De 18 a 23 de março acontece em Brasília (DF) o 8º Fórum Mundial da Água, com o objetivo de conhecer ideias e debater ações que possam ser aplicadas na proteção dos recursos hídricos do País. É a primeira vez que um país do Hemisfério Sul recebe o evento.
No evento, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu está representado pelo seu presidente, Paulo Varella e o 2º secretário, José Procópio de Lucena. Ambos terão atuação de destaque no evento. Paulo já integrou neste domingo (18), a mesa principal de uma roda de conversa, sobre a crise hídrica na Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu. “Na roda de conversa, abordei a natureza das crises e como o sistema de recursos hídricos respondeu aos desafios da maior seca da história recente. Em especial qual foi o papel dos Comitês de Bacia. Comentei sobre a experiência vivida na Bacia do Piancó, Piranhas, Açú e o papel do Comitê, na liderança desse processo, e as lições aprendidas no período de 2011/2017”, explicou Paulo.
Já Procópio Lucena também fará, durante o evento duas exposições na Vila Cidadão, em todas de diálogos. Uma sobre a Gestão Participativa das Águas e o papel dos organismos de Bacia, e a outra sobre Intercâmbio de Experiências entre Organismos de Bacia. “Farei uma conexão com a crise hídrica na bacia hidrográfica do rio Piancó-Piranhas-Açu durante esses 06 anos de inverno irregulares e o papel do comitê nas ações construídas de forma participativa pelo sistema de gerenciamento dos recursos hídricos para enfrentar esse enorme, conflituoso e complexo desafio”, resumiu Procópio.