A partir da noite desta terça-feira (5), os principais times brasileiros deixam os estaduais em segundo plano e voltam as atenções para torneios nacionais e internacionais.
Pela principal competição das Américas, tem estreia de time brasileiro na primeira fase da pré-Libertadores. Em Montevidéu, o Galo enfrenta o Danubio, que ocupa apenas a décima colocação no campeonato uruguaio. O jogo será disputado no estádio Luis Franzini, casa do Defensor. A partida de volta acontece na semana que vem, no Independência. Vale lembrar que o gol fora de casa já vale como critério de desempate nesta fase da competição.
Na Sul-Americana, a Chape inicia sua caminhada por mais um título internacional diante do desconhecido Unión La Calera, do Chile. A temporada no futebol chileno ainda não começou, mas o rival do time catarinense passa por um momento conturbado nos bastidores. A torcida ficou insatisfeita com a mudança do escudo e exige que a diretoria volte atrás na decisão. Caso a alteração seja mantida, os torcedores prometem jogar bombas no estádio Nicolás Chahuán até que a partida seja adiada. Esta é a primeira vez que o Unión La Calera disputa uma competição continental.
A bola também vai rolar na Copa do Brasil, torneio mais valioso da América Latina. Em 2019, a competição vai distribuir mais de R$ 278 milhões em premiação. Quem estreia nesta terça é o Fluminense, que pega o o River do Piauí, em Teresina. O regulamento é o mesmo do ano passado e prevê apenas uma partida, com vantagem do empate para o time visitante. Nesta fase, não há jogo de volta.
Danubio e Galo se enfrentam a partir das sete e quinze, enquanto Unión Calera e Chape e River e Fluminense se enfrentam às nove e meia da noite, horário de Brasília.