O livro que será lançado nesta quinta-feira (09), no auditório da UFRN em Caicó, intitulado de “Taquei Detefon nos Brutos” – O RN em Campanha política (1945-1955), acompanha as dinâmicas das campanhas eleitorais no estado considerando que partidos, candidatos e eleitores foram seus atores fundamentais. Além deles, a Justiça Eleitoral se constituiu como ator e entrou em cena também nesse período de relevante importância para a democracia brasileira: a Terceira República.
Esse momento foi estratégico do ponto de vista do aprendizado político experimentado pelos eleitores e candidatos, pois ocorreu então a ampliação do número de votantes e da participação popular, o desenvolvimento de estratégias de convencimento e atratibilidade para o exercício do voto e a instituição de partidos políticos nacionais.
“Consideramos que os momentos de campanhas eleitorais são privilegiados para a explicitação de lutas e também para se acompanhar a formação de atores políticos. Neles são mobilizados diversos aspectos, como memórias de lugares e de lideranças políticas, valores e crenças, além de imagens e símbolos que estão presentes na sociedade, podendo ser ativados de forma mais ou menos explícita“, disse a autora do livro, Jailma Maria de Lima, que é doutora em História pela Universidade Federal Fluminense e professora do Departamento de História do CERES/UFRN.