Categorias
Pesquisar
Banner Programa Sidney Silva

O Hemocentro Regional de Caicó recebe, em média, 25 doações de sangue por dia. O sangue coletado atende toda a Região do Seridó. O assistente social do hemocentro, Caio Dantas, explica que, apesar de a unidade desenvolver um rigoroso trabalho de controle no estoque, o que ajuda para que não haja queda no número de bolsas de sangue, há a constante necessidade de doações, principalmente de doadores com RH negativo. “O tipo sanguíneo A positivo é o tipo sanguíneo mais frequente. Se você fizer uma pesquisa no Brasil inteiro, a maior parte da população vai ser A positivo. Ele não é um problema direto para a gente, porque a maior parte dos nossos doadores também é A positivo. A grande questão são os sangues de RH negativo. Os tipos A negativo, B negativo, AB negativo e O negativo são os que nós temos mais necessidade de captação”.

Ivânia Souza, 34 anos, agente comunitária de saúde, casada, mãe de um menino de 13 anos, faz parte dos doadores com RH negativo. A moradora de Barra Nova possui o tipo B negativo e já doa há quatro anos. Ela conta que hoje também é doadora de medula óssea e de órgãos e tecido. “Eu sempre tive vontade, só que eu não tinha peso. Porque eu era muito magrinha, aí eu não tinha o peso suficiente, que é acima de  50 quilos. Aí quando eu alcancei o meu peso, eu comecei a doar. Tem pessoas que têm medo de doar, não querem doar, mas assim, eu vejo a importância de estar salvando vidas. Hoje, eu estou salvando a vida de alguém, mas no futuro, alguém pode salvar a minha, né? Porque a gente não sabe do nosso futuro”.

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, boa saúde e pesar mais de 50 quilos. Menores de 18 anos devem apresentar autorização dos pais ou responsáveis.

O Hemocentro de Caicó fica na Rua Renato Dantas, número 455, no centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, de sete às onze da manhã, quando o hemocentro fecha para o almoço. Reabre uma hora da tarde e realiza a coleta até às cinco e meia da tarde. O telefone para contato é o 3421-6120. Repetindo: 3421-6120. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue

Pesquisar
WhatsApp
Canal YouTube