28 de setembro. Segundo o instituto, o grau de confiança do estudo é de 95%.
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, cassou nesta quinta-feira (28), os mandatos de Iomária Rafaela Lima de Souza Carvalho e Elias Raimundo de Souza, prefeita e vice-prefeito do município de Água Nova/RN. A decisão foi proferida em julgamento de Recurso Eleitoral da relatoria do juiz Gustavo Smith. O Recurso foi impetrado na Ação de Investigação Judicial Eleitoral-AIJE que apurou suposto abuso de poder durante as eleições municipais de 2016, praticados pela prefeita e o seu vice, além de seu pai, Francisco Iromar de Carvalho.
A Corte eleitoral potiguar, à unanimidade de votos, e em consonância com o parecer da Procuradoria Regional Eleitoral, manteve a sentença do juiz da 65ª Zona Eleitoral, em todos os seus termos, cassando os diplomas e determinando que sejam realizadas novas eleições no município, além da declaração de inelegibilidade por oito anos dos três que, segundo a decisão, participaram ativamente do processo de captação ilícita de votos e de abuso de poder econômico.
Desta decisão cabe recurso ao TSE e o TRE deliberará, oportunamente, sobre a data da eleição suplementar no município.
Na tarde desta quinta-feira (28), foi realizada a mudança do local para atendimento de urgência do Hospital Regional de Caicó. O motivo é a obra de reforma da unidade. Agora, as pessoas que precisarem devem ser atendidas aonde antes funcionava o setor administrativo. O local aonde estava a urgência, aonde antes era instalada a Clínica do Rim, dará espaço para a Unidade de Terapia Intensiva – UTI com 10 leitos e equipamentos novos.
A diretora do Hospital, Luciana Kadidja, disse ao Blog Sidney Silva que a previsão de conclusão da reforma e instalação da UTI é para dezembro deste ano. “A empresa que está fazendo a reforma nos garantiu que em dezembro deste ano nos entrega a obra. Nossa UTI terá 10 leitos e novos equipamentos, inclusive alguns que atualmente nós não temos“, disse.
No outro lado do Hospital, está em andamento a obra de reforma da Urgência. O espaço é o mesmo aonde antes era feito o atendimento de urgência e emergência. Os serviços devem ficar concluídos no mês de abril de 2018. Foi o que garantiu a direção do Hospital.