A Loja Maçônica Trabalho e Fraternidade, em Caicó, promoveu nesta quinta-feira (16) a 3ª Noite da Educação, Cultura e Arte. Foram homenageados com a medalha Trabalho e Fraternidade os irmãos músicos Urbano, Ubaldo e Antonio “Totó” Medeiros, pelos relevantes serviços prestados à cultura do Seridó, do Rio Grande do Norte e do Brasil. Outro agraciado, neste caso com a medalha Filhas da Acácia, foi o professor e juiz aposentado José Aranha Sobrinho.
O palestrante do evento foi o diretor do Centro Cultural Adjuto Dias, Alexandre Muniz. A Loja contou com a presença do Grão-Mestre Estadual, Antonio Pinheiro Barbosa Braga, e representantes de segmentos sociais. “Essa e uma forma da Maçonaria de tornar a sociedade mais justa, fraterna e igualitária”, destacou Braga. “Personalidades que ajudaram e continuam colaborando com o engrandecimento da nossa sociedade”, disse o venerável mestre, Marcos Batista.
Ainda ocorreram apresentações musicais de Hélio de Almeida, Dão Nunes, dos poetas repentistas Carlos Alberto e Francisco Damião, além de exposição de cordéis e artes plásticas. “Recebo humildemente essa honraria, mas quero dividi-la com muitos que se somaram e mim para tornar o curso de Direito em Caicó”, disse José Aranha, referindo-se a uma de suas grandes contribuições para a educação do Seridó.
“A luta em defesa da cultura é árdua, mesmo assim continuamos há mais de 26 anos à frente da Filarmônica Recreio Caicoense, Urbano tendo o trabalho reconhecido pela Unesco e Ubaldo com suas composições”, disse Totó. Os cunhados de Urbano e Ubaldo – o radialista Djalma Mota e a jornalista Anna Jailma – representaram os dois homenageados no recebimento de suas honrarias.