O Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, João Maria Cavalcanti, assinou, ontem (07), a ordem de serviço para o início dos estudos e elaboração do Projeto de recuperação da Barragem de Passagem das Traíras, no município de São José do Seridó. O Documento foi publicado hoje (07) no Diário oficial do Estado (DOE).
“Conforme prometido na visita técnica que fiz, semana passada, a Governadora Fátima Bezerra tomou providências e conseguiu empenhar os R$ 575 mil do tesouro estadual, que serão investidos nessa ação. Recuperar reservatórios é uma prioridade dela nesse início de gestão” frisou João Maria.
Os serviços contratados incluem o levantamento da situação ambiental, estudos hidrológicos, estudos topográficos, levantamento das áreas danificadas, estudos de campo para qualificar a intervenção, entre outros.
Os recursos serão liberados conforme a execução do cronograma físico-financeiro, prevista para ser concluída no mês de maio. A empresa contratada é a Aqualtool Consultoria, do Ceará.
Em sua primeira participação na Copa do Brasil, o Santa Cruz de Natal fez bonito e conquistou a classificação à segunda fase da competição. O Tricolor venceu o Tupi-MG por 1 a 0, com gol do lateral-direito Dênis, ao 24 minutos do primeiro tempo, que garantiu o resultado histórico para a equipe potiguar. O duelo aconteceu na noite desta quarta-feira (6), na Arena das Dunas, em Natal.
Com um primeiro tempo repleto de chances, o Santa Cruz balançou a rede adversária com Dênis e controlou o jogo. Na etapa final, o Tricolor manteve a posse de bola e boas oportunidades em campo, mas a partida acabou com o mesmo placar.
A equipe de Natal agora espera adversário para a segunda fase, que sairá do vencedor do duelo entre Rio Branco-AC e Bahia, que acontece nesta quinta-feira (7).
Na noite desta quarta-feira (6), o Potiguar venceu o ABC por 3 a 2, em jogo atrasado da quinta rodada da Copa Cidade do Natal. O confronto teve duas viradas a favor do Time Macho, que balançou a rede do Alvinegro com os gols de Jefinho, nos acréscimos do primeiro tempo, e aos 16 do segundo tempo, com Vinícius marcando o terceiro gol da equipe mossoroense, aos 43 minutos da etapa final. O ABC marcou com Neto e Xavier.
Mesmo com a derrota, o ABC se mantém na liderança, com 12 pontos. Já o Potiguar chegou aos seis pontos e pula para a quarta posição. No entanto, o clube ainda aguarda recurso no Tribunal de Justiça Desportiva, no caso da escalação irregular do jogador Sávio.
Na última rodada do primeiro turno, o ABC joga contra o Força e Luz no Frasqueirão, enquanto o Potiguar joga no Nogueirão contra o Santa Cruz de Natal. Os dois jogos estão marcados para o próximo domingo (10), às 16h.
FNF
Marcos Dantas divulgou em seu blog que de segunda-feira para hoje (06) a Câmara Municipal de Caicó já mudou de presidente por três vezes. Na segunda renunciou Zé Filho, empossado no início de Janeiro. Ele alegou problemas de saúde na Família. Com sua saída, a primeira vice-presidente, Rosângela Maria assumiu a presidência da Casa.
Não demorou muito, e Rosângela também renunciou ao cargo que exercia na mesa diretora, e eis que a Câmara Municipal passa a ser presidida pelo segundo vice-presidente, Zaqueu Fernandes, até que sejam realizadas novas eleições.
A Polícia Ambiental já dispõem de um lugar para depositar os paredões de som que forem apreendidos durante o carnaval de Caicó.
A informação foi divulgada pelo Tenente Rafael Vitor Targino, que comanda a pelotão da Cipam. “A Prefeitura disponibilizou o terreno da Secretaria de Meio Ambiente, que fica ao lado do 6º BPM, no Bairro Paraíba, para que serem depositados os equipamentos apreendidos”, disse.
O oficial confirmou que a fiscalização do som alto durante o carnaval, vai ser intensificada, haja vista a grande quantidade de denúncias que chegam a Central de Rádio da Polícia.
Nas reuniões que ocorreram em Caicó nas últimas semanas para discutir sobre o carnaval, ficou acertado que no trecho da Avenida Coronel Martiniano até a Farmácia Central na Avenida Seridó, não será permitido que sejam instalados paredões.
Nos demais locais, os equipamentos podem ser instalados desde que acordado com a organização do evento do evento.
A Polícia Rodoviária Federal, foi uma das instituições que fez o apelo pela retirada dos paredões do trecho da BR 427 que é usado como percurso para os blocos carnavalescos.
Nos próximos dias ainda deve ocorrer reunião da Polícia com o Ministério Público para tratar sobre a poluição sonora e o uso de calçadas e outros espaços.