Pesquisa realizada pelo Instituto Agorasei, em fevereiro deste ano, aponta que o Seridó antigo do Rio Grande do Norte é uma das regiões do Estado com maior fidelidade à Igreja Católica. Segundo dados do trabalho, 81% dos seridoenses entrevistados se declararam fiéis ao catolicismo.
A título de comparação, o Censo 2010 do IBGE mostrou que no Brasil o número de católicos no País correspondia a 64,6% naquele ano. Dados mais recentes, de uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, revela que em 2017 o percentual seria de apenas 52%.
Ainda de acordo com a pesquisa Agorasei, 11,4% dos entrevistados disseram ser evangélicos; 1,2% de outras religiões; 5,8% declararam não seguir nenhuma religião e apenas 0,3% afirmaram ser ateus. Aqueles que preferiram não responder à pergunta somaram 0,3%.
A pesquisa ouviu 1.200 pessoas, com idade igual e superior aos 16 anos, nas 24 cidades do Seridó antigo. Acari, Bodó, Caicó, Carnaúba dos Dantas, Cerro-Corá, Cruzeta, Currais Novos, Equador, Florânia, Ipueira, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, Jucurutu, Lagoa Nova, Ouro Branco, Parelhas, Santana do Seridó, São Fernando, São João do Sabugi, São José do Seridó, São Vicente, Serra Negra do Norte, Tenente Laurentino Cruz e Timbaúba dos Batistas foram os municípios pesquisados.
O trabalho foi realizado entre os dias 18 e 23 de fevereiro deste ano e ouviu 1.200 entrevistados, nas zonas urbana e rural dos 24 municípios pesquisados. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 2.8 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra.
*Fonte: Blog do Marcos Dantas