A fala de determinadas pessoas dizendo que o Hospital Regional do Seridó, em Caicó, não pode receber pacientes com Covid-19, vindos de Natal ou de outras cidades fora da região Seridó, é simplesmente, estúpida. Querem transformar o Seridó em uma Coréia do Norte. Lá, não se sabe se tem pessoas com o Covid-19 ou com qualquer outra doença. O ditador que manda por lá não permite que tais informações sejam divulgadas. É um lugar fechado.
Se o mundo vive uma situação de dificuldade extrema na área de saúde por causa do novo coronavírus e se o Sistema de Saúde que o Brasil tem, é Único, então, é inconcebível que se fale no Rio Grande do Norte, em negar leitos se eles existem para potiguares que precisam.
Uma das reclamações de quem fala a favor da negativa de leitos, é que as estruturas de Saúde existentes em Natal ou em Mossoró, são melhores que as de Caicó e, que os gestores não fizeram a parte deles na administração de recursos financeiros do Governo Federal, para terem leitos suficientes, por isso estão precisando das vagas do interior do estado. Ora, e fiscalizar a questão, não é ofício do Ministério Público? E punir tais erros, não é de responsabilidade da Justiça? Claro que sim. Então, se alguém tiver provas, denuncie. O que não pode, é negar ajuda a quem precisa, principalmente pelo fato de termos um Sistema que é Único, é para todos.
Finalizo dizendo que, é fato que muitos “politizam”, no sentido rasteiro da palavra, a existência do novo coronavírus. Isso é lamentável, condenável; é sórdido e ignóbil.
Sejamos pessoas melhores.
Sidney Silva