A Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, confirmou que a bandeira tarifária que vai ser aplicada nas contas de luz em novembro será a amarela. Com isso, o cidadão vai ter uma redução na cobrança, já que nos cinco meses anteriores a bandeira estava vermelha.
De acordo com a Aneel, a justificativa para a diminuição na cobrança está no início do período de chuvas. Mesmo que os reservatórios ainda estejam com níveis reduzidos, a agência acredita que com o início da estação chuvosa, vai ter uma elevação gradual no nível de produção de energia pelas usinas hidrelétricas.
Agora, em novembro, cada 100 kWh (quilowatts-hora) vai custar R$ 1. Só para ter uma ideia, nos meses anteriores estávamos pagando R$ 5 a cada 100 kWh (quilowatts-hora).
Independentemente de nós termos esta redução na cobrança, é sempre importante economizar. Você pode fazer isso tomando banhos mais rápidos, optando por uma temperatura morna ou fria. Outra sugestão é tentar diminuir o uso do ar-condicionado, e quando você for usar, é importante não esquecer de fechar as portas e janelas.
Outro eletrodoméstico que gasta bastante energia é a geladeira. Então é importante que o consumidor fique atento ao tempo em que a porta da geladeira fica aberta e que nunca se coloquem alimentos quentes dentro dela.
O ferro é outro vilão, então a dica é juntar as roupas para serem passadas de uma só vez e não deixar ele ligado por muito tempo. Além disso, se você for se ausentar de casa por um longo período, o mais indicado é tirar os aparelhos da tomada.