A sessão ordinária da Câmara Municipal de Caicó desta segunda-feira, (20), foi interrompida pelos servidores da Prefeitura de Caicó em protesto pelo atraso nos seus pagamentos.
Com gritos de “Fora Batata” e “Estamos em Greve”, eles fizeram intervenção na sessão até que o Presidente do Legislativo, vereador Odair Diniz (PSDC), garantiu que os receberia em reunião quando do termino da sessão de hoje.
Os manifestantes também querem que a Câmara faça tramitar e vote o impeachment do Prefeito Batata.
Os vereadores que compõem o chamado G10 na Câmara Municipal de Caicó deram entrada na casa no Projeto de Resolução 003/2017 para antecipar a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2019/2020.
O objetivo é eleger a vereadora Ivonete Dantas (PMDB) presidente do legislativo caicoense.
Todos estão, segundo os Edis do grupo, comprometidos com o Projeto que vai tramitar na Câmara por cinco sessões até ser votado.
A vereadora Ivonete Dantas prestigiou no último final de semana o encontro de cantoria e repente que aconteceu no bairro soledade, zona sul da cidade de Caicó. Mostrando a importância de valorizar a cultura da cidade, Ivonete aproveitou a sessão ordinária desta segunda-feira (20/11) para registrar uma moção de aplauso aos artistas que se apresentarão no encontro de cantoria do bairro soledade.
“É extremamente importante que a gente possa valorizar os artistas da nossa terra. Penso que necessário que o Poder Público possa incentivar ainda mais para que se proporcione mais lazer e cultura para a população caicoense, que tanto pede eventos culturais dessa natureza. Portanto, estão de parabéns os artistas e toda a organização do evento”, destacou Ivonete.
A vereadora Ivonete Dantas solicitou ao município de Caicó que seja destinada emenda no orçamento para construção de um ginásio poliesportivo no Distrito Sabugi. A solicitação foi feira na sessão desta segunda-feira (20/11) e será encaminhada, através de ofício, ao município de Caicó.
Em sua justificativa, Ivonete mostrou que o instrumento esportivo é de extrema relevância para a comunidade. “No Sabugi temos uma carência grande de esporte e lazer. Precisamos suprir essa necessidade com a construção de uma quadra poliesportiva“, justificou.
A Prefeitura de Caicó ainda não pagou os salários de parte dos profissionais que trabalharam no Auto de Sant’Ana realizado em julho de 2017. A informação foi confirmada por Francisco das Chagas e Silva (Maguila Torquato) que atuou na produção do espetáculo, que ocorreu no Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana.
De acordo com Maguila, a Associação Sobrado do Padre Guerra, que ficou responsável por fazer a captação do recurso financeiro para pagar o Auto, recebeu uma primeira parcela de recursos, mas, ao invés de pagar os profissionais como ficou acordado, efetuou o pagamento da aquisição de figurino entre outros materiais. O valor recebido foi de R$ 80.000,00.
Quando souberam da situação, os artistas Maguila Torquato e Jonas Linhares, moveram uma ação no Juizado Especial para cobrar os pagamentos deles, de Danilo Guanais, que compôs a música da peça e Claudia Magalhães que fez o texto. Nesse caso, os recursos foram pagos. Os demais atores receberam, mas, os figurinistas entre outros profissionais, não.
A Prefeitura informa que espera um aditivo do Governo do Estado para fazer a liberação do dinheiro.
Uma idosa que sofre da doença de Parkinson ganhou na Justiça o direito de importar sementes da Cannabis, matéria prima utilizada na produção de um óleo prescrito para o tratamento da doença. O juiz federal Walter Nunes, da 2ª Vara Federal, concedeu liminar autorizando o filho da idosa a cultivar o vegetal para fins de produção do óleo terapêutico.
Na decisão, o magistrado observou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária autoriza apenas a importação de medicamentos e produtos derivados da Cannabis, mas não das sementes da planta para produção de medicamentos. “Cabe destacar que apesar da ANVISA ter retirado a Cannabis Sativa da sua lista de drogas proibidas, quando utilizada para fins medicinais, a agência não permite a produção do óleo essencial no Brasil, nem muito menos a importação da matéria prima. Em verdade, repita-se, apenas autoriza a importação de medicamentos e produtos, através de um processo complexo via desembaraço aduaneiro, conforme se observa em seu website”, analisou o magistrado.
O juiz federal Walter Nunes analisou ainda que, dessa forma, o tratamento torna-se muito dispendioso, o que restringe o acesso dos medicamentos a um público restrito: “O impedimento da importação da matéria prima finda inviabilizando que entidades sérias, como o caso das universidades, possam desenvolver pesquisas e auxiliar na produção do medicamento, barateando a produção e permitindo o amplo acesso da população brasileira ao tratamento”, destacou o magistrado.
Agência Brasil – O delegado Fernando Segóvia toma posse hoje (20) como novo diretor-geral da Polícia Federal (PF). A solenidade será às 10h30, no Ministério da Justiça. O presidente Michel Temer deve participar da cerimônia. junto com ministros e parlamentares. Segovia substituirá o atual diretor-geral, Leandro Daiello.
Formado em direito pela Universidade de Brasília UnB), Segóvia está há 22 anos na Polícia Federal. Foi superintendente regional no Maranhão e adido policial na África do Sul. Em boa parte de sua carreira, exerceu funções de inteligência nas fronteiras do Brasil.
Leandro Daiello estava no cargo desde 2011, nomeado na gestão do então ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e já havia manifestado interesse em deixar o cargo.
O campeão da Série B será definido na última rodada. Neste sábado (18), o Internacional se manteve vivo na briga pelo título ao vencer o Goiás por 2 a 0 em Goiânia. Com o triunfo, o Colorado diminuiu para dois pontos a vantagem do América-MG, que ficou no 0 a 0 com o Londrina. A igualdade em Londrina (PR) impediu o título antecipado do Coelho e acabou com as chances de acesso do Tubarão. Em Maceió, com a vitória por 1 a 0 sobre o CRB e a derrota do Oeste-SP, o Paraná definiu o G-4 e vai jogar a Série A junto com os líderes e o Ceará. Em Natal, o ABC venceu por 2 a 0 e tirou o time paulista da briga.
Também pela 37ª rodada, o Paysandu superou o Santa Cruz por 4 a 2 em Belém. Outro time que fez valer o mando de campo foi o Boa Esporte. Em Varginha (MG), a equipe mineira levou a melhor para cima do Brasil de Pelotas, 1 a 0. Em Recife, o Vila Nova venceu o Náutico por 2 a 1.
No Serra Dourada, o Internacional acabou com o jejum de cinco rodadas sem vencer na Serie B e se manteve vivo na luta pelo título. O Colorado contou com as assistências de Camilo e os gols de William Pottker para construir a vitória no segundo tempo e encostar no América-MG. Vindo do banco, o meia serviu o atacante nos gols marcados aos 13 e 19 minutos da etapa final. Para se sagrar campeão, o Colorado precisa vencer o Guarani em Porto Alegre e torcer por um tropeço do América-MG diante do CRB, em Belo Horizonte.
Na tarde deste domingo (19), cinco confrontos abriram a 36ª rodada do Brasileirão 2017. No Rio de Janeiro, o Flamengo superou o já campeão Corinthians por 3 a 0, subiu para a sexta posição e ultrapassou o Botafogo, que empatou com o São Paulo.
O Flamengo se impôs dentro de casa e construiu a vitória no primeiro tempo. Aos 21 minutos, Mancuello fez grande jogada individual e acertou o ângulo de Cássio, 1 a 0. Aos 32, Diego marcou de pênalti e ampliou para o Rubro-negro, 2 a 0. Antes do intervalo, Vizeu deixou o dele e fechou o marcador em 3 a 0. Com o triunfo, o time carioca chegou a 53 pontos e assumiu a sexta posição.
O Departamento de Letras do CERES reabriu na última terça-feira, 14, as inscrições para o Curso de Especialização em Libras. Os interessados tem agora até o próximo dia 27 de novembro para fazer a inscrição on-line através do endereço HTTP://sigaa.ufrn.br, através do caminho processo seletivo, processos seletivos Lato Sensu. Neste mesmo endereço, o candidato tem acesso ao edital completo.
Serão oferecidas duas turmas, uma em Natal e outra em Currais Novos, ambas com 50 vagas. O investimento consta de Taxa de matrícula, no valor de cem reais, além de 18 parcelas de R$ 250,00. As aulas iniciam no dia 02 de dezembro de 2017, com freqüência quinzenal, nos períodos vespertino e matutino, e a especialização tem previsão de término para junho de 2019.
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou o boletim com a situação epidemiológica e vigilância de síndromes congênitas associadas à zika e STORCH (sífilis, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus e herpes) no Rio Grande do Norte. Os casos confirmados passaram para 149.
No universo de 516 casos suspeitos notificados, foram descartados 241 e estão sob investigação 122 casos. Do total de casos notificados, 8,6% evoluíram para óbito após o parto ou durante a gestação (abortamento espontâneo ou natimorto).
No Rio Grande do Norte a área técnica do controle vetorial da Sesap orienta aos municípios sobre as técnicas de controle mecânico ou ambiental e o químico em última opção para cortar a transmissão pelo mosquito em territórios com grande densidade do vetor.
O controle do vetor é realizado pelos Agentes de Endemias nos Municípios sob a supervisão e orientação dos Sesap. Os Agentes realizam também o trabalho de orientar a população de maneira geral e a comunidade em específico sobre sintomas, riscos e agente transmissor de doenças e medidas de prevenção individual e coletiva, bem como a remoção e eliminação de criadouros.
A professora Socorro Veloso, do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foi eleita a melhor educadora do Nordeste na 3ª edição do prêmio Professor Imprensa. A premiação é uma iniciativa do Portal Imprensa e busca homenagear os docentes de comunicação mais respeitados do Brasil.
A segunda etapa da eleição foi feita pela internet e com indicados para cada região do país. No resultado divulgado nessa semana, a professora da UFRN recebeu 28,8% dos votos. A docente também é destaque como a única professora de uma instituição pública federal a conquistar o reconhecimento neste ano por seus trabalhos na área de pesquisa e incentivo às discussões sobre comunicação que acontecem dentro das universidades.
Socorro Veloso é doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e possui Pós-Doutorado pela Universidade Nova de Lisboa de Portugal. É professora do Departamento de Comunicação desde 2008 e também exerce a função vice-coordenadora do curso de Jornalismo da UFRN, onde também atua como professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia.