Agência Brasil – O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro decidiu manter a prisão do ex-governador Anthony Garotinho e concedeu medida cautelar à mulher dele, a ex-governadora e ex-prefeita de Campos Rosinha Garotinho, permitindo que ela deixe a Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, e fique restrita restrita a seu domicílio, com recolhimento noturno em sua residência e monitoramento eletrônico.
Os pedidos foram feitos nesta quarta-feira (29) pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) e aceitos pelos magistrados do TRE, por unanimidade. A defesa de Rosinha impetrou habeas corpuscom igual sentido e sustentou que ela não praticou os fatos imputados ao marido.
Seis pessoas foram ouvidas na manhã desta quarta-feira (29) pela Comissão Especial de Investigação da Cosip, na Câmara de Vereadores de Caicó – o ex-prefeito Roberto Germano, os ex-secretários José Teixeira e Jorge Araújo, Tochywky Ferreira (eletricista efetivo do município), Lúcio Maximino (assistente administrativo efetivo do município) e Givanildo da Silva representando a Cosern.
De acordo com o presidente da CEI, José Rangel, um dos depoimentos bastante esperados era o da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), já que trouxe dados riquíssimos para esclarecer alguns pontos, entre eles a questão dos cortes que ocorrerão em vários prédios públicos do município. A Comissão solicitou ainda informações da Cosern de todo o período que tenha vigorado a Cosip no município.
O próximo passo agora é a análise do recurso na gestão do prefeito Bibi, onde se necessário serão ouvidas pessoas que trabalharam no período da gestão, para só assim a relatoria fechar os entendimentos com os dados para o relatório final da CEI.
“O que deixa o trabalho da CEI é a questão de arquivos do município. Nós estamos buscando todos os recursos para que o relatório final não tenha uma margem de erros. Nós estamos colhendo todos os dados e analisando a aplicabilidade destes recursos para apresentarmos a população caicoense”, disse Rangel.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária divulgou nesta quarta-feira (29) que o laboratório Sanofi-Aventis, fabricante da vacina da dengue, apresentou informações que sugerem que pessoas que nunca tiveram contato com o vírus da dengue podem desenvolver formas mais graves da doença caso tomem a vacina.
A vacina Dengvaxia foi aprovada no Brasil em 28 de dezembro de 2015 e não é oferecida pelo Programa Nacional de Imunizações.
A suspeita do laboratório, apresentada nesta semana, ainda não é conclusiva, mas, diante do problema, a recomendação da Anvisa é que a vacina não seja tomada por pessoas que nunca tiveram dengue. Apesar de esclarecer que a vacina por si só não é capaz de desencadear um quadro grave da doença nem induzir ao aparecimento espontâneo da dengue – para isso, é preciso ser picado por um mosquito infectado -, existe a possibilidade de que pessoas soronegativas desenvolvam um quadro mais agudo de dengue caso sejam infectadas após terem recebido o medicamento.
Encerram na próxima quinta-feira (30) as inscrições nos cursos de formação inicial e continuada (FIC) do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), modalidade Educação de Jovens e Adultos(EJA), ofertados através da Escola Agrícola de Jundiaí(EAJ) nos municípios de Canguaretama, Luís Gomes, Major Sales, Natal, Parelhas, Pau dos Ferros, Rafael Fernandes, Riacho de Santana, Santana do Seridó, Serra de São Bento, Serra Negra do Norte, Serrinha, Serrinha dos Pintos, Umarizal e Vera Cruz. 1650 vagas estão disponíveis.
Representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) e da Destaque Promoções se reuniram, na manhã desta quarta-feira (29), para definir os últimos detalhes do Plano de Segurança para o Carnatal 2017, evento que acontece de 7 a 10 de dezembro, em Natal.
A expectativa é que cerca de 250 mil pessoas circulem no período da festa, sendo destes 15 mil turistas. A Força Nacional, Polícia Rodoviária Federal e Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU Natal) também estarão atuando de maneira integrada com as forças de segurança estaduais.
A vereadora Ivonete Dantas solicitou ao município de Caicó que seja feita a aquisição de instrumentos musicais para Banda de Música Recreio Caicoense. A solicitação foi feira na sessão desta segunda-feira (29/11) e será encaminhada, através de ofício, ao município de Caicó.
Em sua justificativa, Ivonete destaca que a Banda Municipal Recreio Caicoense é de grande importância para o cenário cultural de Caicó, estando sempre presentes para abrilhantar os eventos do município. Devido à falta de instrumentos, a referida banda encontra-se prejudicada, motivo pelo qual se faz necessário a aquisição dos instrumentos para que a mesma possa prosseguir com suas atividades normalmente.
O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (28) o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRa). O indicador aponta que 357 cidades estão em situação de risco para a ocorrência de dengue, zika e chikungunya, pois nelas mais de 9% dos imóveis visitados continham larvas do mosquito. Já 1.139 municípios estão em situação de alerta. Isso significa que entre 1% e 3,9% dos imóveis locais tinham larvas. E 2.450 municípios foram classificados como satisfatórios por apresentarem percentual menor de 1% para presença de larvas.
O LIRa analisou dados de 3.946 cidades, entre o início de outubro e a primeira quinzena de novembro. O número é considerado recorde e decorre da resolução da Comissão Tripartite, que tornou obrigatória, no início deste ano, a disponibilização das informações.
Cerca de 1.600 municípios não realizaram ou não informaram o índice de infestação. Caso isso não seja feito até o dia 14 de dezembro, quando será publicado o relatório final, as cidades serão apenadas com a suspensão da segunda parcela do Piso Variável de Vigilância em Saúde, conforme pactuado na comissão.
A Prefeitura Municipal de Currais Novos paga na próxima quinta-feira (30) os salários dos servidores municipais referente à este mês de novembro. De acordo com a Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento (SEMFIN) o total da folha é de R$ 2.045.009,42 (Dois milhões, quarenta e cinco mil, nove reais e quarenta e dois centavos).
O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) completa nesta quarta-feira (28) 100 anos de atividades prestadas em prol da população norte-riograndense. Na ocasião, será realizada uma solenidade alusiva ao centenário da Corporação, às 15h30, no Centro de Convenções de Natal.
Durante a solenidade, será concedida a “Medalha do Mérito Major José Osias da Silva” a 50 personalidades em razão dos relevantes serviços prestados ao Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte.
Retratar universos particulares por meio das lentes e transmitir a arte mostrando a realidade. Esse é o intuito das obras da exposição Multiverso, promovida pela primeira turma do curso de Fotografia do Rio Grande do Norte, que acontece na Pinacoteca Potiguar. O evento terá a vernissage no dia 30 de novembro, a partir das 19h, e a exposição segue até o 15 de dezembro aberta ao público gratuitamente. A mostra de trabalhos de 23 alunos do curso da UnP, integrante da rede Laureate, compõem um grupo heterogêneo formado por pessoas de idades, crenças, etnias e profissões diferentes.
Multiverso, que faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso dos alunos, possibilita que cada estudante de fotografia exponha seu modo de ver o mundo e os saberes adquiridos ao longo da formação acadêmica. Na oportunidade, serão mais de 200 fotos inéditas expostas aos visitantes com temas de viés social e cultural de nossa cidade.
“O coletivo contará com trabalhos das alunas Meysa Medeiros, que traz como tema o jovem periférico potiguar, o chamado “Pinta Natalense”, Anne Queiroz com o ensaio “Eu Continuo Mulher”, com a temática sobre sensualidade de mulheres com necessidades especiais. Já Mariana Carolina, traz uma abordagem sobre a indústria da carne”, relata aluna concluinte, Meysa Medeiros.
O curso de Fotografia, pioneiro no estado, foi lançado em 2015 e conquistou o Conceito 4 do MEC, representando a qualidade da graduação, tendo como requisitos bem avaliados a Didática-Pedagógica, Corpo Docente e a Infraestrutura.
A Agência Nacional de Energia Elétrica, Aneel, divulgou nessa segunda (27) que a conta de luz vai ficar mais barata em dezembro. Segundo a autarquia ligada ao Ministério de Minas e Energia, a bandeira tarifária ainda será vermelha, mas de nível um. Na prática, isso significa que os brasileiros pagarão três reais a cada 100 quilowatts-hora consumidos. O preço é menor do que os cinco reais estabelecidos desde outubro, quando a bandeira vermelha de nível dois foi adotada.
A redução ocorreu, segundo a Aneel, por conta da melhora nos reservatórios das usinas hidrelétricas, no comparativo com os últimos dois meses. Apesar da melhora, a agência reforça que o consumo de energia deve ser feito de maneira consciente, sem desperdício. O sistema de bandeira começou a ser adotado em 2015, e tem como objetivo informar os consumidores da situação dos reservatórios que geram a energia elétrica.
O projeto ‘Educação de Trânsito na Escola (Projete)’ forma, nesta quarta-feira (29), mais 440 crianças, desta vez da cidade de Pau dos Ferros, região Oeste do Rio Grande do Norte. O evento acontece às 19h, na Praça de Eventos do município.
Idealizado em 2011, pelo major Silva Neto, em Caicó, o projeto se expandiu em 2016 através dos cincos distritos do CPRE (Natal, Mossoró, Pau dos Ferros, Caicó e Nova Cruz).
Durante os encontros – que duram em média dois meses – são ministradas palestras com base em uma cartilha contendo aulas teóricas e práticas. Os estudantes receberam instruções gerais sobre o que é o trânsito; como o pedestre deve se comportar no trânsito; equipamentos de segurança obrigatórios; como utilizar corretamente a faixa de pedestres; Lei Seca; e os malefícios da mistura de álcool e direção.
O ‘Educação de Trânsito na Escola’ é voltado para estudantes entre 8 e 12 anos, de instituições de ensino fundamental. Cerca de 11 mil crianças já foram beneficiadas com as aulas.
A Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) divulgou, nesta terça-feira (28), imagens de três homens que são suspeitos de terem arrombado cofres, no dia 06 de novembro, da agência do Banco do Brasil, localizada à avenida Jaguarari, no bairro Alecrim, zona Leste de Natal. A Polícia Civil precisa descobrir se Alexandro Wagner Moreira, 44 anos; Jocelito Alves Moreira,36 anos e Sergino Constante da Silva Júnior, 38 anos, ficaram hospedados em algum estabelecimento como hotel, pousada ou flat no Rio Grande do Norte, entre os dias 04 e 07 de novembro. Os três homens estão presos em Fortaleza, desde o último dia 17.
A prefeitura Municipal de Jucurutu através da Secretaria de Educação e Cultura realizou o I Encontro de Formação do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa –PNAIC (2017/2018), no Centro Municipal de Ensino Rural Bráulio Lopes Galvão, com professores, coordenadores pedagógicos, articuladores e mediadores do PNME, visando cumprir o compromisso realizado por meio da adesão ao programa, que é de fortalecer a autonomia dos entes envolvidos, de modo a facilitar processos flexíveis de formação e de valorizar as especificidades, necessidades e responsabilidade legais dos sistemas de ensino.
A formação do PNAIC em 2017/2018 atenderá a três grupos diferenciados, englobando professores e coordenadores pedagógicos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental; professores da pré-escola e coordenadores pedagógicos da Educação Infantil; e articuladores das escolas que fazem parte do Programa Novo Mais Educação.
O PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender á meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriamente de alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental.
O psiquiatra Salomão Gurgel vai proferir palestra, nesta quarta-feira (29), no pátio da REPLAC, em Caicó. Na ocasião, o médico irá falar sobre doenças mentais do trabalho.
A palestra faz parte da programação da IV SIPAT – Semana Interna de Prevenção a Acidente no Trabalho, que iniciou nesta terça (27) e acontece até a próxima sexta-feira (01).
A semana interna de Prevenção contra Acidentes no Trabalho (SIPAT) é um evento obrigatório nas empresas brasileiras segundo a legislação trabalhista. Organizado anualmente pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), ela tem como objetivo conscientizar os funcionários sobre a saúde e segurança no trabalho além da prevenção de acidentes.
“É um tema importante que será abordado durante a semana de prevenção a acidentes no trabalho e onde iremos alertar os trabalhadores sobre como prevenir doenças mentais no trabalho e quais as formas de tratamento”, alertou Salomão Gurgel.