As emissoras de rádio AM vão ter um novo prazo para solicitar a migração para o FM. Nesta quarta-feira (6), o ministro Gilberto Kassab anunciou que o decreto que vai permitir as emissoras fazerem esta solicitação vai ser encaminhado à Presidência da República em poucos dias.
Das 1.781 rádios AM do Brasil, 1.332 já solicitaram a mudança de faixa. Agora, com o decreto, vai ser aberta uma nova oportunidade para as outras 449 emissoras pedirem para fazer a migração. O ministro Gilberto Kassab destacou o sucesso deste processo, que chega ao fim deste ano com 627 estações de rádios de todo o país prontas para operar na faixa de FM.
O Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF/DF) denunciou hoje (7) o ex-ministro do Turismo e ex-presidente da Câmara dos Deputados Henrique Eduardo Alves por mais um crime de lavagem de dinheiro. Decorrente das investigações realizadas no âmbito da Operação Sépsis, a ação penal foi enviada à 10ª Vara da Justiça Federal.
Henrique Alves é acusado de ter feito transações financeiras, em 2014 e 2015, para encobrir propina paga pela Construtora Carioca, uma das responsáveis pela obra Porto Maravilha, no Rio de Janeiro. Se a denúncia for aceita, ele será réu por lavagem de dinheiro.
Segundo o MPF/DF, o denunciado realizou transferências/movimentações eletrônicas de uma conta titularizada por uma offshore, da qual era beneficiário econômico, para outras contas sediadas em paraísos fiscais.
O Projeto Palmas para Santana, desenvolvido pela prefeitura de Santana do Seridó (RN) foi um dos vencedores do Troféu Prêmio ANA 2017, de iniciativa da Agência Nacional de Águas. O projeto da cidade seridoense tem como objetivo, estimular o reuso da água de esgoto para irrigação. Ele venceu na categoria governo.
Ao todo, nove projetos foram contemplados no evento realizado na noite desta quarta-feira (6). O prêmio contempla iniciativas que contribuam para a gestão e o uso sustentável dos recursos hídricos no Brasil, promovendo o combate à poluição e ao desperdício de água. Os vencedores ganharam uma viagem para participar do 8º Fórum Mundial da Água, de 18 e 23 de março de 2018, em Brasília.
Mais de 31 mil e setecentas pessoas privadas de liberdade vão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. O Departamento Penitenciário Nacional e o Ministério da Educação criaram essa modalidade do Enem para elevar a escolaridade e o acesso ao ensino superior de pessoas presas.
As provas serão aplicadas no dia 12 e 13 de dezembro, em mais de mil unidades prisionais de 577 municípios brasileiros. O grau de dificuldade do exame para as pessoas privadas de liberdade é equivalente ao das provas regulares.
Entre 2011 e 2016, mais de 197 mil pessoas presas e jovens sob medida socioeducativa participaram do exame. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira , o Inep, a aplicação da prova segue as mesmas orientações das provas regulares, a única exceção é que elas vão ocorrer nas salas de aula das unidades prisionais.
O instituto também informou que a matrícula na faculdade, para aqueles que estão em regime fechado, vai depender de autorização judicial e do diretor da unidade prisional.
A vereadora Ivonete Dantas solicitou ao município de Caicó que seja feita poda das árvores, bem como o recolhimento da poda e mato, e uma operação tapa buracos, na rua Manoel Dantas, bairro Penedo, Caicó/RN. A solicitação foi feira na sessão de quarta-feira (06/12) e será encaminhada, através de ofício, ao município de Caicó.
Em sua justificativa, Ivonete mostrou que esta solicitação é dos moradores do bairro. “As árvores da referida artéria encontram-se com os galhos muito altos e cheios, tornando o local escuro, principalmente no período noturno, servindo de esconderijo de pessoas maliciosas. Portanto, se faz necessário o serviço de poda. Além disso, a referida rua se encontram em estado degradante, com muitos buracos ocasionados pela ação do tempo“, justificou.
Em Sessão Solene proposta pelo deputado Vivaldo Costa (PROS), a Assembleia Legislativa homenageou, na tarde desta quinta-feira (7), os 50 anos da turma de Medicina concluinte do ano de 1967 pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O objetivo foi o de comemorar meio século de formação desses profissionais essenciais para a sociedade.
O deputado Vivaldo Costa, que relembrou algumas histórias com cada um dos companheiros de turma, ressaltou que a ocasião era de muita alegria. “A finalidade é homenagear todos os 25 brilhantes médicos da nossa classe, mesmo os que não estão mais entre nós. E eu espero que possamos celebrar essa data por muitos anos, ainda”, disse o parlamentar.
Responsável por designar as forças de segurança Estaduais para atender a população, o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) também enfrenta um problema que atinge diversos setores públicos: os trotes.
Levando em consideração apenas os meses de setembro, outubro e novembro, fora mais de 17 mil ligações que tentavam ou passavam informações de ocorrências que na realidade não existiam, gerando desperdício de efetivo – que muitas vezes chega a ser deslocado para a área onde o crime estaria acontecendo – e também de dinheiro público, como o gasto com combustível.
O açude Itans, localizado na cidade de Caicó, com a estiagem prolongada na região, secou e não fornece mais água para nenhum uso.
Esta semana nós estivemos no reservatório – que quando cheio pode armazenar, 81 milhões e 750 mil metros cúbicos de água – e fizemos imagens do gigante que dá seus últimos suspiros.
A cidade de Mossoró, localizada na região Oeste do Rio Grande do Norte, celebrará o dia de Santa Luzia no dia 13 de dezembro. A tradicional festa é realizada durante 12 dias e acontece no período de 3 a 13 deste mês, atraindo milhares de fiéis vindos de diversas regiões do Brasil. Com missas, novenas, confissões, adoração ao Santíssimo Sacramento e a tradicional procissão de Santa Luzia, além de shows culturais, o espaço contará também com estandes de prestações de serviços. Um deles é o do Plano Sempre de Assistência Funeral, no qual haverá homenagens em forma de distribuições de leques com o hino da padroeira, fitas coloridas personalizadas com o nome da Santa Luzia, e uma equipe disponível para oferecer apoio e orientação à população em geral e principalmente aos fiéis que estejam participando das comemorações.
O Sempre é um serviço de assistência funeral do Grupo Vila que garante a resolução de trâmites como documentações, traslado, velório, entre outros. Na região Oeste, o plano conta com seis unidades, uma cobertura de 140 mil vidas protegidas e 40 cidades atendidas, garantindo menos burocracia em um momento tão delicado.
A vereadora reafirmou sua preocupação com as dificuldades que atingem a população caicoense, em especial o abastecimento d’água, o atraso no pagamento dos servidores, além da deficiência de alguns serviços públicos, entre eles, a assistência de saúde e a segurança pública.
“Tenho visitado os bairros e ouvido as pessoas, tenho conversado com comerciantes e empreendedores, todos reclamam medidas mais enérgicas do poder público”, relata Ivonete.
Por essas razões, neste final de 2017, independente de questões partidárias, conclamo toda classe política, dos meus colegas vereadores aos deputados estaduais e federais, aos Senadores do RN, e principalmente aos nossos governantes (Prefeito Batata e Governador Robson), para que possamos, num esforço concentrado, encontrar soluções.
A investigação da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) que resultou, na terça-feira (05), na prisão em flagrante de Amauri Júnior Siqueira de Souza, 29 anos, e na apreensão de um adolescente, no bairro Nova Esperança, descobriu novas informações sobre a dupla. Os policiais encontraram patrimônio e objetos roubados com vinculação ao suspeito preso e ao menor apreendido.
O patrimônio descoberto foi uma residência localizada na Rua Parque Embu-Guaçu do bairro Nova Esperança. Testemunhas já confirmaram a passagem de Amaury neste novo endereço. Na residência os policiais encontraram um carro que está com a situação de roubado, com a placa clonada.
De acordo com o delegado Odilon Teodósio, Amauri Júnior possui grande probabilidade de ter ligação com dois casais que foram presos por tráfico de drogas pela Polícia Militar, no dia 20 de novembro deste ano, em um condomínio de Parnamirim. As investigações apontam que Amauri possui uma grande atuação no comércio do tráfico de drogas, chegando a movimentar cifras superiores a R$ 1 milhão de reais.
Amauri Júnior responderá por tráfico de drogas, receptação de três veículos, posse ilegal de arma de fogo e corrupção de menor. Ele foi preso e encaminhado ao Sistema Prisional onde aguardará a decisão da Justiça. As investigações continuam para apurar mais informações.