A Fifa divulgou informações sobre a Copa da Rússia 2018 nesta segunda (18). As primeiras informações foram com relação aos cabeças de chave da competição. Alemanha, Brasil, Portugal, Argentina, Bélgica, Polônia, França e a Rússia, sede da Copa, estarão no mesmo pote durante o sorteio dos grupos que acontece dia primeiro de outubro. Isso significa que na primeira fase essas seleções não vão se enfrentar. As seleções foram escolhidas devido suas atuais posições no ranking da Fifa e a classificação para o mundial. A Alemanha é a atual líder. O Brasil está na segunda posição.
A confederação também divulgou o nome e a figura do mascote da Copa. Trata-se do lobo Zabivaka. A palavra que dá nome ao mascote vem do russo e significa “aquele que marca o gol”. A programação da competição também foi divulgada.
A abertura e a primeira partida serão no dia 14 de junho no estádio de Moscou. A final também vai acontecer na capital russa, no dia 15 de julho.
Segundo o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça multiplicou-se por oito o total de mulheres presas no Brasil em 16 anos. O número de presas passou de 5.601 em 2000 para 44.721 em 2016, com o aumento, a representação das mulheres na massa prisional passou de 3,2% para 6,8% no período analisado.
O estado das prisões femininas, em função do aumento do número de presas, passou a chamar a atenção do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Preocupada, a presidente do conselho e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, visitou unidades prisionais para mulheres de três Estados. Desde o início da série de inspeções, em outubro de 2016, a chefe do Poder Judiciário teve contato com internas no Rio Grande do Norte, Espírito Santo e Bahia. O Brasil possui a quinta maior população de detentas do mundo — a terceira se considerados ambos os sexos. Das 1422 prisões brasileiras, 107 (7,5%) são exclusivamente femininas e outras 244 (17%) mistas. Entre as 44,7 mil detidas, 43% são provisórias, à espera de julgamento definitivo.
Os dados estão anexados em pedido de habeas corpus coletivo em favor de todas as presas grávidas que deram à luz há até 45 dias ou com filhos de até 12 anos sob sua responsabilidade em prisão cautelar, bem como das próprias crianças. Esta ação, do Coletivo de Advogados em Direitos Humanos (Cadhu), tramita pelo Superior Tribunal Federal (STF). Cerca de 60% das detidas respondem a crimes ligados ao tráfico de drogas. A maioria delas, contudo, não tem ligação com grupos criminosos e tampouco ocupam postos de chefia, sendo coadjuvantes, informa o Depen.
Policiais civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) prenderam, nesta segunda-feira (16) no bairro Planalto, o foragido da Justiça, José Miguel de Azevedo Filho, 28 anos, em cumprimento de mandado de prisão preventiva por um duplo homicídio ocorrido na cidade de Campo Grande.
A prisão foi realizada através de investigações das delegacias de Patu e de Janduís, sendo o homem capturado em uma cigarreira, localizada no bairro Planalto, onde ele teria comprado o estabelecimento com o intuito de disfarçar-se. José Miguel é investigado pela Deicor por ser um dos integrantes de uma organização criminosa especializada em roubo a bancos, a qual tinha como líder o seu primo Ranielly Brito de Azevedo, preso em uma operação da Polícia Federal no último dia 05 no estado de Pernambuco, juntamente com o seu irmão Rafanio Brito de Azevedo. José Miguel foi capturado e encaminhado ao sistema prisional.
Uma equipe de polícia civil de Macaíba prendeu em flagrante, nesta segunda-feira (16) na cidade, Jadeilson Felipe dos Santos Gomes, 20 anos, e Jussiê Carlos de Souza Eusebio, 25 anos, após perseguição, sendo apreendidos com a dupla, duas armas de fogo de calibre 38 e um veículo Classic, de cor branca, o qual eles utilizavam para a fuga.
No momento da perseguição, além da dupla, estavam mais dois homens, que se evadiram, sendo o grupo suspeito de cometer crimes na região.
A Polícia Civil de Macaíba solicita colaboração da população para que, caso haja reconhecimento de algum dos homens por cometimento de crimes, informar a delegacia anonimamente através do Disque Denúncia, de número 181.
A Câmara de Vereadores de Caicó discutiu na tarde desta segunda-feira (16), a situação da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Proposta pelos Vereadores José Rangel e Lobão Filho, a audiência reuniu diversas pessoas que se somam a luta pela manutenção deste instrumento de inclusão e acesso de milhares de jovens ao ensino superior.
De acordo com Rangel, o debate foi muito proveitoso e a Casa pode dar o seu apoio a UERN na sua independência financeira.
A reunião contou com a participação do diretor do campus da UERN – Álvaro Inácio, que explanou a situação vivenciada na Universidade e o desejo pela Autonomia Financeira. Álvaro ainda aproveitou para agradecer ao empenho dos vereadores que se somam a luta pela defesa da Universidade.
Para o presidente da Câmara de Vereadores de Caicó, Odair Diniz a audiência foi de suma importância da instituição que mais realiza ações no Rio Grande do Norte. “A UERN é a responsável pela formação de milhares de profissionais de várias áreas, principalmente da educação básica, que forneceu ao longo dos anos, e continua fornecendo, os profissionais das redes municipais do interior do Estado, dos profissionais do Estado”, disse.
Continua o impasse sobre o uso da água do açude público para o abastecimento da população da cidade de São Fernando/RN. Na semana passada, a Caern, proibiu que a água fosse distribuída porque foi identificada (em estudo técnico) a existência de ferro em percentual quatro vezes maior do que o tolerável pela Organização Mundial de Saúde.
Nesta segunda-feira (16), no final da manhã, o Prefeito Polion Maia (PR), quando estava concedendo entrevista sobre o assunto na Rádio Caicó, recebeu informação de um laudo feito por um laboratório contratado pelo Governo do Estado, que a água era de boa qualidade.
Também nesta segunda-feira, o prefeito Polion Maia, encaminhou para a direção regional da Caern, o laudo, acompanhado de ofício, solicitando a volta do abastecimento da cidade com a água do açude. O gestor ainda não foi atendido pelo órgão distribuidor de água. Nesta terça-feira (17), a direção regional estará em Natal com uma nova amostra da água para uma nova análise. Somente depois desse resultado é que poderá tomar uma decisão, ou seja, se libera ou não o uso.
Por outro lado, a gestão municipal de São Fernando, ingressou com uma ação judicial (liminar) para que a Justiça determine (diante do laudo atestando a boa qualidade da água) o seu uso pela população sendo distribuída pela Caern.
Sessenta e três alunos dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia do Polo Caicó participaram no dia 14 de outubro do 1º Encontro Multidisciplinar da UnP: uma abordagem sobre o suicídio. O evento foi composto de palestras com profissionais da área da Saúde e um minicurso voltado para os profissionais de Enfermagem. Além da abordagem de prevenção ao suicídio, o encontro se reverteu em uma ação de compromisso social arrecadando alimentos e fraldas para uma instituição de longa permanência para idosos do município.
No horário da manhã, foram realizadas três palestras: “Um problema complexo e suas implicações na clínica: o suicídio”, ministrada pela Psicóloga da Escola Multicampi de Ciência Médicas da UFRN, Natany de Souza Batista Medeiros; “O papel da atenção básica na prevenção ao suicídio”, ministrada pelo Psicólogo Residente da Escola Multicampi da UFRN, Bruno Gonçalves Medeiros; e “Identificar para prevenir: instrumentos científicos utilizados para detecção precoce do comportamento suicida, ministrada pela mestranda em Enfermagem pela UFRN e preceptora do Curso de Enfermagem da UnP”, Romeika Carla Ferreira de Sena.
A programação da manhã foi iniciada às 7h30 e seguiu até às 12h. As atividades foram retomadas à tarde com o minicurso “Terapia comunitária: uma tecnologia do cuidado em saúde” também ministrado por Romeika para 30 alunos do Curso de Enfermagem.
O evento foi organizado pela Profa. Fernanda Alves, do Curso de Enfermagem, com o apoio da Coordenadora Acadêmica do Polo Caicó, Profa. Priscilla Osawa e da preceptora, Romeika Sena.
O foragido José Delano Diógenes morreu em troca de tiros com policiais do Rio Grande do Norte e Ceará, na manhã desta segunda-feira (16). O fato ocorreu entre os municípios de Baraúna (RN) e Russas (CE).
Segundo a versão da polícia, Delano fugia em ambulância tomada de assalto no centro de Baraúna quando abriu fogo contra a polícia. Ele vinha sendo perseguido pela polícia cearense, depois de tomar um carro tipo Vayage de placa HIM – 4274 – Tianguá (CE).
Na troca de tiros, Delano foi atingido no peito. Ele foi socorrido pela própria polícia para um hospital público de Russas, mas não resistiu e acabou morrendo.
Delano Diógenes era um velho conhecido da polícia. Ele chegou a ser preso em Mossoró, em plena praça de alimentação de um shopping da cidade. Depois foi transferido para Fortaleza (CE), de onde conseguiu sair. Era procurado pela polícia cearense.
O abastecimento de água da cidade de Caicó através da adutora emergencial está mais uma vez paralisado. A informação foi confirmada ao Blog Sidney Silva pelo diretor do escritório Municipal da Caern, Enilton Oliveira. Ele disse que o problema foi o deslocamento de canos da adutora o que provocou o vazamento e o desligamento do sistema.
O problema ocorreu no trecho da adutora entre Jucurutu e Florânia, na região serrana. Os técnicos estão no local desde cedo.
A paralisação se deu por volta das 3hs40min da madruga desta segunda-feira (16) e a previsão de retorno do funcionamento é para ainda hoje.
G1 – A Polícia Federal faz buscas na Câmara dos Deputados na manhã desta segunda-feira (16) em Brasília. A ação ocorre a pedido da Procuradoria-Geral da República. Um dos alvos é o gabinete do deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA). Agentes da PF chegaram a interditar o acesso ao sexto andar do anexo IV, onde fica o gabinete.
Lúcio é irmão do ex-ministro Geddel Vieira Lima, preso por tempo indeterminado desde julho, após investigadores apreenderem R$ 51 milhões em um imóvel atribuído ao político. Segundo a PF, é a maior apreensão de dinheiro vivo da história da corporação.
Em setembro, as investigações sobre o assunto foram remetidas ao Supremo Tribunal Federal (STF). O motivo da transferência do caso para o STF são os indícios encontrados nas investigações em relação a Lúcio Vieira Lima, que, na condição de deputado federal, tem foro privilegiado no STF. Segundo a PF, o apartamento foi emprestado a Lúcio Vieira Lima e era usado por Geddel.