COMUNICADO À IMPRENSA
O Hospital Regional Telecila Freitas Fontes vem a público esclarecer fatos relacionados ao atendimento do Sr. S. T. S.
O paciente em questão deu entrada nesta unidade do dia 02/02/2020 queixando-se de dor abdominal, cefaleia e apresentando vômitos, febre e diarreia. Foi medicado para alívio dos sintomas e, após melhora, recebeu alta médica.
No dia 04/02/2020, novamente procurou este serviço com queixa de dor abdominal de forte intensidade. Prontamente, foi atendido por médico clínico geral, submetido a exames laboratoriais e medicado para alívio dos sintomas iniciais, permanecendo em observação. Foi solicitada ultrassonografia abdominal pelo clínico do pronto socorro. Todavia, antes mesmo da remoção para a realização do exame no Hospital Tiago Dias, prestador desta unidade, o paciente passou a queixar-se de visão turva e aumento da dor abdominal, inviabilizando o transporte para realização do exame.
Apresentando piora do quadro clínico e alterações laboratoriais, foi encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva – UTI. Neste setor, foi submetido a toda a terapêutica necessária para o caso. Contudo, seu quadro clínico continuou agravando-se e o usuário evoluiu a óbito às 20h50min.
A fim de garantir a adequada investigação da causa mortis, o médico intensivista sugeriu à família o encaminhamento do corpo ao Serviço de Verificação de Óbitos – SVO. Entretanto, a família do usuário recusou-se a levá-lo ao serviço de referência, conforme consta em prontuário.
Informamos que as medidas de investigação de causalidade epidemiológica, dentro da rede de serviços de saúde, já estão sendo tomadas com a finalidade de melhor esclarecer o caso e identificar possíveis casos com semelhança clínica.
O Hospital Regional Telecila Freitas Fontes reforça seu compromisso em oferecer tratamento de qualidade aos usuários e prima pelo cumprimento de seus valores e de sua missão, cuidar de gente e salvar vidas.
Assessoria de Mídias e Comunicação