Reduzir ou até mesmo acabar com irregularidades nas licitações públicas, como a manipulação de editais, a falta de transparência, o direcionamento de resultados, o fracionamento indevido, a formação de cartel entre os participantes e muitas outras modalidades de fraudes. Esse é o objetivo da recomendação que o Ministério Público Federal (MPF) emitiu a vários municípios potiguares.
O documento é parte de uma mobilização nacional do MPF e, no Rio Grande do Norte, o procurador da República Felipe Siman já as enviou às prefeituras de Ceará-Mirim, Maxaranguape, Rio do Fogo, Touros, São Miguel do Gostoso, Pedra Grande, São Bento do Norte, Caiçara do Norte, Parazinho, Jandaíra, Pedra Preta, Jardim de Angicos, João Câmara, Bento Fernandes, Poço Branco, Taipu e Ielmo Marinho.
Agentes da Delegacia Municipal de Ceará Mirim deram cumprimento, na manhã desta terça-feira (08), a um mandado de prisão em desfavor de Felipe dos Santos Carvalho, 25 anos. O suspeito foi preso no distrito de Oitizeiro, zona rural da cidade. No momento da abordagem, os policiais apreenderam uma trouxinha de maconha em sua residência.
Policiais civis da Delegacia Municipal de Umarizal prenderam Cleberton Arruda de França, conhecido por Iuri, na manhã desta terça-feira (08). Ele foi detido em cumprimento a mandado de prisão expedido pela comarca de Umarizal. Investigações da Operação Armagedon, deflagrada pela Polícia Civil no mês de setembro de 2017, revelaram que Cleberton é integrante de uma facção criminosa com atuação nacional e seria considerado uma das lideranças regionais da organização criminosa.
Uma operação realizada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), com apoio da Polícia Militar, resultou na prisão de 21 integrantes de uma facção criminosa. O grupo participava de uma reunião em uma residência localizada no bairro Manoel Deodato, na cidade de Pau dos Ferros. A ação aconteceu na tarde desta terça-feira (8).
Entre os 21 detidos, estavam chefes do grupo no Estado. Todos foram levados à Delegacia de Polícia para terem sido autuados em flagrante por integrar organização criminosa. Houve ainda apreensão de celulares e de drogas (maconha e cocaína).
Na manhã, desta terça-feira (08), a nova delegada-geral da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, Ana Cláudia Saraiva Gomes foi empossada pela governadora do Estado, Fátima Bezerra. Na mesma solenidade, que aconteceu na Escola de Governo, também foram empossados os novos diretores da Polícia Civil do RN.
Diversas autoridades do Estado participaram da cerimônia. A mesa da cerimônia foi composta pela governadora do Estado, Fátima Bezerra; pelo vice-governador do Estado, Antenor Roberto Soares de Medeiros; pelo secretário da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), Francisco Canindé de Araújo Silva; pela ex-delegada-geral da Polícia Civil, Adriana Shirley; pela secretária de Justiça e Cidadania (SEJUC), Arméli Brenand; pelo representante da Procuradoria-Geral de Justiça, o promotor Leonardo Nagashima; pelo presidente da OAB, Aldo Medeiros Lima Filho; pela representante da Câmara de Vereadores de Natal, vereadora Nina Souza; pela superintendente da Polícia Federal, Tânia Maria Mattos Ferreira Fogaça ; pelo defensor-geral do Estado, Marcos Vínicius Soares Alves e pelo comandante da Guarda Municipal de Natal, Alberfran Câmara Grilo. A solenidade também contou com a presença de delegados, agentes e escrivães da Polícia Civil.
Os Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte decidiram que, a partir de sábado (12), somente serviços essenciais serão realizados. A categoria cobra o pagamento do salário de dezembro e do 13° de 2018.
A presidente do Sindicato que representa a categoria, Vilma Batista, explica que os Agentes chegaram ao limite. “O Estado não tem feito o pagamento de uma verba que é alimentícia. E por isso a categoria tem passado necessidades básicas, sem dinheiro para alimentação e transporte. Então, não temos condições de manter a normalidade dos serviços“.
Os Agentes Penitenciários se reuniram em Assembleia Geral, na tarde desta terça-feira (8), e deliberaram por iniciar a Operação Padrão no sábado.
“A partir da zero hora do sábado, somente serviços essenciais serão realizados, como fornecimento da alimentação dos presos, cumprimento de alvará de soltura e atendimento médico emergencial”, explicou Vilma Batista.
Na manhã, desta terça-feira (08), a equipe de policiais civis da Delegacia Municipal de Tangará apreendeu um adolescente de 15 anos, suspeito de ter participado do latrocínio do motorista de aplicativo, Gilberto Bezerra, 70 anos. O motorista foi morto no dia 29 de dezembro de 2018.
No dia 31 de dezembro, a Polícia Civil com apoio da Polícia Militar já havia prendido em flagrante, Marcos Paulo Coelho Vilela, 21 anos e Kleydson Victor de Oliveira, 19 anos. “Nesta terça-feira (08), nós conseguimos cumprir o mandado de apreensão contra o adolescente, que estava na casa de parentes, em São Gonçalo do Amarante. Durante a investigação feita pela Polícia Civil de Tangará ficou claro o envolvimento do adolescente com os dois suspeitos que já haviam sido presos. O adolescente estava com a dupla no momento do latrocínio, apesar de não ter efetuado disparos”, declarou o delegado de Tangará, Valério Kurten.
Aconteceu na manhã desta segunda-feira (07/01) a posse dos jovens aprendizes inseridos no Programa Jovem Aprendiz, curso de Aprendiz em Assistente Administrativo. O programa é desenvolvido pelas Aldeias Infantis SOS em parceria com Centro Educacional Dom Bosco, integrante da Rede Salesiana do Brasil. O jovens vão desenvolver suas atividades práticas na sede da Caern, em Caicó, nas funções administrativas.
“Temos uma atuação bastante importante no foco com a criança e com o adolescente. Essa parte da aprendizagem estamos desenvolvendo a mais de três anos dentro de um programa que temos o acolhimento e o fortalecimento familiar. É aí que está ancorado o programa de aprendizagem, que é uma política pública importantíssima, pois oportuniza ao adolescente uma formação e preparação para inserção no mercado de trabalho. Com certeza, ações dessa natureza integram o enfrentamento ao trabalho infantil”, destacou Santiago Júnior, gestor das Aldeias.
Sobre a parceria com o Centro Educacional Dom Bosco, Santiago Júnior, disse que “é uma parceria extremamente importante para o nosso trabalho. O Centro Dom Bosco tem uma trajetória de muito respeito e credibilidade e integra a Rede Salesiana do Brasil. Por isso, temos ampliado e potencializado essa capacidade de atendimento para um número maior de jovens com vistas a inserção dos jovens da nossa cidade”, explicou.
Os vereadores que compõem a Comissão Processante que apurar denúncias contra o vereador Lobão Filho, se reuniram, mas, não para ouvir o Edil.
Os membros decidiram adiar o depoimento de Lobão por causa da mudança da mudança na relatoria. O vereador, Erinaldo Lino, através de sorteio, foi escolhido para o cargo.
De acordo com o que foi apurado pelo Blog Sidney Silva, o vereador precisariam de tempo para se inteirar do procedimentos adotados até aqui pela comissão.
Ainda não foi marcada a data para que Lobão seja ouvido.
O prefeito afastado, Robson de Araújo Batata (PSDB), foi intimado pelos vereadores da Comissão Processante instalada na Câmara para apurar supostas irregularidades praticadas por ele.
De acordo com o vereador Alisson Jackson, disse que a intimação aconteceu em sua casa, endereço em que ele disse onde seria encontrado. A audiência para ouvi-lo está marcada para acontecer na próxima quinta-feira, dia 10 de Janeiro, na sede da Subsecção da OAB em Caicó.