Do G1/RN – Os cerca de 5,5 mil moradores da pequena cidade de Bento Fernandes, distante cerca de 90 quilômetros de Natal, vivem uma situação no mínimo curiosa. A Prefeitura do município anunciou que não vai conseguir pagar os salários dos mais de 300 servidores e, com isso, a maior parte dos serviços oferecidos deve ser paralisada. Segundo o prefeito, Júnior Marques, a cidade “faliu” e está sem dinheiro para custear a máquina pública, após bloqueios das contas, determinados pela Justiça.
“Tem que fechar a prefeitura. É a solução que eu vejo. É uma situação de ‘falência’ que gerou caos e não tem como se sustentar. Vou ter que pedir a compreensão de todo mundo“, diz.
Na tarde desta quinta-feira (29), ele pretende fazer um pronunciamento em praça pública para explicar aos moradores e servidores municipais as razões para a interrupção das atividades. A previsão é que aulas, limpeza pública, esgotamento sanitário, segurança realizada pela guarda municipal e até transporte de pacientes para consultas na capital fiquem suspensos.
Apenas os servidores da Saúde devem receber os salários de agosto, porque os recursos recebidos por eles vêm da União. Os professores também devem receber pagamento, mas apenas um percentual, provavelmente menos da metade do devido, graças ao Fundeb.
A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quinta-feira (29), em Jardim do Seridó, a Operação Jardim Seguro. Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão. Ao todo, quatro pessoas foram presas e um adolescente, de 16 anos, apreendido.
Os detidos foram identificados como, Crismarque do Nascimento Avelino, de 26 anos; Carlos Anderson dos Santos André, de 23 anos; João Pedro de Oliveira Pereira, de 18 anos e Fabiana Cristina da Silva, de 30 anos.
Os policiais apreenderam 1,11 quilo de entorpecentes, entre crack, cocaína e maconha, além de apetrechos relacionados com o tráfico.
Todos foram autuados em flagrante e colocados no Sistema Penitenciário à disposição da Justiça.