Conhecida como a competição mais democrática do futebol brasileiro, a Copa do Brasil 2018 começa nesta terça-feira (30). Além do título de destaque nacional, 91 times sonham também com uma vaga na Libertadores do ano que vem.
No estádio Centenário, no Rio Grande do Sul, o Caxias vai receber o Atlético Paranaense. Na Bahia, Vitória da Conquista e Boa Esporte estreiam no torneio, que adota o sistema eliminatório, o famoso mata-mata. Nessa fase da competição, caso os visitantes vençam por dois ou mais gols de diferença, eliminam a partida de volta.
O vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Humberto Martins, negou, no início da noite dessa terça-feira (30), um habeas corpus a Luiz Inácio Lula da Silva. A defesa do ex-presidente entrou com um pedido de habeas corpus preventivo, ainda à tarde, para tentar impedir a possibilidade de prisão de Lula.
Na semana passada, o ex-presidente foi condenado a 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O julgamento foi feito pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em segunda instância.
Na prática, o que os advogados de Lula fizeram foi pedir uma espécie de “superliminar” para anular a decisão do TRF4. Pela Lei da Ficha Limpa, o ex-presidente fica inelegível e impedido de disputar a Presidência da República.
A decisão do ministro Humberto Martins, que está de plantão durante o recesso do STJ, foi dada em caráter liminar, e precisará ser julgada pela Corte depois que o tribunal iniciar o ano letivo, a partir desta quinta-feira. O mérito da questão será avaliado pela 5ª Turma, sob relatoria do ministro Félix Ficher.
Os candidatos não convocados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm até 7 de fevereiro para manifestar no site www.sisu.mec.gov.br o interesse em participar da lista de espera, que será utilizada para preenchimento das vagas remanescentes. O cadastramento e matrícula dos alunos selecionados na primeira chamada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) serão realizados de 5 a 8 de fevereiro em Natal, 6 a 8 em Caicó e de 7 a 8 em Santa Cruz e Currais Novos.
O resultado da segunda chamada será divulgado em 19 de fevereiro, já o cadastramento e matrícula dos selecionados na UFRN ocorrem de 21 a 24 de fevereiro em Natal, 21 a 23 em Caicó e nos dias 22 e 23 em Currais Novos e Santa Cruz. Os horários e locais estão disponíveis no edital do Sisu 2018, onde também constam mais informações sobre o processo. O documento pode ser acessado em www.sisu.ufrn.br
A prefeitura municipal de Caicó está iniciando, nesta quarta-feira (31), o pagamento dos servidores referente ao mês de janeiro de 2018.
Segundo o secretário de Finanças, Francisco Oliveira, nesta quarta-feira recebem os efetivos da Procuradoria, Administração, Finanças, Contabilidade, Tesouraria, Tributação, Planejamento, Infraestrutura, Meio Ambiente, Agricultura, Turismo e Assistência Social.
Ainda essa semana, o pagamento terá continuidade para as secretarias de Saúde e Educação.
“O Município de Caicó tem um acordo judicial para efetuar o pagamento de janeiro até o dia 07 e estamos trabalhando para cumprir dentro dessa previsão”, disse Francisco Oliveira. Ele destacou ainda que em relação ao pagamento dos contratos do pessoal da Saúde, a meta é colocar em dia até o carnaval.
O julgamento popular do paraibano Edilson Teixeira da Silva, que matou o caicoense, Mário Pacífico de Melo, no dia 10 de janeiro de 2015, senta no banco dos réus na cidade de Jardim de Piranhas, aonde o crime foi cometido, nesta quarta-feira (31).
O homicídio aconteceu no no Parque de Vaquejadas de Joãozinho de Joca. Na época, Edilson Texeira, fugiu e foi detido em Mossoró, dias depois do fato.
O Ministério Público denunciou o réu por homicídio triplamente qualificado, pois agiu com vontade de matar, por motivo fútil e mediante recurso que impossibilitou a defesa da vítima. O crime foi praticado com o uso de arma de fogo.
*Réu estava solto:
O juiz auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça, Fábio Ataíde, e o juiz de Execuções Penais da comarca de Nísia Floresta, Francisco Rocha Júnior, receberam na manhã desta terça-feira (30), na sede da CGJ, quatro representantes do Comitê e do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura – órgãos ligados ao Ministério da Justiça – que estão em missão no Rio Grande do Norte para verificar as condições de funcionamento da Penitenciária Estadual de Alcaçuz um ano após a maior rebelião e chacina do sistema prisional potiguar, com a morte de pelos menos 26 presos.
As inscrições para o Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) foram encerradas na última sexta-feira, 26. E, ao final da etapa de candidaturas, o número de inscritos para concorrer às 553 vagas ofertadas pela Secretaria foi acima do esperado pelos organizadores. Foram 3.080 candidatos que se dividirão entre as sete categorias publicadas no edital.
Os cargos com maior procura foram os de técnico em enfermagem, com 1.418 inscritos, e enfermeiro, com 1.063 candidatos. A Sesap vai contratar ainda técnicos em radiologia e em biodiagnóstico, fisioterapeutas, farmacêuticos/bioquímicos e médicos. Esses profissionais atuarão preferencialmente nos hospitais de Natal e região metropolitana pelo período de 12 meses, sendo que o contrato poderá ser prorrogado por igual período.
O processo seletivo será feito, exclusivamente, com base na avaliação de títulos/experiência profissional, feita por uma comissão composta por servidores de cargo efetivo. A divulgação das inscrições válidas será em 17 de fevereiro e o resultado final está agendado para 10 de março, conforme o cronograma do edital nº 001/2018/GS/SESAP/RN.
Para o coordenador de Recursos Humanos da Sesap, Jorge Castro, “é de grande interesse da gestão que esses profissionais sejam lotados e passem a atuar nas unidades o mais rápido possível, tendo em vista a carência de recursos humanos, todavia obedecendo os trâmites de nomeação e posse, necessários para a investidura em cargos públicos”.
Da Tribuna do Norte – A Assembleia Legislativa adiou a sessão extraordinária que estava prevista para acontecer na manhã desta terça-feira (30). O adiamento foi causado pelo protesto dos servidores estaduais, que impediram a entrada dos deputados estaduais e funcionários no Palácio José Augusto. Com isso, os funcionários da ALRN foram liberados do expediente desta terça.
O sub-tenente Fernandes, foi eleito presidente do Caicó Esporte Clube, para o biênio 2018/2019. A eleição aconteceu no sábado, dia 27 de janeiro.
Depois da saída do atacante Daniel Caiçara na véspera do clássico contra o Baraúnas, o Potiguar teve mais uma baixa nesta segunda-feira, 29. O meia Dhiego Lomba pediu para sair, o que foi prontamente atendido.
Dhiego e o clube negociaram a saída. Pela rescisão, o atleta dispensou metade do salário a que tem a receber. Dhiego alegou problemas de ordem familiar, mas informações dão conta que ele estaria fechado com o Itabaiana de Sergipe.
O próximo a sair deverá ser o zagueiro Carlão. O atleta e a diretoria devem conversar nesta terça-feira. O desligamento seria em comum acordo.
Sobre a saída de Daniel Caiçara, o atleta teria discutido com o presidente Benjamim Machado nas vésperas do clássico sobre salário atrasado. O atleta teria se excedido na discussão, pediu desculpas, mas não foram aceitas pelo dirigente. O atacante era titular do time.
Manifestantes contrários a votação do pacote fiscal, batizado de “RN Urgente”, queimaram pneus na manhã desta terça-feira, 30, nas proximidades da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN). As informações são do G1/RN.
A votação de cinco projetos que fazem parte do pacote fiscal está prevista para ocorrer nesta terça na Assembleia. A medida foi apresentada como solução para a crise financeira que afeta as contas públicas. O pacote fiscal é composto de 18 pontos, entres projetos de lei e propostas de emendas.
Os servidores foram impedidos de entrar em outras sessões na AL. No estado, os servidores estão com o 13º salário e a folha de dezembro de parte do funcionalismo só deve ser depositada na próxima terça-feira, 6.
Já o salário de janeiro não tem previsão de ser pago.
Os juízes e servidores das Varas Criminais da Justiça Estadual potiguar devem começar nesta semana o cadastramento dos mandados de prisão e alvarás de soltura no novo Banco Nacional de Monitoramento de Prisões, também chamado de BNMP 2.0, que deve ser alimentado, até maio deste ano, com pelo menos seis mil novas autuações.
A vereadora Ivonete Dantas destinou emendas individuais não impositivas ao orçamento municipal no valor de 350.000, 00 reais para a pavimentação e drenagens de ruas e avenidas no município de Caicó. O valor foi alocado para a secretaria municipal de infraestrutura e serviços urbanos.
Em sua justificativa, Ivonete afirma que a pavimentação vai proporcionar melhor qualidade de via para a população. “São ruas e avenidas que dispõe de um grande tráfego diário de pessoas e de veículos e a pavimentação vai trazer melhorias significativas para a população que reside nessas localidades do município de Caicó“, justificou.
Confira as ruas beneficiadas
Rua Pedro Meira – Bairro Nova Descoberta (por trás da Coacal)
O Governo Federal sugeriu a privatização da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e a federalização da Universidade Estadual do RN (Uern) ao governador Robinson Faria, para redução de despesas do Estado.
De acordo com o Controlador-Geral do Estado, Alexandre Azevedo, as sugestões foram apresentadas na reunião da equipe do Tesouro Nacional com representantes estaduais, na última quinta-feira (25).
O Estado ainda aguarda a finalização do relatório da equipe federal, o qual oficializa a sugestão, para se posicionar sobre o assunto.
*Leia a matéria completa da Tribuna do Norte, aqui
O articulador estadual do Seapac da Diocese de Caicó e membro da diretoria do CBH PPA, José Procópio de Lucena, disse no início desta semana ao Blog Sidney Silva que o açude de Coremas teve até a manhã de segunda-feira (29), um aumento de 54cm em sua lâmina d’água.
O que proporcionou o aumento foram as chuvas ocorridas na bacia da barragem. Os centímetros equivalem a 2.207.370,40 de metros cúbicos.
Nesta segunda-feira, o volume de Coremas era de 23 milhões, 826 mil e 124 metros cúbicos, ou 4,03%.
Até outubro do ano passado, o Brasil já tinha 240 milhões de aparelhos celulares espalhados pelo país, número maior que o da população brasileira, que é de 208 milhões. Por isso, o número de reclamações em relação aos serviços prestados pelas operadoras de telefonia também é grande. Até novembro de 2017, as queixas dentro da Anatel contra esses serviços já somavam 70% do total de reclamações.
Por ano, a Anatel, que é responsável por regular o mercado de telecomunicações no Brasil, recebe 13 milhões de reclamações relacionadas à má prestação de serviços no setor.
O superintendente executivo da Anatel, Carlos Baigorri, esclarece que o consumidor é a parte mais frágil dessa relação, mas que o papel da Agência é manter o equilíbrio e observar o desenvolvimento do mercado. “A Anatel não é um órgão de defesa do consumidor. As agências reguladoras têm o objetivo de promover o mercado de telecomunicações, no caso da Anatel. O consumidor é uma parte do mercado de telecomunicações, a outra parte são as empresas.”
Segundo informações da Anatel, entre as maiores queixas com telefonia está a de erro de cobrança na fatura.
O Facebook divulgou hoje (29), pela primeira vez, seus princípios sobre a privacidade de dados dos usuários e anunciou uma campanha de esclarecimento sobre a política de privacidade da empresa. A iniciativa propõe explicar como a empresa utiliza os dados coletados de seus usuários e como estes internautas podem controlar as informações disponibilizadas em seus perfis.