Dia: 6/11/2017

Banner FCST

O Governador Robinson Faria (PSD), reagiu a informação divulgada sobre a suspensão dos serviços da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros agendada para o dia 13 de novembro.

Em  uma rede social, o chefe do Executivo Estadual, disse que não admitia insubordinação dos militares e que se preciso for, tomará medidas mais drásticas para garantir o trabalho de segurança para a população.

Veja o que ele disse:

Leia mais

Banner Arleide Ótica

A Associação dos Oficiais Militares Estaduais do Rio Grande do Norte, em assembleia geral realizada na tarde desta segunda-feira, (06), na qual compareceram aproximadamente 150 Oficiais, dentre os quais 16 Coronéis, deliberaram que, caso o Governo do Estado não atualize o calendário de pagamento dos militares da ativa, reserva e pensionistas, no próximo dia (13), praticamente todo o policiamento ostensivo será suspenso.

Nós, Oficiais Militares, não iremos autorizar que viaturas em condições precárias e sem documentação obrigatória saiam para o policiamento, como também verificaremos validade de coletes balísticos, munições de todos os calibres e os demais equipamentos de proteção individual dos Policiais e Bombeiros Militares“, destaca a nota.

Estamos cansados de, há décadas, operarmos num sistema em ruínas e, em virtude disso, enterrarmos, precocemente, irmãos de farda. Enfatizamos, também, que, além de termos o pior salário do sistema de segurança pública, ainda temos que tentar sobreviver com dois meses de atrasos nos salários, sem legalmente poder exercer qualquer outra função para complementação de renda“, finalizam.

Leia mais

Banner Arleide Ótica

Policiais e Bombeiros militares, Praças e Oficiais do RN, reunidos nesta segunda-feira (06), em assembleia, decidiram que vão suspender suas atividades no próximo dia 13 de novembro, a partir das 08hs. Eles deliberaram que estarão todos na frente da Governadoria, fardados.

A possibilidade de o movimento não acontecer, é se o Governo do Estado atualizar o calendário de pagamento dos militares da ativa, reserva e pensionistas.

Leia mais

VIGGO BANNER

Um dos serviços prestados pelas Aldeias Infantis S.O.S de Caicó, que é o acolhimento institucional, poderá ser suspenso. O assunto foi abordado pelo vereador Lobão Filho (PMDB), na Tribuna da Câmara de Vereadores, na sessão ordinária desta segunda-feira (06).

A instituição desenvolve um leque considerável de atividades, mas, o que foi mencionado pelo vereador pode parar por causa da falta de repasses da Prefeitura Municipal, que tem convênio com as Aldeias. As informações dão conta que a gestão atual, está há 4 meses (Julho, Agosto, Setembro e Outubro), sem fazer o repasse financeiro, de 10 mil reais por mês. Ao todo, a Prefeitura tem que repassar 120 mil reais por ano.

O Blog Sidney Silva tentou contato com o presidente das Aldeias Infantis S.O.S, Francisco de Assis Santiago Júnior, mas, não conseguiu.

Leia mais

Banner Arleide Ótica

A lavanderia pública localizada no bairro Paraíba, em Caicó, deve ser interditada imediatamente. É o que recomenda a 3ª Promotoria de Justiça daquela comarca, embasada nos relatórios de vistoria elaborados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea/RN) nos anos 2012 e 2017 e que detectaram graves problemas estruturais no prédio.

No ano de 2012, o Crea/RN já  sugeria a interdição da lavanderia pública face ao risco de desabamento do reservatório elevado. Em 2015, o então Secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos de Caicó informou que estavam sendo adotadas medidas paliativas de forma a atender as questões de segurança e funcionalidade das lavanderias públicas da cidade.

Mas de acordo com o recente relatório de vistoria, com registros fotográficos fornecidos pelo Crea/RN ao Ministério Público do RN, datado de 11 de setembro de 2017, indicam que as mesmas deficiências apontadas na vistoria anterior ainda perduram.

O documento ministerial, direcionado ao prefeito Robson de Araújo, adverte que o funcionamento do mencionado imóvel só deve ser restabelecido após nova vistoria, a ser realizada pelo Crea/RN, para verificar se foram feitas as reformas necessárias no local.

Leia mais

Banner FCST

O Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (ITEP-RN) está dando prosseguimento ao trabalho de identificação criminal nas unidades prisionais do Estado. Na última semana, o órgão concluiu o trabalho na Penitenciária Estadual do Seridó, mais conhecida como Pereirão, localizada no município de Caicó.

A identificação criminal dos presos está sendo realizada através do sistema AFIS (Automated Fingerprint Identification System) e tem o objetivo de identificar e individualizar os apenados.

O trabalho tem sido realizado pelos papiloscopistas do Instituto de Identificação (II), que realizam a individualização dos suspeitos através da comparação de impressões digitais, que é confrontada diretamente com um banco de dados da Polícia Federal.

Antes do presídio de Caicó, este trabalho já foi realizado na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior unidade prisional do Estado, onde cerca de 1.300 presos foram identificados. Na Penitenciária do Seridó, o trabalho foi concluído com a identificação de aproximadamente 300 detentos.

Leia mais

VIGGO BANNER

[fbvideo link=”https://www.facebook.com/blogsidneysilva/videos/1463674927087271/” width=”700″ height=”400″ onlyvideo=”1″]

Leia mais

Banner Programa Sidney Silva

[fbvideo link=”https://www.facebook.com/blogsidneysilva/videos/1463741710413926/” width=”700″ height=”400″ onlyvideo=”1″]

Leia mais

Banner GOV Dezembro

Um projeto de Lei da vereadora Ivonete Dantas cria hortas escolares comunitárias nas escolas que integram a rede municipal de ensino de Caicó. O projeto será apresentado na sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores e, após aprovado, seguirá para a sanção do prefeito municipal. O projeto prevê que o seu desenvolvimento seja feito pelos professores, alunos e comunitários no âmbito escolar municipal de Caicó.

Pelo projeto, cabe ao Poder Executivo disponibilizar sementes para que sejam estudadas e cultivadas pelos alunos, servindo para a criação do canteiro de hortaliça próprio da escola, que após a colheita, deverão ser utilizados no cardápio escolar. De acordo com o Art. 4°, é de competência do município, por meio dos Órgãos competentes, a criação de políticas de implementação voltadas ao cultivo e tratamento de horta para estudante, pais e professores, em especial consonância com a comunidade.

O objetivo é fazer com que o aluno passe a ser conscientizado pelo cultivo e consumo próprio das hortaliças, onde cada aluno busque ter princípio de responsabilidade e sustentabilidade de ambiente escolar e da comunidade”, justificou Ivonete Dantas.

Leia mais

Banner FCST

Mesmo diante do momento delicado na saúde, profissionais da Unidade Hospitalar Regional do Seridó(Hospital Regional de Caicó) e da rede municipal de saúde criam projetos de intervenção na realidade, através de cursos de especialização ofertados pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa em parceria com o Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS, desde março de 2017, na perspectiva do PROADI- SUS. Dois dos projetos que estão em fase de implementação no Hospital Regional foram selecionados, dentre projetos desenvolvidos em todas as regiões do país, para serem apresentados em evento promovido pelo IEP-HSL em São Paulo.

O primeiro projeto apresentado dia 25/10 em São Paulo, tratada organização e acolhimento do setor de Urgência e Emergência da unidade e foi desenvolvido pelos alunos da Especialização em Qualidade e Segurança no Cuidado do Paciente que aconteceu no ano de 2016. O segundo projeto, a ser apresentado nos dias 23, 24 e 25 deste mês no evento Fronteiras do Conhecimento também promovido pelo IEP-HSL, está sendo desenvolvido pelos alunos das especializações “Preceptoria no SUS” e “Preceptoria na Residência Médica” ofertadas nesse ano de 2017 e trata da organização das atividades relacionadas à preceptoria, como a integração ensino-serviço, qualificação dos profissionais que estão na assistência na perspectiva de educação permanente. Estes Projetos Aplicativos se somam a outros 3 projetos que estão sendo desenvolvidos nessa mesma perspectiva com abrangência em toda a rede de saúde em Caicó e serão apresentados em Caicó no dia 09/10 aos gestores da SMS-Caicó, do Hospital Regional e das Instituições de Ensino, no evento de finalização dos cursos.

O reconhecimento destes projetos como propulsores da mudança da realidade e sua implementação pelos gestores e demais atores sociais motiva os profissionais a dar sempre o melhor de si frente ao momento delicado pelo qual passamos esses dias.

Leia mais

Banner Arleide Ótica

O Corinthians venceu o clássico com o Palmeiras por 3×2, neste domingo (5), em São Paulo, e, agora com 62 pontos, voltou a folgar na liderança da série A do Campeonato Brasileiro. O Santos é novo vice-líder. É que o Palmeiras, com a derrota diante do Corinthians, despencou do segundo para o quarto lugar, sendo superado também pelo Grêmio, que subiu da quarta para a terceira posição. O Corinthians tem 62 pontos, o Santos 56, o Grêmio 54 e o Palmeiras 54.

A seis rodadas do fim do campeonato, restam apenas 18 pontos em disputa. Santos, Palmeiras e Grêmio ainda têm chances de alcançar o Corinthians para lutar pelo título, mas, para isso, dependem de tropeços corintianos e de vitórias nos próximos jogos. Ao Corinthians, basta seguir vencendo para garantir o título até por antecipação.

Já mais abaixo da tabela, o Flamengo conseguiu se manter no G7, o grupo dos sete primeiros colocados, que se classificam para a Libertadores de 2018, mesmo perdendo para o Grêmio – 3×1- em Porto Alegre, depois começar vencendo por 1×0. Isso porque, o Vasco, seu mais próximo perseguidor, empatou – 1×1 – com o Vitória, da Bahia, no Maracanã. O gol do time baiano foi marcado nos acréscimos.

Rebaixamento tem mudanças

Leia mais

Banner FCST

Dos 6,73 milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, 30,2% não compareceram ao primeiro dia de provas. Esse é o maior índice de abstenção desde 2009, quando foram registradas 37,7% de ausência.

No total, 273 pessoas foram eliminadas no primeiro dia, sendo que 264 foram por descumprimento das regras gerais do edital e nove por terem algum equipamento identificado pelos detectores de metal. Em 2016, o exame teve 3.942 eliminações ao final do primeiro dia e 4.780 no segundo.

Não foi identificado nenhum caso de candidato usando ponto eletrônico, apenas uma pessoa que usava um fone de ouvido, que foi desclassificada. “A própria divulgação de que estamos utilizando equipamentos que identificam o uso de transmissores deve ter inibido os malfeitores que tentam ir no caminho dessa fraude”, disse o ministro da Educação, Mendonça Filho, em entrevista agora à noite. Neste ano, pela primeira vez foram utilizados detectores de ponto eletrônico.

O Inep também identificou dois casos de pessoas que saíram do local da prova antes do horário e também foram eliminadas. Um candidato foi identificado com um cigarro de maconha no bolso, mas ele pôde concluir a prova.

Leia mais

Banner GOV Dezembro

A exposição Xico Santeiro – Uma escola de arte popular, será montada no Ceres Caicó, como parte da programação do VII Colóquio de História Cultural e Sensibilidades, que acontecerá de 6 a 10 de novembro.

A sétima edição do Colóquio tem por tema Sertões: Corpo, Educação e Sociedade e vem evidenciar o caráter consolidado do evento que ocorre desde o ano de 2011, com o  objetivo reunir professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação, dedicados aos estudos em História Cultural, além de profissionais e cidadãos com interesses nesta área. Mais informações sobre o evento no site.

Sobre Xico Santeiro

Joaquim Manoel de Oliveira nasceu em 1898, no município de Santo Antônio do Salto da Onça/RN. Começou esculpindo imagens religiosas em madeira para igrejas, capelas e oratórios domésticos, tendo aprendido a profissão com o pai, que também era “imaginário”. Na década de 1940 fixou residência em Natal e começou a criar para colecionadores e turistas, expandindo o repertório para os temas regionais (Lampião e Maria Bonita, retirantes, carro de boi, etc.) e iniciando membros de sua família no ofício da escultura. Assinava suas obras como Xico Santeiro, com “x” mesmo, e foi um dos primeiros artistas populares reconhecidos e valorizados em todo o Brasil e também no exterior, ao lado de nomes como o do ceramista pernambucano Mestre Vitalino.

Leia mais

Banner FCST

O Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres), campus Caicó, realiza, entre os dias 6 e 10 de novembro, o VII Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades, com o tema: Sertões – Corpo, Educação e Sociedade.

O evento é o segundo maior do país, dedicado à História Cultural no Brasil, e reúne pesquisadores das mais diversas temáticas. Segundo a organização, as conferências e mesas foram compostas com a preocupação de oferecer um evento que sintetize a historiografia brasileira, o que levou ao convite feito a pesquisadores do Rio de Janeiro, de São Paulo, Manaus, Goiânia, entre outras.

Os simpósios irão discutir temas como: História Cultural e o Sagrado; História do Corpo: Práticas, Instituições, Sentidos e Saberes; História, Educação e Sensibilidades; História dos Sertões no Período Colonial e Arqueologia Histórica no Espaço Regional.

Detalhes sobre a programação podem ser conferidos aqui.

Leia mais

Banner Arleide Ótica

Terminam no próximo dia 10 de novembro, as inscrições para o Curso de Especialização em Libras promovido pelo Ceres/UFRN de Currais Novos. Podem participar profissionais das diversas áreas de conhecimento que tenham interesse no tema.

Os candidatos deverão fazer a inscrição on-line através do site https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/home.jsf (Processo Seletivo – Processos Seletivos Lato Sensu). Neste mesmo endereço, o candidato tem acesso ao edital completo.

Serão oferecidas duas turmas, sendo uma em Natal (50 vagas) e outra em Currais Novos (50 vagas) e o investimento consta de taxa de matrícula no valor de R$ 100,00 (cem reais) mais 18 parcelas de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais).

As aulas iniciarão no dia 25 de novembro de 2017.

Leia mais

BANNER CENTRO MÉDICO TIAGO DIAS

O Hospital Regional de Caicó recebeu na última sexta-feira (03), medicamentos e outros insumos que estavam faltando na unidade. O problema provocou,  inclusive, o não recebimento de novos pacientes na Unidade de Terapia Intensiva – UTI. O repasse dos medicamentos foi feito pela Sesap do Governo do Estado. A informação que Blog Sidney Silva conseguiu saber é que os insumos chegados no Regional, são para o período de 30 dias.

Ainda na sexta-feira, o Conselho Regional de Medicina, realizou fiscalização no Hospital Regional. Depois das várias denúncias feitas por profissionais da unidade, o CRM, resolver ver de perto a situação. A previsão é que nesta segunda-feira (06), seja emitido um relatório apontando as irregularidades encontradas na fiscalização e pedido de providências urgentes.

Leia mais

Banner Arleide Ótica

O Brasil decidirá, em menos de um ano, qual será nome do novo presidente da República. A eleição de 2018 para o Palácio do Planalto promete ser uma das mais acirradas e polarizadas da história do país. Desde a crise política que culminou no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, o assunto tem tomado conta do debate público, fazendo com que possíveis candidaturas despontassem de forma precoce.

Na semana passada, o Ibope, um dos principais institutos de pesquisa do país, divulgou sua primeira pesquisa de intenção de voto para 2018. O cenário mostra uma liderança, com certa vantagem, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O petista teria 35% das intenções de voto contra 13% do segundo colocado, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC). Capitão da reserva do Exército, o político conservador nunca disputou um cargo ao executivo, mas tem demonstrado ter fôlego para a disputa presidencial. Atrás de Lula e Bolsonaro, estão a ex-senadora Marina Silva (Rede), com 8%, o governador paulista, Geraldo Alckmin (PSDB), e o apresentador de televisão Luciano Huck (sem partido), com 5%, e o prefeito paulistano, João Doria, com 4%. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tem 3% das intenções de voto.

O cenário, porém, é visto com ressalvas por analistas. O cientista político Rócio Barreto acredita que o ex-presidente Lula não poderá se candidatar, sendo barrado pela Lei da Ficha Limpa. Neste ano, o petista foi condenado por corrupção pelo juiz Sergio Moro e pode ser barrado caso a pena seja confirmada em segunda instância. “O Lula possivelmente vai ser condenado em segunda instância e possivelmente não poderá ser candidato. Ainda é muito cedo para a gente avaliar cenários com perspectivas que possam realmente acontecer”, afirma o analista.

Por conta desta situação, o cenário sem o ex-presidente no páreo também foi especulado pelo Ibope. Nesta hipótese a dianteira seria dividia entre Bolsonaro e Marina Silva, ambos com 15%. Mas o nome do militar da reserva volta a chamar atenção, pois Marina Silva conta com um recall de duas eleições presidenciais e, portanto, é mais conhecida pela população.

Leia mais

Pesquisar