O secretário da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), coronel Araújo, participa na manhã desta terça-feira (19), de um encontro com o Ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sérgio Moro, na sede do Ministério, em Brasília.
Em pauta está o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), as propostas e boas práticas em tecnologia e inovação na segurança pública, o Fundo Nacional de Segurança Pública e regras de distribuição dos recursos, além da padronização dos dados estatísticos do SINESP.
A agenda acontece durante toda manhã e contará com a presença dos demais secretários estaduais da segurança no Brasil.
*Blog do BG
Um motociclista e um pedestre ficaram feridos após um atropelamento no Km 5 da BR-427, em Currais Novos no começo da noite desta segunda-feira (18). Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motoqueiro, que é um policial militar, colidiu contra um pedestre que estava no meio da via, no sentido Acari Currais Novos.
De acordo com a Assessoria da PRF, o policial quebrou a clavícula e o pedestre teve fraturas nas pernas e diversas escoriações pelo corpo. O PM foi levado para um hospital em Currais Novos, e o pedestre para Natal. Não há informações sobre o atual quadro de saúde deles.
O policial não percebeu o pedestre na via, já que estava de noite, e acabou atingindo-o. O acidente aconteceu por volta das 18h15.
Policiais militares da Companhia Ambiental de Caicó, abordou dois carros na cidade de Bom Jesus/RN e em um deles encontrou uma escopeta de calibre 12. O fato se deu na manhã desta terça-feira (19). Um dos carros é o Fox de cor preta, ano 2011 e placas NNU6588 de Parnamirim, com queixa de roubo. O outro, é um Fox de cor prata.
Os policiais seguiram de Caicó para Natal, pela BR 226, quando se depararam com dois veículos Fox que foram roubados na cidade de Serra Caiada/RN. Após intensa perseguição, entraram em Bom Jesus aonde os carros foram abandonados.
Os policiais encontraram os carros e em seu interior, a arma de fogo. Os ocupantes tinham fugido.
As guarnições seguiam para Natal, com o objetivo de entregar no Ibama, aves e gaiolas apreendidas e ainda para resolver questões administrativas.
Passando aqui pra fazer um esclarecimento, que julgo necessário. Durante a entrevista, o prefeito Robson de Araújo (Batata) do PSDB, na noite desta segunda-feira (18), quando instigado a falar sobre a denúncia do Ministério Público, de que teria recebido propina antes e depois de assumir o mandato, fez perguntas aos repórteres e o gestor saiu do prédio da Câmara Municipal dizendo que calou a imprensa na entrevista.
Bem, Batata não respondeu, inicialmente, se tinha recebido propina e se esse teria sido o motivo de sua prisão. Preferiu fazer perguntas aos repórteres. Exemplo: “Quando eu digo que não fui preso por isso, lhe dou um exemplo claro: Roberto Germano, vocês já entrevistaram Roberto Germano? Ele foi preso acusado de receber 300 mil reais. Alguém entrevistou ele aqui, não?”
Preciso esclarecer que ele (Batata), naquele momento, era o entrevistado e não os repórteres. Todos ficaram calados porque não tinha necessidade de responderem a quem estava sendo questionado. Ele como profissional da comunicação, sabe disso.
Essa é uma prática comum a algumas pessoas na hora da entrevista, lamentável.
Nesta segunda-feira (18), o comando do 1º Batalhão de Engenharia de Construção, sediado em Caicó, emitiu uma nota de esclarecimento sobre as informações que estavam sendo divulgadas, de que existiu no final de semana passado, a possibilidade de invasão do quartel por parte de criminosos para furtar/roubar, armas e munições.
No documento, a instituição diz que o que houve foi um Plano de Chamada, ocorrido no dia 16 de fevereiro e que não sofreu qualquer tentativa de invasão às suas instalações, como também foi especulado.
O mencionado Plano, “assim como medidas de incremento na segurança traduzem atitudes regulamentares adotadas com o objetivo de manter o estado permanente e adequado de vigilância, de adestramento e de prontidão do 1º BEC“, destaca a nota.
Nos próximos dias 21 e 22 (quinta e sexta), será realizada na sede da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte, a II Reunião de Análise Climática para o Semiárido do Nordeste Brasileiro, a primeira reunião foi em Fortaleza/CE, no mês de janeiro. A reunião vai contar com a participação de meteorologistas dos centros de pesquisa da região Nordeste e do Centro de Pesquisa Tempo e Estudos Climáticos (Cptec).
Essa é a última reunião que vai definir como vai ser a quadra chuvosa no semiárido do Nordeste. Durante a reunião, os meteorologistas vão analisar e discutir o comportamento das condições oceânico-atmosféricas e qual a influência delas na ocorrência de chuva no semiárido, no período de março a maio, inverno no sertão potiguar. Na última reunião, em Forteleza/CE, a conclusão foi que no período chuvoso no semiárido potiguar seria de normal a acima do normal. A expectativa pelo resultado dessa reunião, no Rio Grande do Norte, é porque é a mais próxima do período chuvoso, o que favorece uma análise mais exata dos modelos meteorológicos e das condições oceano-atmosféricas para a elaboração da previsão, pelos meteorologistas.
No Rio Grande do Norte, 92% do seu território é semiárido, engloba a região Central, Oeste e quase toda região Agreste. No semiárido, o período de inverno vai de fevereiro a maio, com exceção de parte da região agreste onde o período chuvoso se estende até o mês de agosto.
O monitoramento realizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), mostra boas chuvas e bem distribuídas por todas as regiões potiguares durante o fim de semana. Em Janduís, região Oeste, choveu 130,8 milímetros, município que registrou o maior volume de chuvas de sexta até a manhã de hoje (18).
Segundo o meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot, essas boas chuvas foram provocadas devido a atuação da Zona de Convergência Intertropical- principal sistema que provoca chuva no sertão nordestino e um Vórtice Ciclônico- sistema temporário. Nos próximos dias esses sistemas continuam atuando provocando chuvas, principalmente no interior do Estado.
Já são 5 municípios com volume acumulado de chuva, na categoria muito chuvoso; 19 na categoria chuvoso e 64 com volume normal. Uma boa notícia já que estamos apenas no início do período chuvoso. O boletim completo está disponível no nosso site: www.emparn.rn.gor.br
O deputado Vivado Costa (PSD) parabenizou através das redes sociais, na tarde desta segunda-feira (18), as declarações do professor Joseilson Ferreira, presidente municipal de Caicó do PCdoB, em entrevista ao jornalista Marcos Dantas. No bate-papo o presidente falou sobre a plenária promovida pelo diretório municipal do partido, que também contou com a participação de representações de outras siglas. A ideia do encontro foi propor a formação de uma frente ampla que possa integrar um projeto para resgatar a confiança do povo caicoense no poder executivo e legislativo. “Todos são importantes. Todos que queiram construir um projeto para superar esta crise política e institucional que Caicó está vivendo”, contou Jeseilson.
Indagado sobre a possibilidade do deputado Vivaldo Costa (PSD) e seu grupo integrarem este projeto amplo de partidos, Joseilson foi enfático. “Estamos tendo o desprendimento de dialogar com todos aqueles que querem construir este projeto. Vivaldo, Judas, se tiverem este desprendimento que o PCdoB e outras forças estão tendo, claro que vamos dialogar. Vivaldo votou em Haddad no primeiro e segundo turno, em Fátima Bezerra no segundo turno, é da base aliada do governo Fátima e Antenor. Esta aliança que estamos pensando em formar é pensando em Caicó.” E complementou dizendo que a unidade é importante e necessária para superar a crise política que Caicó vive.
Em seu facebook o deputado Vivaldo comentou publicação, onde foi apresentada a entrevista completa do presidente do PCdoB. “Parabéns ao Professor Joseilson, que defende um Projeto pra Caicó, onde as forças do bem se somem pra salvar nossa terra”.