O fogo segue destruindo o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros em Goiás. Segundo o Instituto Chico Mendes, responsável pelo Parque, as chamas estão na região desde o dia 17 de outubro e já atingiram 35 mil hectares, mais de 14% do total da área. Ainda de acordo com o Instituto, esse é o pior incêndio desde a ampliação do Parque em julho deste ano.
Ao todo, 200 pessoas entre brigadistas do instituto, funcionários do Ibama, grupos ambientalistas, corpo de bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e voluntários tentam combater o incêndio. Quatro aviões e três helicópteros auxiliam as equipes que se dividem entre as proximidades dos Córregos dos Ingleses e no Jardim Maytreia.
O instituto informou ainda que o fogo atravessou a GO 239, via que liga Alto Paraíso a São Jorge. Além disso, propriedades rurais da região também foram afetadas pelo incêndio.
O clima seco e as altas temperaturas seguem como principais fatores que estão dificultando o combate ao fogo.
A suspeita dos administradores da região é de que se trate de um incêndio criminoso, já que o fogo começou em uma área próxima a região dos aceiros, uma espécie de barreira que tem como objetivo diminuir a intensidade das chamas.
Declarado como Patrimônio Natural da Humanidade, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros tem mais de 240 mil hectares e já recebeu mais de 43 mil visitantes só em 2017.