Um local para ver, degustar, comprar e aprender a harmonizar produtos regionais de alto apelo gastronômico, como os vinhos gaúchos, as ostras, os queijos potiguares, as castanhas do Acre e o café capixaba. Assim será a participação do Sebrae no Rio Grande do Norte na 55ª Festa do Boi com o Espaço Terroir, que terá exposição, degustação e harmonização de produtos, além de mais de 50 tipos de capacitações diferentes, entre palestras, oficinas e seminários, tratando dos sabores de cada canto do Brasil. A estrutura e a programação do espaço foram apresentadas nesta quarta-feira (4), durante almoço no restaurante Nau Frutos do Mar. A Festa do Boi começa no próximo sábado (7), no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.
Em uma área de quase 3 mil metros quadrados, o Espaço Terroir pretende reunir produtores de diversas regiões com exposição, degustação e venda de produtos terroir – aqueles oriundos de uma determinada região com influência de clima, terra, relevo e águas que os tornam específicos, como é o caso dos queijos da região do Seridó. “A proposta desta edição é deixar o espaço multissetorial de forma diferenciada com um olhar para o pequeno produtor”, explica a coordenadora do espaço, Sergina Dantas.
A Vitrine de Produtos Terroir terá exposição de queijos artesanais, cachaças, camarões e ostras potiguares, cafés brasileiros. Para o espaço, foram selecionados produtos de todas as regiões do Brasil que se destacam pela regionalidade e diferenciação, seja pelo elevado padrão de qualidade, identificação de origem (IG), valor agregado, certificação orgânica, sustentabilidade e ou saudabilidade.
Vinte e sete expositores participam no local de uma aproximação comercial, com uma visita guiada com futuros compradores. A cada dia, das 16h às 22h, compradores de segmentos diferentes terão a oportunidade de conhecer os produtos expostos. No dia 8, é a vez de compradores da indústria de alimentos e bebidas. Já no dia seguinte a visita será direcionada a chefes de cozinha e gestores de compras de estabelecimento do setor de alimentação fora do lar e meios de hospedagem. No dia 10, é a vez dos supermercados, centrais de compras e mercadinhos conhecerem os produtos.
Já o Empório de Animais foi reservado para a exposição e comercialização de bovinos nascidos de Fertilização in Vitro (FIV) e Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF) no Projeto Leite e Genética do Sebrae Rio Grande do Norte.