O esgoto de Natal está sendo despejado pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) sem o devido tratamento ou até mesmo in natura no rio Potengi. É o que apontam resultados laboratoriais elaborados pela UFRN e pela Funcern, e vistorias técnicas feitas pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e pelo Idema nas oito Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) da cidade.
Até mesmo na ETE do Baldo, inaugurada em 2011 ao custo de mais de R$ 80 milhões, foi flagrado em abril deste ano o lançamento de esgoto bruto para o rio sem passar antes pelo sistema de tratamento. Diante desses fatos, o MPRN pediu à Justiça potiguar que nomeie interventor para atuar na Caern.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) aprovou, à unanimidade, de votos, e com parecer favorável da Procuradoria Regional Eleitoral (PGE), a solicitação encaminhada pelos juízes eleitorais de 39 das 69 Zonas Eleitorais, no sentido de que haja pedido de requisição de Forças Federais junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para atuação em 97 dos 167 municípios do Rio Grande do Norte no primeiro turno das eleições gerais, dia 7 de outubro deste ano.
No Seridó, as zona eleitorais que fizeram o pedido, foram:
No salão nobre da antiga prefeitura de Caicó, dia 27 (sexta-feira), das 16 às 19 horas, serão autografados pelos autores, três livros.
Um livro de poesia de Muirakytan Macêdo, intitulado Mar Interior, que se dedica à cenas do cotidiano, à própria linguagem, à paisagem social e íntima, já foi lançado em Natal com sucesso em Natal pela Editora Flor do Sal. Custa 30 reais.
Um segundo livro de análise fílmica e histórica, intitulado “Boi de Prata: a estreia do sertão do Seridó no cinema terceiro-mundista brasileiro”. A autora Flávia Assaf, mestre em história, narra a história desse filme rodado em Caicó na década de 1970. O livro também já foi lançado com muito sucesso em Natal. É também publicado pela Editora Flor do Sal. Custa 40 reais.
O terceiro livro é uma produção coletiva, intitulado “Comida da Terra: notas sobre o sistema alimentar do Seridó”, pesquisado e escrito a quatro mãos por Julie Cavignac, Muirakytan Macêdo, Danycelle Silva e Maria Isabel Dantas. A edição faz uma análise histórica e antropológica da alimentação tradicional da região do Seridó. O livro é publicado pela Editora Sebo Vermelho. Custa 30 reais.
O Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana de Caicó, vai receber festas a partir desta quarta-feira (25), festividades com atrações musicais.
No local, está montada estrutura de camarote, palco e iluminação, além de bares, restaurantes e parques de diversão para as crianças.
Confira a programação de bandas da Ilha:
Quarta (25)