O Prefeito Batata Araújo, em entrevista à imprensa nesta segunda-feira (18), falou sobre o processo que responde desde a deflagração da Operação Tubérculo, do Ministério Público, em agosto de 2018, que culminou com a sua prisão e afastamento por 180 dias. Em meio as respostas, fez questão de frisar que Roberto Germano, seu antecessor, foi preso e responde a processo por suposto recebimento de propina no valor de 300 mil reais.
“Roberto Germano foi preso acusado de receber 300 mil reais de propina. Ele deveria estar preso, segundo o Ministério Público. Durante o processo, nós vamos mostrar o que foi que aconteceu. Ele foi preso acusado de receber 300 mil. Qual a minha acusação, 70 mil? Porque ele não está preso? Porque eu deveria estar?“, pergunta.
Indagado sobre uma das conversas entre Batata e outra pessoa que consta no processo, ele diz que “nós vamos mostrar durante o processo o que foi que aconteceu. Eu posso lhe garantir que não foi pro meu bolso. Isso aí eu posso garantir com toda a certeza. Até porque, no final da conversa, ela diz mais ou menos assim: vai ter carnaval, não se preocupe“.
Novamente, Batata Araújo mencionando Roberto Germano: “É bom que se diga: de 300 para 70 mil, a diferença é grande. Porque eu tenho que estar preso e Roberto, não?“
Nesta segunda-feira (18), o Prefeito de Caicó, Batata Araújo, ao final da sessão em que leu a mensagem anual na Câmara de Vereadores, foi entrevistado e falou sobre sua situação na investigação do Ministério Público que culminou com a deflagração da Operação Tubérculo, em agosto de 2018.
Ele disse que não foi afastado por questão de pagamento de propina. “Isso aconteceu porque a Justiça e o Ministério Público entenderam que a gente (ele e Lobão) poderíamos atrapalhar o andamento de uma CPI que já estava paralisada“, disse e comentou ainda sobre o áudio da conversa entre Lobão e o vereador Zaqueu Fernandes. “Tem um áudio que eu não autorizei ninguém a falar por mim“.
Na mesma fala, ele criticou a Comissão que estava instalada para apurar as denúncias feitas pelo Ministério Público, contra ele e Lobão. “A Câmara não pode em 90 dias, no meu entendimento, julgar um processo que pode se arrastar por anos“, afirmou.
O prefeito Batata lembrou, como exemplo, o ex-prefeito de Caicó, Nilson Dias. Ele comentou que o ex-gestor foi afastado e respondeu a dezenas de processos. “Ao longo dos anos, esses processos foram arquivados. Então, eu acho que o tempo dirá tudo“, disse.
Com um discurso de reconstrução o prefeito Robson de Araújo, “Batata”, fez a leitura da sua mensagem anual na tarde desta segunda-feira (18), na Câmara de Vereadores de Caicó.
O prefeito abriu seu discurso pedindo diálogo entre os poderes que compõe a administração municipal (Legislativo, Executivo e o povo caicoense). Deixando de lado as divergências políticas partidárias, para que possa enfrentar as dificuldades e construir uma cidade melhor.
Para 2019, a gestão pretende dentro dos meios possíveis, intensificar ações prioritárias voltadas para a educação, saúde, infraestrutura e outros setores que precisam avançar.
O gestor ainda falou sobre a importância de manter o equilíbrio das finanças para que os compromissos possam ser honrados e seja mantido o funcionamento de todos os serviços essenciais à população.
Ao longo desse período, o SINDSERV garantiu a busca e ampliação dos direitos dos servidores públicos do município de Caicó, além de um protagonismo regional e estadual, através do apoio ao surgimento de novos sindicatos em municípios como Jucurutu, Acari, São João do Sabugi e Cruzeta, bem como uma atuação importante junto às centrais sindicais.
Ao adotar essa agenda de lutas em prol dos servidores, o SINDSERV teve atuação decisiva na melhoria dos salários dos servidores de Caicó, que até o ano de 1999 era considerado um dos piores da região, além de conquistas importantes como o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores e do magistério, a incorporação dos agentes comunitários de saúde e a melhoria gradativa nas condições de trabalho.
O SINDSERV ainda possui um leque de agenda de luta voltado para questão de gênero, a defesa do direito das mulheres, da juventude e das minorias. São lutas que fazem parte de uma perspectiva da busca de uma sociedade com mais justiça social, igualdade e solidariedade de classes.
A renovação das lideranças sindicais também é um propósito da luta do SINDSERV, dentro da perspectiva de que o movimento se renove e amplie a fronteira das suas lutas, envolvendo e conscientizando os servidores municipais sobre a importância de um Sindicato Forte e atuante e que atue diretamente na articulação política e discussão com os gestores municipais.
O Vasco venceu o Fluminense por 1 a 0 neste domingo (17), gol de Danilo Barcelos e conquistou a Taça Guanabara com 100% de aproveitamento. Foram sete jogos e sete vitórias do Gigante da Colina. Com o resultado, o Cruzmaltino garantiu vaga na semifinal do Campeonato Carioca.
O próximo compromisso do Vasco será nesta quarta-feira (20), diante do Serra-ES, no Estádio Kleber Andrade, pela segunda fase da Copa do Brasil.
O Rio Grande do Norte recebeu neste sábado (12) um grupo de 12 venezuelanos inscritos no programa de interiorização dos imigrantes que estão solicitando refúgio país. As três famílias, compostas por cinco adultos e sete crianças, fazem parte da terceira leva que chega ao estado. Os primeiros participantes do programa desembarcaram em outubro do ano passado no estado. Eles foram acolhidos em Caicó, na região Seridó potiguar.
O novo grupo chegou a Natal em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) por volta das 10h20 e foi levado a Caicó pelas equipes do 1º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército, chegando ao município por volta das 15h30, sendo acolhidos no abrigo da organização humanitária internacional ‘Aldeias Infantis SOS’, que faz parte do programa.
De acordo com Francisco Santiago Júnior, coordenador do abrigo e gestor do programa no estado, o grupo entrou em vagas abertas pela saída de outros venezuelanos, que já alcançaram autonomia, através do trabalho, e conseguiram deixar o abrigo.
“À medida que aqueles que chegaram antes vão encontrando uma condição de autonomia, de oportunidades de interiorização, eles são desligados do programa, vão dar seguimento à sua vida e novos grupos virão“, diz.
O presidente Jair Bolsonaro afirmou neste sábado (16) em sua conta no Twitter, que o projeto de lei anticrime será apresentado ao Congresso Nacional na próxima terça-feira (19).
Segundo a publicação do presidente, o Projeto de Lei (PL) foi elaborado pelo ministro Sérgio Moro e “visa endurecer as penas contra assassinos, líderes de gangues e corruptos”. O texto propõe medidas contra corrupção, crimes violentos e crime organizado. Para Moro, esses problemas que caminham juntos e possuem um elo de ligação, portanto, precisam ser combatidos.
Entre os itens da proposição, estão a prisão de condenados em segunda instância e a punição mais rigorosa para aqueles condenados por corrupção ou peculato. Segundo Moro, o projeto anticrime é simples e interessa a toda a sociedade brasileira.
Nesta semana, Moro afirmou que o governo estava apenas aguardando o retorno de Bolsonaro às atividades normais, já que o presidente passou 17 dias hospitalizado em São Paulo e voltou somente na última quarta-feira (13) a Brasília.
Nesta segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019, inicia-se mais um ano letivo no município de Caicó. A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes dá as boas – vindas aos alunos, professores, funcionários, pais e toda a equipe que compõe a Educação de Caicó.
“Assumimos o compromisso de tornar a Educação do nosso município cada vez melhor, e contamos com a participação de todos: gestores, professores, funcionários, equipe pedagógica, acreditando que juntos alcançaremos nossos objetivos. A todos um bom ano letivo”, diz a secretária municipal de Educação, Cultura e Esportes, Lucineide de Araújo.