A Câmara de Dirigentes Lojistas, Associação Comercial, Industrial e Serviços e Sindicato do Comércio Varejista de Caicó, emitiram neste sábado (21), de forma excepcional e com o objetivo de resguardar o interesse da coletividade na prevenção do contágio e no combate da propagação do Coronavírus (COVID-19), RECOMENDAM O FECHAMENTO DO COMÉRCIO DE CAICÓ, COM O OBJETIVO DE GARANTIR O ISOLAMENTO SOCIAL.
Para as empresas que não conseguirem fechar o estabelecimento, foi sugeridas algumas medidas, como:
▪ redução de regime de jornada de trabalho, com possibilidade de turnos alternados de revezamento ou “expediente corrido”;
▪ adoção de trabalho remoto, com prestação de serviços “home office” e “delivery”;
▪ os colaboradores que pertencerem ao grupo de risco (pessoas maiores de 60 anos e portadores de doenças crônicas como diabéticos, hipertensos, insuficiência renal e doenças respiratórias, gestantes e lactantes) devem, preferencialmente, ficar em isolamento domiciliar;
▪ os colaboradores que apresentarem sintomas de doenças respiratórias devem, preferencialmente, ficar em isolamento domiciliar;
▪ melhor distribuição física da força de trabalho presencial com o objetivo de evitar concentração de pessoas no ambiente de trabalho.
Como medidas de proteção aos clientes:
▪ cumprimento de medidas previstas pela OMS e Ministério da Saúde;
▪ cumprimento das medidas previstas no Decreto Estadual n°29.541 de 20 de março de 2020;
▪ mesmos os estabelecimentos empresariais não contemplados no Decreto Estadual n°29.541/2020 devem adotar as medidas de prevenção ao COVID-19.
Todas as medidas sugeridas são motivadas pela confirmação, nesta sexta-feira (20), por parte do Ministério da Saúde, de que todo o território nacional está em status de transmissão comunitária do coronavírus.
Para a publicação de tal recomendação, consideramos também a existência de casos suspeitos de coronavírus em nossa região e a fragilidade do nosso sistema de saúde.
As entidades empresariais de Caicó, colocam-se à disposição do Poder Público e de demais instituições locais para empreender novas ações de enfrentamento ao COVID-19 (coronavírus).