ABr – “Fábrica israelense que extrai água do ar será construída no Brasil.” O anúncio é do presidente Jair Bolsonaro, feito pelo Twitter. Segundo ele, a iniciativa é “mais uma via de enfrentamento da falta de água no Nordeste, além da dessalinização, poços artesianos e [Rio] São Francisco”.
Além de água, o presidente da República acredita que “o empreendimento também criará empregos e desenvolvimento da região”.
Parcerias com Israel para melhorar o abastecimento de água na região Nordeste são defendidas por Jair Bolsonaro desde a transição para o seu governo. Há um ano, o ministro Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) viajou para Israel com equipe de técnicos para conhecer experiências de reuso e dessalinização de água.
Em novembro do ano passado, técnicos e dirigentes da Agência Nacional de Águas estiveram em Israel para discutir memorando de entendimento sobre gestão de recursos hídricos, águas residuárias, gerenciamento de esgotos, além de reuso e dessalinização de água.
Do GloboEsporte – O ABC venceu o América-RN por 2 a 1 na Arena das Dunas neste domingo e se recuperou da estreia com derrota para o Confiança na Copa do Nordeste. Em jogo disputado, o Alvinegro teve mais chances claras de gol e desperdiçou oportunidades de matar a partida. Apesar disso, também passou por momentos de sufoco no duelo. O Alvinegro chegou a sofrer o empate, que ficou no placar só por quatro minutos, antes de Igor Goularte decidir o confronto em falha de André Krobel. Ele tinha acabado de sair do banco de reservas. Os outros gols foram marcados por Wallyson, no início da partida, e Tiago Orobó, que empatou para o América-RN.
O resultado leva o ABC para a quarta posição do grupo A, com três pontos conquistados. Assim, o time fica na zona de classificação ao final desta segunda rodada. Já o América-RN ainda sobe uma posição e fica em sexto lugar no grupo B, apesar da derrota. O time tem um ponto e ainda não venceu na competição.
Do GloboEsporte – Foi um clássico animado na tarde deste domingo, com quatro bolas na trave no Nilton Santos, duas para cada lado. Mas o empate sem gols caminhava para ser terrível tanto para Botafogo quanto para o Vasco. Até que a estrela de Igor Cássio, que saiu do banco no segundo tempo, brilhou em contra-ataque nos minutos finais. Vitória suada por 1 a 0 que mantém o Alvinegro vivo na Taça Guanabara e elimina o Cruz-Maltino, que jogou com um time reserva por priorizar a Copa Sul-Americana.
Como fica?
Com a terceira vitória seguida, o Botafogo entrou na zona de classificação no Grupo A para a semifinal da Taça Guanabara com nove pontos, um atrás do líder Boavista e dois à frente do Flamengo, que tem um jogo a menos. Para continuar dependendo só de si na última rodada, o Alvinegro precisará secar o Rubro-Negro, que enfrenta o Resende nesta segunda-feira no Maracanã. Por sua vez, o Vasco continuou estacionado com quatro pontos na Chave B e não pode mais alcançar Fluminense, com 12, e Madureira, com 10.
Próxima rodada