Categorias
Pesquisar
Banner Programa Sidney Silva
Chuvas devem ficar entre 500 e 600 milímetros – (Foto: Sidney Silva)

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte – Emparn, divulgou nesta segunda-feira (22), o prognóstico do inverno para o estado e a previsão é de boas chuvas. “A previsão de permanência do Fenômeno La Niña no Oceano Pacífico pelo menos até meados de 2018, associado com a melhora nas condições da temperatura superficial das águas do Oceano Atlântico sul, indicam uma tendência de chuvas de normal a acima do normal para o período chuvoso no semiárido potiguar, que vai de fevereiro a abril de 2018“, diz o documento.

A Emparn informa ainda que no período mencionado, deve chover em média, de 500mm a 600mm, principalmente nas regiões Oeste e Central. “Essa informação é de extrema importância não só para o seguimento agropecuário, mas também para toda economia do Rio Grande do Norte, já que 93% do território potiguar é semiárido e tem enfrentado nos últimos anos uma seca severa que resultou nos esvaziamento de reservatórios importantes para o abastecimento da população, solo inapropriado para a agricultura e perdas também na pecuária“, destaca.

O documento foi elaborado em Fortaleza/CE durante o Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, promovido pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Além de especialistas da Funceme, participaram do encontro que aconteceu na última semana, estudiosos do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e meteorologistas dos Centros de Meteorologia da região Nordeste.

Pesquisar
WhatsApp
Canal YouTube