A presidente da Câmara Municipal de Caicó, Rosângela Maria, visitou o 6° Batalhão de Polícia Militar, que responde pelas ações de segurança na região, nesta quarta-feira (18). Ela estava acompanhada pelos vereadores Andinho Duarte, Ivonete Dantas, Zaqueu Fernandes, Pastor Erinaldo Lino, Diogo Silva, Zé Filho e Alisson Jackson.
A comitiva foi recebida pelo capelão do 6º BPM, major Alexandre Lopes, e a equipe do COPOM (Centro de Operações da Polícia Militar). “Na oportunidade, realizamos a entrega de um recurso no valor de mil reais, fruto de uma cota entre os vereadores que participaram da visita”, disse a presidente.
O montante será utilizado na aquisição de gravador com identificação de chamadas, o que vai permitir ao COPOM monitorar o telefone de origem das chamadas de emergência. “Essa medida deve minimizar o número de trotes passados para o COPOM, que podem chegar a vinte chamadas falsas por dia”, lembrou Rosângela.
Tribuna do Norte – A prefeitura de Patu decretou a proibição de queimadas no município, sob pena de multa e estuda, com a Defesa Civil Estadual, decretar situação de emergência no município por causa do incêndio que atinge a Serra do Lima desde a tarde de segunda-feira (16). O chefe do Executivo municipal, Rivelino Câmara, se reuniu no fim da manhã desta quarta-feira (18) com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros e representantes da segurança municipal.
Em audiência na sede do Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN), nessa terça-feira (17), o procurador da República Victor Mariz reuniu representantes do MP Estadual, Ibama, Idema, Defesa Civil, Capitania dos Portos, Polícia Federal e dos municípios de Parnamirim, Nísia Floresta e Goianinha para discutir o aparecimento de manchas de óleo em praias do litoral potiguar. O objetivo é somar esforços para limpeza e descarte adequado dos resíduos, além de identificar a origem e responsáveis pelo derramamento.
A servidora do Ibama, Fabíola Patrícia, apresentou as informações colhidas, até então, sobre o tipo do resíduo, possíveis causas do seu aparecimento e locais identificados. Uma amostra do material foi enviada para análise em laboratório no Rio de Janeiro. O instituto deve concluir mapeamento das áreas afetadas no RN, por meio da realização de sobrevoos e vistoria por terra, até esta sexta-feira (20). Ela ressaltou a necessidade da retirada do óleo das praias, costões rochosos e vegetações atingidos, para evitar a contaminação de outras áreas pela ação diária das marés.
Para Victor Mariz, “ficou clara a importância da limpeza urgente das áreas afetadas. Para isso, é imperioso o engajamento de todos, a começar pelos órgãos presentes na reunião.” O MPF requisitou ao Ibama e Idema orientações técnicas sobre a substância e a forma adequada de coleta, armazenamento e descarte. Esse material será reunido em recomendação, a ser enviada para as prefeituras dos municípios afetados, a fim de minimizar riscos para banhistas e trabalhadores.
Laudo – A análise do óleo também irá subsidiar a investigação da origem da substância. Em relato preliminar, a Petrobras informou ao Ibama que não se trata de óleo utilizado pela empresa. Ainda é aguardado laudo final, pedido pelo Ibama e MPF, que deve conter mais informações sobre a composição das manchas.
O Ministério Público do Paraná, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), e a Corregedoria da Polícia Militar cumpriram na manhã desta quarta-feira (18), 19 mandados de busca e apreensão no âmbito da segunda fase da Operação Tális, que investiga mortes e um incêndio ocorrido na Vila Corbélia, em Curitiba. Todos os mandados foram cumpridos em residências de policiais militares na capital (16), em Araucária (1), em Ponta Grossa (1) e também em São José do Seridó (1), município do Rio Grande do Norte.
Ouça a entrevista coletiva do Procurador de Justiça e coordenador do Gaeco, Leonir Batisti:
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Caicó, divulgou nesta quarta-feira, 18, os locais de votação do processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar, que será realizado no dia 06 de outubro, das 8h às 16h.
No total, serão instaladas 14 urnas eletrônicas na zona urbana e rural do município, distribuídas geograficamente de forma a facilitar a participação dos eleitores.
*Confira os locais de votação no Link: encurtador.com.br/adfst
Para exercício do direito de voto, o eleitor deverá apresentar, no ato da votação, Título de eleitor (ou aplicativo e-Título), carteira de identidade, passaporte ou outro documento oficial com foto de valor legal equivalente, desde que possível a comprovar a identidade do eleitor, carteira de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação. Está apto a votar qualquer eleitor maior de 16 (dezesseis) anos inscrito como eleitor no município de Caicó até o dia 28 de junho de 2019. O CMDCA lembra que cada eleitor deverá votar no local determinado de acordo com a sua seção.
A paralisação dos trabalhadores dos Correios do Rio Grande do Norte chegou ao fim nesta terça-feira (17). A greve começou no último dia 11 por orientação de representantes nacionais da categoria, que também decidiram pelo fim do movimento.
O incêndio que atinge a região da Serra do Lima, no município de Patu, ainda está sendo combatido pelos bombeiros. Em comunicado, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte informou que ampliou o número de militares envolvidos no trabalho durante a madrugada desta quarta-feira (18), e que espera controlar o fogo o mais breve possível.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo na região começou na tarde da última segunda-feira (16). Desde então os militares, com apoio de forças de segurança municipais e voluntários, estão trabalhando no combate as chamas. Ainda segundo os bombeiros, o local é de difícil acesso, o que prejudica o trabalho dos oficiais envolvidos.
Confira a nota do Corpo de Bombeiros com o informativo do Capitão Neves Monteiro, oficial de operações da corporação:
“Os militares do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande (CBMRN) combateram durante toda a madrugada desta quarta-feira (18), o fogo na Serra do Lima, na cidade de Patu. São mais de 100 combatentes entre bombeiros e voluntários na força-tarefa.
A Polícia Civil prendeu nesta terça-feira (17), um homem apontado como o líder de uma facção criminosa que atua no estado do Rio Grande do Norte.
Daniel Batista de Almeida, de 23 anos, foi localizado por equipes da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco). Ele estava escondido no bairro do João Paulo II, em João Pessoa/PB. Daniel, mais conhecido como “Madrugão” e “Assado”, era procurado pela justiça por envolvimento em tráfico de drogas.
Segundo o delegado Alan Terruel, titular da Draco, o preso foi enviado pela facção criminosa para atuar na Paraíba no fornecimento de entorpecentes.
“A Polícia Civil iniciou um trabalho de investigação e detectou essa movimentação na Paraiba. A facção criminosa que atua no Rio Grande do Norte busca se ramificar na Paraíba, o que vem sendo combatido pela Draco”, afirmou.
Agência Brasil – As imagens que o árbitro de campo têm acesso quando checa os lances com auxílio do árbitro do vídeo (VAR) serão exibidas também a quem estiver assistindo à partida da Série A do Campeonato Brasileiro pela televisão. Segundo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a novidade entrará em vigor no início do segundo turno da competição.
“Há um lapso de tempo em que o árbitro faz a checagem. No mundo, (a média é de) 60 segundos. Por óbvio, leva-se mais 30, 40 segundos em deslocamento até a área de revisão. São segundos ganhos em justiça. No segundo turno (da Série A), quando isso for passado ao público, a sensação de perda de tempo diminuirá sensivelmente. É questão de adaptação. Tenho certeza que, muito em breve, os árbitros passarão de 1’54” para 1’20”, 1’30”, que é a média mundial”, defende Sérgio Corrêa, um dos responsáveis pela implantação do VAR no país e ex-presidente da comissão de arbitragem da CBF.
O estudo mostra que esses são os dois principais motivos para os empreendedores não manterem o negócio funcionando no estado, sendo a terceira causa da não atuação o fato de ter conseguido um emprego formal (6%). Os demais motivos juntos somaram 41%. Já no Brasil como um todo a ausência de retorno financeiro correspondeu a uma em cada quatro justificativas e, diferente do cenário do Rio Grande do Norte, a contratação do MEI como um funcionário foi a segunda causa de fechamento do negócio (18%) no país e a falta de clientes em terceiro lugar, com 13%.
O estudo ouviu, entre os dias 1º de abril e 28 de maio, 10.339 empreendedores, sendo 383 somente no Rio Grande do Norte, sondagem que alcança 95% de nível de confiança e 1% de margem de erro, delineando as principais características desses empreendedores.
A Barragem Passagem das Traíras voltou a ser tema de debate na pauta dos assuntos do deputado Vivaldo Costa (PSD), no plenário da Assembleia Legislativa. O parlamentar encaminhou requerimento em caráter de urgência pedindo informações sobre a liberação de recursos, junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), para recuperação da estrutura física, que de acordo com estudo técnico está danificada. O pedido foi encaminhando a Governadora Fátima Bezerra e Secretário da Secretaria do Meio ambiente e dos Recursos Hídricos, João Maria Cavalcanti.
Localizada no município de Jardim do Seridó, 247 quilômetros da capital do Estado, a barragem Passagem das Traíras vem seno alvo de reclamações e críticas da Agencia Nacional de Águas – ANA, nos últimos anos. Vale destacar que o projeto elaborado através da empresa Acquatool Consultoria, traçou um relatório da situação atual do manancial. O documento foi devidamente encaminhado ao Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) e a liberação dos recursos para o início imediato da recuperação desse reservatório está condicionada ao órgão competente da União.
Vivaldo espera que o quanto antes os recursos sejam liberados para que a obra já anunciada pela governadora Fátima Bezerra seja iniciada. “Um estudo elencou uma série de recomendações técnicas. Em virtude da avaliação realizada pela empresa, os fatores de segurança do reservatório não estão em acordo com a legislação vigente. No entanto, a empresa responsável pelo estudo, debruçando-se em uma análise técnica elaborou um projeto executivo de recuperação da barragem. O serviço precisa começar“, defendeu.