Nesta terça-feira (27), a partir das 09hs, acontece no Salão do Júri “Siloé Capuxú”, no Fórum Amaro Cavalcante, em Caicó, o julgamento popular de três réus, que foram denunciados pela trama e morte do cabo da Polícia Militar, Ednaldo Alves da Costa Rangel. O crime aconteceu na manhã do dia 19 de abril de 2016. Os réus, são: a então esposa do policial, Rita de Cássia Alves Rangel, que segundo a polícia tramou o crime; seu filho, Thiago Conforte, que não tinha um bom relacionamento com o padastro (ele deu apoio logístico, inclusive, pilotava a moto com o atirador) e Valdinez Fernandes dos Santos , que matou o cabo Rangel com disparos de arma de fogo.
Pelo menos inicialmente, a expectativa é que o júri dure cerca de dois dias, por causa da quantidade de testemunhas arroladas para serem ouvidas. No processo constam 32 pessoas. Esse número pode reduzir.
Outro número interessante desse julgamento, é a quantidade de advogados que estão habilitados para atuar. Só na assistência do Ministério Público, são 4, sendo eles, Maykol Robson de Morais, Isadora Medeiros de Araújo Costa, Anesiano Ramos de Oliveira e Katia Maria Lobo Nunes.
Os réus constituíram seus defensores e, também, em quantidade significativa. Se não, vejamos: Rita de Cássia é defendida por José Bartolomeu de Medeiros Linhares; Thiago Conforte é defendido por William David Ferreira e FRANCISCO DAS CHAGAS MEDEIROS; Por fim, o réu, Valdinez Santos, é defendido por Rivaldo Dantas de Farias (mas, este, está preso e não poderá atuar), Vivênio Villeneuve Moura Jácome e Wallacy Rocha Barreto.
Marcos Dantas informa em seu Blog que há anos que a Paróquia de São José de Caicó vinha usando um espaço do prédio que funciona o Hospital do Seridó para a Capela em honra à São Camilo de Lélis, considerado pela Igreja Católica como o Protetor dos Enfermos e dos Hospitais.
Porém, após ter sido informado pelo prefeito de Caicó, Robson Araújo de que o prédio onde funciona o Hospital do Seridó encontra-se sob domínio público, e que o Município necessita utilizar todo o espaço do referido Hospital para o aprimoramento dos serviços de saúde à população, de forma consensual a paroquia não quis “se furtar a responsabilidade de entregar o espaço, posto que, tem ciência que prédio público é ambiente onde prima a lei vigente na nação, de caráter marcadamente laico”.
Em nota, a Paróquia explicou que está transferindo os pertences da Capela de São Camilo de Lélis para a Igreja Matriz de São José, para que assim possa devolver o espaço ao Município de Caicó, da forma como foi recebido.
“Sem mais para o momento, rogamos a São Camilo que nos abençoe e nos socorra nos momentos de enfermidade, fortalecendo nosso ânimo e nos fazendo aceitar os desígnios de Deus, para assim conquistar os méritos que nos darão o direito à felicidade eterna”, diz Padre Joaquim José de Oliveira, Pároco da Paróquia de São José de Caicó.
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu que o país adote uma postura mais equilibrada nas discussões sobre o meio ambiente e nas relações exteriores.
Em meio ao conflito e troca de acusações entre os governos brasileiro e francês, FHC criticou a postura do Planalto no debate sobre o aumento de queimadas na Amazônia.
“Oposição entre economia e meio ambiente é falsa“, afirmou FHC no Twitter. Ele apontou que impropriedades do governo brasileiro prejudicam o país.
“Impropriedades na fala do governo permitiram que interesses comerciais tentassem paralisar acordo com Mercosul. Preservar a floresta e o bem estar dos habitantes é dever de todos. Soberania se exerce sem arrogâncias desnecessárias“, acrescentou.
Os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN), realizaram, neste domingo (25), o resgate de cinco banhistas na Praia do Meio, na capital do Estado. Foi por volta das 12h que os guardas vidas receberam a informação que três pessoas estavam se afogando. Ao chegar ao local, outras duas pessoas que entraram no mar para tentar salvar as três, acabaram também necessitando de resgate.
Já na praia, os bombeiros realizaram o atendimento pré-hospitalar em todas as vítimas e foram liberadas sem nenhuma gravidade.
SALVAMENTOS
Somente de janeiro a agosto de 2019, o CBMRN já realizou 69 salvamentos aquáticos nas praias próximas a capital. As praias que registraram o maior número de resgates foram Búzios, Meio, e do Forte.
Os produtores de doces artesanais do Seridó terão um encontro especial no final de setembro, em Caicó. O 1° Encontro de Doceiras do Seridó, promovido pela JK Produções e Eventos e pela Referência Comunicação, foi vencedor do Edital de Economia Criativa 2019 do Sebrae-RN. “A tradição das nossas doceiras é um patrimônio cultural do Seridó e uma importante fonte de renda para centenas de famílias que produzem os doces artesanalmente”, destaca Diego Vale, um dos organizadores do evento.
A programação será conhecida nesta terça e quarta-feira, durante os eventos de lançamento que acontecerão em Caicó (27) e Currais Novos (28). A programação começará às 09 horas, nos escritórios regionais do Sebrae. “Teremos o lançamento nos dois municípios, para facilitar a participação das doceiras. Elas poderão optar pelo que for mais próximo”, observa Diego.
O lançamento contará com duas palestras de sensibilização. Uma delas com a pesquisadora do IFRN, Maria Isabel Dantas, sobre “Doçaria Seridoense: um patrimônio cultural alimentar”. A outra será “Mercado e Tendências para doces artesanais”, com David Xavier, gerente da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae-RN.
Toda a programação é gratuita e a organização também está mobilizando agentes de desenvolvimento e secretários de Cultura, Turismo e Assistência Social dos municípios seridoenses para o lançamento.