A vereadora Ivonete Dantas solicitou ao município de Caicó que seja feita a restauração de pavimentação no cruzamento da rua Francisco Assis de Medeiros com a rua Francisco Dantas Medeiros, localizado no Bairro Castelo Branco, em Caicó. A solicitação foi feita na sessão de hoje segunda-feira (16) e será encaminhada, através de ofício, ao município de Caicó.
Em sua justificativa, Ivonete mostrou a necessidade do serviço de restauração da pavimentação. “O cruzamento afundou devido as chuvas na nossa cidade. Com isso, tráfego de veículos no bairro está totalmente prejudicado, por isso os moradores nos procuraram para reclamar e cobrar providências”, justificou.
No acumulado de chuvas registradas durante o fim de semana, o destaque foi para a região Central Potiguar. No município de Timbaúba do Batistas, o acumulado de sexta (13) até hoje (16), chegou a 206 milímetros e em Caicó 191.7mm. Ao todo, dos 177 postos monitorados diariamente foram registradas boas chuvas em 111, especialmente, nas mesorregiões Central, Agreste e Oeste. Em todas as regiões do RN as precipitações contribuíram para elevar o nível dos açudes e barragens.
Na região Oeste choveu forte em Martins, 100mm; Serrinha dos Pintos, 86mm; Jucurutu, 73,2mm e ainda em Patu, Messias Targino, Upanema, João Dias e Frutuoso Gomes.
Na mesorregião Central choveu em Caicó, com três registros, sendo um de 191,1mm, no Açude Itans.; 126mm, no Açude Mundo Novo, na Estação Experimental da EMPARN e o terceiro de 185,3mm, na Emater. Choveu ainda em São João do Sabugi, 180mm; Cerro Corá, 135,4mm e, também nos municípios de Serra Negra do Norte, Equador, Cruzeta, entre outros.
No Agreste e Leste do Estado o acumulado mais significativo foi em São Tomé, com 139,4mm e Santa Maria, 69mm. Choveu ainda em Senador Georgino Avelino, 75,6mm; Extremoz, 55,1mm e Parnamirim, 54,7mm.
O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – Dnocs, informou na manhã desta segunda-feira (16), ao Blog Sidney Silva, que o açude Itans está com 7 milhões e 105 mil metros cúbicos de água, o equivalente a 8,69% de sua capacidade.
No final de semana, entre sexta (14) e segunda (16), o reservatório tomou 1 metro e 30 centímetros de água e está faltando 11 metros e 79 centímetros para sangrar.
O Dnocs também informou que houve uma variação do volume morto, antes era quando chegava aos 4 milhões e 800 mil metros cúbicos e atualmente, quando atinge 6 milhões e 750 mil metros cúbicos.
Durante o ano de 2018, o Itans tomou 5 metros e 55 centímetros de água.