Aconteceu nesta quarta-feira (04) a reunião que marcou a criação do Fórum de Dirigentes e Secretários de Desenvolvimento Econômico do Seridó. A proposta é que os gestores municipais se reúnam periodicamente para planejar políticas públicas de desenvolvimento econômico que integrem toda a região. “O objetivo é compartilhar as práticas exitosas das secretarias e criar pautas conjuntas”, destacou Diego Vale, secretário de Desenvolvimento Econômico da Caicó.
O evento contou com o apoio do Sebrae e a palestra de abertura tratou do panorama da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas nos municípios do Seridó, com Adriana Bezerra, analista técnica da unidade de Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas do Sebrae-RN. Caicó foi um dos municípios que implementou a Lei Geral neste ano de 2017, ao nomear o Agente de Desenvolvimento e publicar o comitê gestor do Plano Anual de Compras.
Outra palestrante foi a consultora Nadjaluce de Carvalho, sobre a Importância do Consórcio do Selo de Inspeção Municipal – SIM para facilitar a comercialização de produtos artesanais. “Após serem identificados interesses e problemas comuns dos municípios e com o diagnóstico dos abatedouros, as leis que criam o consórcio estão sendo enviadas para as Câmaras Municipais”, explicou Nadjaluce, pedindo apoio dos gestores para aprovar a Lei do SIM até o final de novembro.
A programação finalizou com a exposição do assessor da FIERN, Pedro Albuquerque, sobre Mapeamento da vocação econômica do Seridó a partir do Mais RN. “O Rio Grande do Norte tem potencialidades, como localização geográfica, belezas naturais, cadeias produtivas consolidadas, mas precisa estar atento para a carência de infraestrutura e logística e a insuficiente qualificação da mão de obra. Com população educada e produtiva, empresas integradas e estado eficiente, podemos dar um salto na economia”, observou o assessor da FIERN.