Tocante e profundo, capaz de produzir sons aveludados e melodias inconfundíveis. Essas são algumas das características do violino, um dos principais instrumentos para compor uma orquestra sinfônica e é ele que será a peça nas mãos do solista, Ronedilk Dantas (Brasil), regido pelo também convidado Dian Tchobanov (Bulgária), conhecido por seus concertos e performances em várias cidades europeias, que se encontram com a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN), no projeto “Quartas Clássicas”, com direção artística de Linus Lerner, dia 25 (quarta-feira), em apresentação gratuita, no Teatro Riachuelo, às 20h.
A OSRN segue temporada 2017, com o VII Concerto Oficial, através dos projetos Movimento Sinfônico e “Quartas Clássicas”. No repertório, clássicos de Felix Mendelsohn (1847) e Camille Saint-Saëns (1921). O lote, a ser retirado pela Internet(http://www.orquestrasinfonicadorn.com.br/), com inscritos na última quarta-feira (18), para resgate na Fundação José Augusto, nos dias 23 e 24 de outubro, das 13h às 16h, esgotou em tempo recorde de quatro minutos. O segundo lote será distribuído para o público no dia do Concerto (25), a partir das 12h, na bilheteria do Teatro Riachuelo.
A Orquestra Sinfônica do RN é patrimônio imaterial do Estado do Rio Grande do Norte e, para a sua manutenção, conta com patrocínio do Cemitério e Crematório Morada da Paz, Colégio CEI Mirassol, da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), por meio da Lei Câmara Cascudo do Governo do Estado, Prefeitura do Natal e Unimed Natal, através da Lei Djalma Maranhão, além do apoio cultural do Teatro Riachuelo, Opus Promoções, Hotel Red Roof Inn, dos restaurantes Camarões, Poti e La Cachette. A realização é responsabilidade da Fundação José Augusto e Mapa Realizações Culturais.
Convidados
(Solista) Ronedilk Dantas iniciou seus estudos musicais em 1979, em João Pessoa, ingressando no ano seguinte no curso de Extensão da Universidade Federal da Paraíba, onde dedicou-se ao violino sob orientação do professor Yerko Tabilo, tornando-se bacharel em Música no ano de 1994. Ao longo de sua formação, participou de vários festivas nacionais e internacionais, tendo oportunidade de ser orientado por mestres como Erich Lehninger, Elisa Fukuda, Sidney Harth, Robert McDuff, Imanuel Wilheim, Paulo Bosísio e Violeta de Gainza, nas áreas de violino, prática de orquestra, música de câmara e musicologia, além de vencer concursos na área. Atualmente, é professor de violino da Escola de Música da UFRN.
(Maestro) Dian Tchobanov é natural da Bulgária, com mestrado na State Musical Academy (Sofia) em 1997 e da Universidade de Música de Viena (Uroš Lajović – direção da orquestra e Konrad Leitner – correlação) em 2001. Realiza concertos e performances de ópera em diversas cidades da Europa, como Viena, Verona, Budapeste, Frankfurt, Estugarda, Meiningen, Amsterdã, Roterdã, Den Haag, Antwerpen, Eindhoven, Praha, Zagreb, Rijeka, Skopje, Porto, Palermo, Sofia e bem como em Israel, Grécia, além dos Estados Unidos, Brasil e China. Atualmente, é maestro convidado permanente na ópera nacional Zagreb e já venceu o Prêmio Plovdiv.