A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) divulgou, nesta sexta-feira (02), a continuidade na redução dos números de Condutas Violentas Letais e Intencionais (CVLIs) ao longo dos meses em 2019. Dessa vez, os dados apontam um início de segundo semestre com diminuição nas estatísticas, quando comparado aos números de 2018.
Os dados, divulgados pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análise Criminal (Coine), apontam uma redução significativa nas estatísticas de CVLIs até o mês de julho. Comparado ao ano anterior, as estatísticas da Sesed apontam um número de 383 vidas poupadas.
Entre os indicadores, a Secretaria destaca a redução em ocorrências diretas contra a juventude, faixa segmentada entre 16 e 29 anos. De janeiro a julho de 2019, em comparação ao mesmo período do ano anterior, houve uma diminuição total de 34,1%. O período etário que apresentou a maior subtração foi entre 16 e 17 anos, quando o estado saiu de 89 casos em 2019, para 49 registros em 2019, 44,9% de redução.
A Assembleia Legislativa promove, nesta segunda-feira (5), às 14h, uma audiência pública sobe a Rede de Cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência, no auditório da Casa. A proposição do debate é do deputado estadual Vivaldo Costa (PSD) e propõe um aprofundamento sobre a temática em âmbito estadual.
“Por ser médico de formação, enxergo a necessidade de se debater a Política de Saúde da Pessoa com Deficiência. Entendo que a inclusão dessas políticas em toda a rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) é fundamental, razão pela qual esse debate precisa ser feito”, justificou o parlamentar.
A Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência foi instituída pela Portaria n° 793/2012, do Ministério da Saúde (MS), por meio da criação, ampliação e articulação de pontos de atenção à saúde para pessoas com deficiência temporária ou permanente; progressiva, regressiva ou estável; intermitente ou contínua, no âmbito do SUS.
De acordo com Vivaldo Costa, entidades de apoio à pessoa com deficiência de todo o Rio Grande do Norte estão sendo convocadas a participar da audiência pública, que contará também com a presença de autoridades estaduais, como secretários de Estado e outros deputados estaduais.
O mês de agosto será de muita arte e cultura na região do Seridó, com a realização do projeto Seridó Criativo. O evento, que conta com patrocínio do Edital de Economia Criativa do SEBRAE/RN, terá em sua programação feira de artesanato, bonequeiro, declamação de cordel, artistas locais e apresentação do espetáculo Chico Jararaca da Trapiá Cia. Teatral.
Após o sucesso do espetáculo P´s que percorreu todo o país no Palco Giratório do SESC Nacional, a Trapiá Cia. Teatral apresenta a peça Chico Jararaca, que conta a história de um dos cangaceiros do bando de Antônio Silvino (anterior ao de Lampião) que perambulou pela caatinga nordestina no início do século passado, fugindo de volantes e sobrevivendo de assaltos.
Suas histórias povoam o imaginário do povo sertanejo e dão conta da enorme complexidade que foi o cangaço. Sua vida, durante e depois ao cangaço, foi marcada por aperreios, crenças, fantasias, saudades, perdas, boas correrias e uma preocupação constante com o uso da água.
O público terá a oportunidade de vivenciar o universo deste cangaceiro que sempre afirmou que nunca matou ninguém. O espetáculo estreou em novembro de 2018 na Aldeia SESC Seridó e já nasceu com a intenção de circular por todas as cidades, comunidades e sítios do Rio Grande do Norte e depois ampliar para outros estados.
A Tribuna do Norte noticia hoje que um motorista de ambulância foi preso na manhã desta sexta-feira (2) em Nova Cruz, no Agreste Potiguar, após ter se recusado a transferir uma gestante do Hospital Municipal de Nova Cruz ao Hospital de São José de Mipibu para um melhor atendimento. De acordo com a Polícia Civil, a mulher precisava de um ginecologista e de um neonatologista. O quadro se agravou e o bebê veio óbito. O caso ocorreu na última segunda-feira, 29 de julho.
A Polícia Civil informou que o condutor do veículo, identificado como Mewerton Avelino de Moura, de 33 anos se negou a realizar o transporte alegando que a logística do trajeto passaria do horário de trabalho, mas ainda faltavam duas horas para o término do expediente. Uma equipe médica alertou sobre a necessidade da paciente consultar especialistas porque caso contrários, os dois poderiam morrer.
Globoesporte.com – A Libertadores voltará a ter um representante brasileiro em sua final. Após a ausência em 2018, quando Boca Juniors e River Plate decidiram, o Brasil tem uma equipe garantida na decisão de 2019 com a confirmação do Grêmio nas quartas de final. O Tricolor gaúcho enfrentará o Palmeiras, e quem passar pega Internacional ou Flamengo na semifinal. Daí sairá uma das equipes que estará emSantiago, no dia 23 de novembro.
Por outro lado, com as quedas de Athletico-PR e Cruzeiro, não há mais chances de uma final brasileira. A outra chave das quartas de final da Libertadores tem River Plate x Cerro Porteño e LDU x Boca Juniors. Dos oito classificados, apenas a equipe paraguaia nunca conquistou o torneio – sequer chegou à decisão.
Número de títulos entre os classificados
Desde 1989, quando a Libertadores adotou o sistema de mata-mata das oitavas de final à decisão, é a quarta vez que quatro brasileiros chegam entre os oito melhores do torneio. Em duas das três ocasiões anteriores um deles foi campeão: em 2010, com o Internacional, e em 2012, com o Corinthians. No entanto, é a primeira vez que todos estão do mesmo lado da chave.
GloboEsporte.com – Daniel Alves é do São Paulo. O lateral-direito, de 36 anos, chegou a um acordo com o Tricolor nesta quinta-feira para um contrato até dezembro de 2022. O jogador usará a camisa 10.
Sem clube desde o fim do contrato com o Paris Saint-Germain, no fim de julho, Daniel Alves aceitou o projeto a longo prazo oferecido pelo São Paulo, que visa colocá-lo na Copa do Mundo de 2022, no Catar.
O São Paulo anunciou a contratação com uma publicação nas redes sociais em que mostra um porta-retratado de Daniel Alves menino e uma televisão que exibe imagens do Tricolor bicampeão do mundo contra o Milan, no Japão, em 1993. Ao fundo, Daniel Alves narra:
– Agora é domingo e nós estamos assistindo o futebol na TV preto e branca. Esse é o melhor dia da semana com muita alegria em nossa casa – disse o lateral.
Uma parceria entre a UFRN, a Liga Norte-Riograndense Contra o Câncer (LNRCC) e as prefeituras de Caicó e Jardim do Seridó está permitindo a realização de exames para identificação e prevenção de câncer colorretal hereditário na região do Seridó.
Até esta sexta-feira, 2, uma equipe coordenada pela geneticista Tirzah Braz Petta Lajus, professora do Departamento de Biologia Celular e Genética (DBG), do Centro de Biociências (CB/UFRN), promove uma série de palestras, discussões e análises para identificar e esclarecer sobre o tema, dentro do 1º Encontro dos Pacientes com Polipose Colônica do Seridó.
O Departamento de Letras do Centro de Ensino Superior do Seridó (Deletras/Ceres Currais Novos). da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza de 5 a 9 de agosto a II Semana de Letras do Seridó. O tema escolhido para esta edição é “Língua e Literatura em contextos multilíngues”.
O evento visa trazer conferências, mesas-redondas e minicursos, tendo como objetivo discutir e dar visibilidade ao tema, dando destaque aos componentes curriculares do Deletras, sendo eles: Português-Inglês e Espanhol, importantes para a formação acadêmica dos discentes.
Entre os debatedores convidados estão o professor Cléo Vilson Altenhofen, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS) e doutor em Germafísica pela Johannes Gutenberg-Universität de Mainz, na Alemanha; professora Maria das Graças Soares Rodrigues, da UFRN e doutora em Linguística pela Universidade Federal do Pernambuco (UFPE); a também professora da UFRN e doutora em Educação pela UFRGS, Gilvânia Maurício Dias de Pontes; e a professora Mayara Costa Pinheiro, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e mestre e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação de Estudos da Língua (PPGEL) da UFRN, na área de Literatura Comparada.
*Veja programação aqui