O Procurador Geral de Caicó, Pedro Rocha, emitiu nota em nome da Prefeitura, sobre a operação tubérculo que foi deflagrada pelo Ministério Público nesta terça-feira (14).
Confira:
A Prefeitura Municipal de Caicó recebe com surpresa a notícia da prisão preventiva do Prefeito Robson de Araújo e busca nesse momento concentrar todos os seus esforços na garantia do pleno funcionamento da máquina pública, sem prejuízo à população.
Permanecemos ainda à disposição do Poder Judiciário e do Ministério Público para colaborar com o pleno esclarecimento dos fatos investigados, enquanto aguardamos eventuais determinações judiciais e a investidura do vice-prefeito na chefia do executivo municipal para garantir continuidade aos projetos e serviços públicos necessários.
Uma operação do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) prendeu nesta terça-feira (14) o prefeito de Caicó, um vereador da cidade e ainda um lobista suspeitos de corrupção ativa e passiva, associação criminosa, tráfico de influência, lavagem de dinheiro e dispensa indevida de licitação. A operação Tubérculo cumpriu três mandados de prisão, e outros seis mandados de busca e apreensão na cidade seridoense e em Natal. Além de presos preventivamente, o prefeito Robson de Araújo e o vereador Raimundo Inácio Filho foram afastados dos cargos. O lobista Edvaldo Pessoa de Farias teve prisão temporária decretada.
A operação Tubérculo é desdobramento das operações Cidade Luz, deflagrada em julho de 2017 e que desvendou um esquema criminoso instalado na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Natal através da constituição de cartel entre empresas pernambucanas que prestavam serviços de iluminação pública na cidade; e Blackout, realizada em agosto do mesmo ano e que apurou superfaturamento e pagamento de propina para manutenção do contrato de iluminação pública em Caicó.
Ao todo, 12 promotores de Justiça, 22 servidores do MPRN e 28 policiais militares participaram da operação Tubérculo. Os gabinetes do prefeito e do vereador foram alvos dos mandados de busca e apreensão.
“Lâmpadas”
O vice-prefeito Marcos José, ou Marcos do Manhoso, como também é conhecido, vai ser empossado como prefeito de Caicó, nesta terça-feira (14).
Com a prisão e afastamento de Batata, na operação Tubérculo, do Ministério Público, é determinado que Marcos assuma o comando do Executivo.
A vaga do vereador Lobão, quem vai assumir, é Edna Santiago, suplente.
O Blog Sidney Silva, conseguiu informações de fontes dando conta de detalhes que levaram a decretação da operação Tubérculo. Uma delas envolve a última eleição para mesa diretora da Câmara Municipal de Caicó. O vereador, Raimundo Inácio Filho (MDB), teria oferecido dinheiro aos colegas de Câmara, Zaqueu Fernandes e Rosângela Maria, na última eleição para a presidência da casa ocorrida no ano passado.
Zaqueu teria gravado a conversa aonde Lobão fez a oferta.
Segundo a fonte, outra negociação teria envolvido o prefeito que ofereceu vantagens para que não votassem a cassação dele na Cei da Cosip, que foi concluída e não teve parecer nesse sentido. O prefeito teria oferecido cargos e ao vereador Diogo Silva, 3 mil reais por mês e cinco cargos na gestão.
Uma operação do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) prendeu nesta terça-feira (14) o prefeito de Caicó, um vereador da cidade e ainda um lobista suspeitos de corrupção ativa e passiva, associação criminosa, tráfico de influência, lavagem de dinheiro e dispensa indevida de licitação.
A operação Tubérculo cumpriu três mandados de prisão, e outros seis mandados de busca e apreensão na cidade seridoense e em Natal. Além de presos preventivamente, o prefeito Robson de Araújo e o vereador Raimundo Inácio Filho foram afastados dos cargos. O lobista Edvaldo Pessoa de Farias teve prisão temporária decretada.
A operação Tubérculo é desdobramento das operações Cidade Luz e Blackout. Ao todo, 12 promotores de Justiça, 22 servidores do MPRN e 28 policiais militares participaram da operação Tubérculo. Os gabinetes do prefeito e do vereador foram alvos dos mandados de busca e apreensão.
Uma operação do Ministério Público está em andamento na cidade de Caicó, desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (14). A informação foi confirmada por fonte do Blog Sidney Silva.
Ação aconteceu com três alvos, sendo dois deles na casa do vereador Raimundo Inácio Filho (Lobão), do MDB, além da própria Câmara Municipal. O terceiro alvo, nós ainda não identificamos.
*aguardem novas informações…