Os três mortos no confronto com a Polícia Militar na cidade de Jucurutu, na noite desta quarta-feira (24), foram identificados no Instituto Técnico-Cientifico de Perícia – ITEP.
São eles: Leandro Bezerra, natural de Jardim de Piranhas, de 19 anos, que residia na Rua Francisco Estevam, 46, no Centro de Triunfo Potiguar; Maria Aparecida de Medeiros, de 17 anos, natural de Caicó que residia na Rua Osvaldo Borges da Solva, S/N, Bairro Santa Cecília em Jardim de Piranhas e Maciel Oliveira dos Santos, de 25 anos, natural de Jardim de Piranhas, agricultor, que residia na Rua Quinze de Novembro, nº 5, Bairro do Emboca, na mesma cidade.
O trio estava na casa onde ocorreu o confronto, acompanhados de outros dois homens que conseguiram fugir com destino ignorado.
De acordo com o capitão Ivanildo Henrique Mendonça, que comanda a PM em Jucurutu, o grupo estava sendo monitorado há alguns dias, inclusive, os policiais chegaram a evitar ações criminosas que seriam praticadas por eles no final de semana passado. Na abordagem ao local onde estavam, que era uma casa às margens do rio, eles abriram fogo contra as viaturas e houve o revide.
A Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) prendeu, na manhã desta quinta-feira (25), a advogada Brenda Luanna Martins de Mendonça mediante cumprimento de mandado de prisão preventiva. Ela é suspeita de ser a líder de uma organização criminosa que conseguiu furtar aproximadamente R$ 3 milhões de cofres pertencentes a empresas que são correspondentes bancários. Brenda foi presa pelos policiais civis quando estava em um apartamento de luxo, localizado no bairro de Candelária, em Natal. Os crimes teriam sido aplicados no Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Bahia.
Atendendo pleito da ABERT, o presidente da República em exercício Rodrigo Maia assinou, nesta quinta-feira (25), o decreto que abrirá o prazo de 180 dias para as rádios que ainda operam na faixa AM solicitarem a migração para FM.
O decreto presidencial deverá ser publicado nos próximos dias no Diário Oficial da União. A partir da publicação, quando terá início o prazo legal, as rádios AM de caráter local, regional ou nacional que tiverem interesse na mudança, deverão solicitar ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) a adaptação da outorga para FM.
Das 1.781 rádios AM no Brasil, 1.332 solicitaram a mudança, sendo que 619 já assinaram o aditivo contratual. O novo decreto permitirá, assim, que até 449 emissoras AM possam solicitar a migração. Assim como foi feito na primeira etapa, a ABERT estará à disposição para orientar as emissoras que tiverem interesse na migração sobre as fases do processo.
Marcos Dantas destaca em seu blog que a vereadora caicoense Ivonete Dantas está alertando que a Administração Municipal vem tomando iniciativas que poderá prejudicar uma das maiores riquezas de Caicó, que é a Carne de Sol. A preocupação da vereadora está baseada no provável fechamento do Matadouro Público de Caicó pelos Órgãos de Licenciamento e Controle Ambiental.
“Nosso gabinete recebeu uma informação que o Matadouro Publico Municipal está na iminência de ser embargado pelo Idema-RN, além da aplicação de multa que pode chegar a R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) contra os cofres do Município de Caicó, pela falta de providencias da Administração Publica local. Tomei o cuidado de mandar nossa assessoria verificar, sendo que o fato foi confirmado. Isso é um absurdo! Sabemos que esse assunto ja vem sendo tratado há muito tempo, mas a gestão atual já teve condições de eleger suas prioridades e adotar as providências. Perderam RS 500.000,00 que disponibilizei pra melhorar a feira livre daqui na época que estive Senadora, agora vão deixar fechar as portas do Matadouro por não fazer o que é necessário. Que falta de ação é essa? Está na hora de acordar”, exclamou a vereadora Ivonete.
A vereadora Ivonete Dantas destinou uma emenda individual não impositiva ao orçamento municipal no valor de 25.000, 00 reais para aquisição de aparelho de bisturi para o Centro Cirúrgico do Hospital Regional, em Caicó. O valor foi alocado para a Secretaria Municipal de Saúde.
Em sua justificativa, Ivonete afirma que o novo aparelho vai melhorar o atendimento à população caicoense. “Esse novo equipamento otimizará a qualidade do atendimento, inclusive quanto ao tempo de resolução”, justificou.
A nota de corte para os candidatos a uma vaga no curso de Medicina, no campus Caicó da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é a mais alta para o curso em todo país. A nota mínima para uma das 20 vagas de ampla concorrência era de 881,76 pontos ontem (24), quando foram divulgadas as primeiras médias parciais do Sistema de Seleção Unificada, plataforma que utiliza as notas do Enem para ingresso em universidades públicas. A média, no entanto, pode sofrer alterações até às 23h59 desta sexta-feira (26), prazo máximo para a inscrição dos candidatos. No geral, as instituições do Rio Grande do Norte receberam até as 18h (horário de Brasília) desta quarta-feira (24), 93.841 inscrições no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O resultado do SiSU será divulgado na segunda-feira (29).
No ranking de notas mais altas do Estado, o curso de Direito no campus Caicó da Universidade Federal do rio Grande do Norte ocupa o segundo lugar, com média 802,72. A justificativa para a instituição concentrar médias tão altas é o argumento de inclusão, criado em 2013. Os candidatos da região tem a nota acrescida em 20% para incentivar que estudem no município e não precisem sair após a conclusão do curso.
A média para estudar Medicina pela UFRN em Caicó também é a mais alta para o curso no comparativo com todas as outras instituições do país que aderiram ao Sisu como método de ingresso. Em seguida, está a nota de corte do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), em Belém, onde a pontuação mínima para concorrer a uma das sete vagas de ampla concorrência é 875,56. Depois, o Campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, em Caruaru (841,37).
*Leia a notícia completa da Tribuna do Norte aqui
No Brasil temos três Poderes. São independentes e harmônicos mas, nenhum deles é modelo de perfeição. Têm em comum a ineficiência, a corrupção e o tesouro para mantê-los.
UM MUNDO MAIS LEVE
Por que não podemos tornar o mundo (no sentido de local onde vivemos) num lugar de convívio mais ameno e mais leve?
A realidade que vivenciamos no cotidiano, onde quer que estejamos, coloca diante dos nossos olhos, irmãos mais necessitados do que nós. Saber e ter consciência que podemos ser mais tolerantes com eles e que, além de boa intenção, – que é necessária sim, mas não é tudo – o pouco do que fizermos para minorar o seu sofrimento, será de grande valia e o resultado é ver aquela pessoa um pouco mais feliz.
É com muito prazer que recebo no nosso Blog a participação do amigo, jornalista, César Filho. Ele terá uma coluna no site. Os assuntos abordados são os mais variados.
O jornalista Cesar Filho é de Garanhus/PE, mas, também é de Caicó/RN e atualmente é radicado na cidade de Patos/PB, aonde trabalha na área de educação.
Trabalhou em diversos veículos de comunicação no estado, como jornais e emissoras de rádio.