Estão suspensas as cirurgias eletivas no Hospital do Seridó. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (27), nas redes sociais pelo médico Elísio Galvão, que trabalha na referida unidade. Ele fez mais um desabafo em favor do colegas médicos e lamentando a situação pondo a culpa na secretária de saúde de Caicó, Sandra Brilhante.
De acordo com Elísio Galvão, a produção dos médicos (Autorizações de Internamento Hospitalar – AIHs) estão sem ser pagar desde de meados deste ano. A secretária alega ser inconstitucional.
Confira a nota do médico Elísio Galvão:
Muita tristeza para quem faz 40, 30, 25 anos, como eu, que trabalho no Hospital do Seridó, termino de receber a notícia de um colega médico que foram suspensas por tempo indeterminado às cirurgias ELETIVAS, naquele hospital em virtude da intransigência da senhora secretária de saúde SANDRA BRILHANTE, em ter deixado de pagar a nossa produção. Pois bem, esta senhora, de idade já um tanto avançada e que parece pouco entender dos caminhos das pedras, que o diga o povo de São Bento/PB, de onde ela é oriunda, desde junho não nos paga, dizendo ser inconstitucional. Queria saber dela, se é inconstitucional pagar a quem tem PSF? Será inconstitucional pagar a quem é enfermeira do Município e receber pelo plantão e muitas coisas, que sabemos que ela paga a muita gente? E ela sabe de quem estamos falando. Fico me perguntando, cadê a Justiça do nosso Caicó? Aquela mesma Justiça que apoiou uma intervenção, que até hoje nunca divulgou o que achou de errado naquele Hospital, a expulsar de forma humilhante, brutal e vergonhosa o deputado Vivaldo Costa, inclusive ameaçando a Polícia para tal fim. Por onde anda a Dra. Iara que não vem ver as condições que hoje nós vivemos e trabalhamos? Sei que um dos piores desastres ocorridos em Caicó, foi o fechamento do CRIS por essa mesma excelência. E agora Caicó? Para onde irão suas filhas com miomas, cistos de ovários, tumores abdominais e tantas outras patologias eletivas? Vão sangrar até morrer?
Graças a Deus não sou cirurgião, sou apenas um pequeno e sem cor, sem vez, e sem voz, felizmente trabalho só com urgência e agora exclusivamente com urgência. Mulheres com duas, três cesáreas só poderão ser atendidas se tiverem em trabalho de parto, caso contrário isso não é uma urgência, em que findamos.
Rezar a Santana que sensibilize o coração do prefeito e mande esta senhora para sua terra, mesmo sabendo que lá ela não será bem recebida.
Queria saber desta senhora, porque tanto desprezo com o Dr. Pacífico Fernandes, Francisca, Nilma, Lúcia Batista, Nildson, Verônica, Galvão e tantos outros secretários que por aqui passaram e nas atitudes dela eles não sabiam o que estavam fazendo. Zezé, deixou a secretaria em inteira harmonia.
Aproveitando este desabafo quero também comunicar as mulheres pobres de Caicó que hoje, depois de muitas mentiras, pedi exoneração do ambulatório de ginecologia e mastologia que fazia há mais de 25 anos, onde evitamos muitos cânceres de colo de útero e detectamos vários CÁ de mama em tempo de tratar. Para onde vocês irão? Não sei.
Nos últimos meses, ou eu levava os ácidos da minha clínica, pois, até hoje a gestão Batata, nunca comprou nada ou então mandava a paciente ir para o meu consultório sem pagar. Tudo cansa e tudo tem limite. Senhora Sandra Brilhante, vá embora. Aqui sua marca é indelével e você não é bem vista, nem bem vinda na terra de Santana.