A Secretaria Municipal de Saúde, divulgou na noite desta quinta-feira (04), que Caicó, chegou aos 104 casos confirmados de Covid-19. Nas últimas 24hs, foram 6 casos a mais.
Homem de 61 anos, residente no Bairro Walfredo Gurgel. Fez exame de PCR e está em isolamento domiciliar.
Homem de 55 anos, residente no Bairro Barra Nova. Fez teste rápido em laboratório particular e está em isolamento domiciliar.
Homem de 43 anos, residente no Bairro Alto da Boa Vista. Fez teste rápido e está em isolamento domiciliar.
Saiu na noite desta quinta-feira (04), o boletim com as informações atualizadas sobre a taxa de ocupação dos leitos de UTI e Clínicos do Hospital Regional do Seridó, em Caicó.
Os dados mostraram que 54% dos leitos críticos, ou seja, de UTI, estão ocupados, enquanto 18% dos leitos clínicos, estão com pacientes.
Nesta quinta-feira, pelo menos 10 pessoas que testaram positivo para Covid-19, estão internadas no Hospital e outros 5, que tem sintomas suspeitos, também, totalizando 15 internamentos.
Ao todo, o Hospital Regional do Seridó, dispõem de 38 leitos Covid.
A diretora do Hospital Regional do Seridó, Maura Sobreira, negou que a taxa de ocupação dos leitos de UTI da referida unidade esteja em 81,82%, como divulgado em post anterior. Os dados que constam na notícia passada, são do site Regula RN, que é alimentado pelos Hospitais. Em contato com o Blog Sidney Silva, ela disse que tem 10 leitos vagos. Mas, o boletim que será divulgado ainda nesta quarta-feira, dia 4, terá informações mais precisas, segundo ela.
Nós indagamos sobre o motivo dos dados estarem diferentes do site Regula RN, que é ligado a Secretaria de Saúde Pública do RN – SESAP. Ela disse que “as atualizações são constantes, e se bloquear um leito pra um paciente, ele (o leito) já conta como ocupado. Na alta, se não liberar no sistema, não aparece. Então o NIR precisa fazer isso direto e, também, temos as demandas não Covid pra atualizar. Além disso, só aparecem os leitos de UTI, os clínicos não aparecem“, disse.
A diretora Maura Sobreira aproveitou o contato para dizer a população de Caicó, que não haverá falta de vagas. “Fiquem tranquilos. Aqui não faltará vaga. Tivemos planejamento“.
O Boletim com os dados atualizados da ocupação dos leitos do Hospital Regional, será divulgado ainda nesta quinta-feira, dia 4.
De acordo com o site Regula RN, no início da noite desta quinta-feira (04), apenas 4 leitos da Unidade de Terapia Intensiva – UTI do Hospital Regional do Seridó, estavam disponíveis.
A ocupação, era de 81,82%, ou seja, dos 22 leitos críticos disponíveis na unidade, 18 estavam ocupados com pacientes.
O Hospital Regional Telecila Freitas Fontes, em Caicó, é a unidade referência na Região do Seridó, para atendimento de pacientes com suspeita ou confirmados de Covid-19.
A unidade já recebeu pessoas de várias regiões do Estado.
A governadora Fátima Bezerra sancionou a Lei Estadual Nº 10.725, publicada no Diário Oficial do dia 03 de junho de 2020, que trata da divulgação do fato de que entregar crianças para adoção não é crime. A lei estipula a obrigatoriedade de inserção de placas informativas com a frase: “Entregar crianças para adoção não é crime. Procure a Vara da Infância e Juventude da sua Comarca. Além de legal, o procedimento é sigiloso”. O objetivo é incentivar a adoção legal de crianças no Rio Grande do Norte, bem como proteger e defender as crianças que sofrem abandono ao mesmo tempo em que contribui para desestigmatizar o tema.
De autoria da deputada Cristiane Dantas, a medida deve ser cumprida em locais de fácil visualização, onde haja circulação de pessoas, nas unidades públicas e privadas de saúde, órgãos da administração direta e indireta, bem como órgãos do judiciário, Defensoria Pública e Ministério Público.
As placas informativas previstas devem conter, ainda, o endereço e telefone atualizados da Vara de Infância e Juventude da Comarca ou Foro Regional. As diretrizes, formato e dimensões das placas informativas a serem instaladas nos estabelecimentos públicos e privados e órgãos da administração direta e indireta serão estabelecidas por decreto, tendo como parâmetro os critérios dispostos nesta Lei.
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora os 47 reservatórios, com capacidade superior a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pelo abastecimento das cidades potiguares. O Relatório do Volume dos Principais Reservatórios Estaduais, atualizado nesta quinta-feira (04), indica que as barragens monitoradas pelo instituto continuam a receber aporte hídrico e as reservas estaduais já são de 2.425.608.441 m³, que correspondem a 55,42% do total que o estado consegue acumular, que é de 4.376.444.842 m³.
A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, com capacidade para 2,37 bilhões de metros cúbicos acumula, nesta quinta-feira, 1.519.088.450 m³, que correspondem a 64,01% do seu volume máximo. No início de junho de 2019, o manancial represava 831.752.000 m³, percentualmente, 34,66% da sua capacidade.
Nesta quinta-feira (04), a cidade de Caicó recebeu mais uma vez, equipe do IBOPE, para dar sequência a pesquisa “Evolução da Prevalência da Infecção por COVID-19 no Brasil: estudo de base populacional”.
A pesquisa é coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e executada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE).
No Rio Grande do Norte apenas três cidades recebem os pesquisadores do IBOPE: Natal, Mossoró e Caicó.
De acordo com o prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata), a pesquisa será realizada nos dias 04, 05 e 06 de junho e os entrevistadores do IBOPE estarão acompanhados com as equipes de saúde do Município de Caicó. “Isso faz parte de uma parceria com o Ministério da Saúde e essa pesquisa não tem custos para o Município. Durante a entrevista, a equipe do IBOPE também vai fazer testes rápidos de COVID-19”, disse o prefeito Batata.
G1/RN – O Governo do Rio Grande do Norte renovou o decreto de isolamento social, impôs restrições à circulação de pessoas em vias públicas e excluiu salões de cabeleireiros e barbearias da lista de serviços essenciais que podem funcionar. As medidas têm validade até 16 de junho. Além disso, o decreto traz um plano de reabertura das atividades econômicas a partir de 17 de junho condicionado à situação da ocupação de leitos no Estado.
Com as novas regras, o governo pretende aumentar o índice de isolamento social que nesta quarta-feira (3) estava em 40%.
*Veja o Decreto completo aqui
O Hospital Regional do Seridó, informou através de sua assessoria, na tarde desta quinta-feira (04), o 8° óbito por COVID-19 na unidade. Trata-se de um homem de 66 anos, residente e natural da cidade de Ipanguaçu.
A nota divulgada pelo Hospital, da conta que, o paciente tinha comorbidades como hipertensão e obesidade. Ele foi internado no dia 29 de maio.
A SESAP e direção da unidade hospitalar lamentam profundamente e reforçam a importância da população seguir todas as orientações recomendadas diariamente.
Policiais militares estão em diligência na cidade de Caicó para tentar apreender dois internos do Centro de Atendimento Socioeducativo – Case, antigo Ceduc, que fugiram na manhã desta quinta-feira (04).
A população pode ajudar repassando informações pelo número de telefone, 190.
A investigação da Polícia Federal do Rio Grande do Norte, que leva o nome de “Operação Sombra”, que tenta prender quadrilha envolvido com assaltos à bancos e carros-fortes e tráfico de drogas, levou a prisão de três pessoas em uma ação conjunta com a Polícia Militar da Paraíba, no final da manhã desta quarta-feira (03), nas imediações da cidade Santa Luzia/PB.
Os detidos, que foram autuados por tráfico de drogas interestadual e associação para o tráfico, são: Huender Regis de Medeiros, de 44 anos, natural de Caicó/RN, Flabson Tairone Gomes, de 23 anos, natural da cidade de Caicó/RN e Mauro Félix Ramalho Júnior, de 26 anos, natural da cidade de São Bento/PB.
A Polícia Militar, através do Comando Regional II, sediado na cidade de Patos, recebeu a informação que nesta quarta-feira, dia 03, passariam pela região, dois carros, possivelmente, carregados com drogas. Com a informação, foram montadas barreiras entre Patos e Teixeira, e entre Junco do Seridó e Santa Luzia. Nesse último trecho, foi aonde aconteceu a abordagem.
Os dois carros, seguiam com destino à Caicó/RN, sendo que o VW SAVEIRO, ano 2016, de cor branca e placas QGD7A13, que era ocupado por Flabson e Mauro, estava a frente e servia como espécie de batedor para o segundo, um FORD KA, ano 2018, de cor branca e placas QGV0H01, que era ocupado por Huender Regis.
O Município de Caicó publicou nesta quarta-feira (03), o decreto Nº 778, que dispõe medidas adicionais e temporárias de combate a pandemia do novo coronavírus (covid19) durante o Período Junino, e dá outras providências.
Pelo decreto, fica proibido, em todos os espaços públicos e privados da zona urbana e rural deste Município, durante o mês de junho e julho do corrente ano, por ocasião das festividades juninas celebradas e alusivas a Santo Antônio, São João e São Pedro, e enquanto perdurar a situação de calamidade pública em decorrência da COVID-19 (novo coronavírus): Acender fogueiras que venham expor a população à fumaça e/ou gases decorrentes desta utilização.
A fiscalização acerca do cumprimento das disposições constantes no presente Decreto ficará a cargo dos fiscais da prefeitura e Polícia Militar.
O descumprimento do presente Decreto sujeitará o infrator às penalidades de multa previstas no Decreto Estadual no 29.668, de 04 de maio de 2020, sem prejuízo de representação ao Ministério Público Estadual para apuração da prática do crime previsto no Art. 268 do Código Penal.
Na noite desta quarta-feira (03), a Secretaria de Saúde de Caicó divulgou o Boletim confirmando mais 7 casos de Covid-19 no Município.
Confira:
Homem de 42 anos, residente no Bairro Paraíba. O paciente fez teste rápido em laboratório particular e está em isolamento domiciliar.
Mulher de 28 anos, residente no Alto da Boa Vista. Fez exame de PCR e está em isolamento domiciliar.
A governadora Fátima Bezerra enviou na terça-feira (02), ao presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira, o Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo a antecipar, anualmente, por decreto, os feriados estaduais instituídos por lei. O Projeto de Lei, quando aprovado, será válido enquanto perdurar o estado de calamidade pública em razão da grave crise de saúde pública decorrente da pandemia de Covid-19. A Lei permitirá a antecipação de feriados estaduais, como por exemplo o dos Mártires de Uruaçu e Cunhaú, comemorado dia 03 de outubro.
O projeto foi enviado com a mensagem da Governadora que solicitou urgência na tramitação e aprovação da Lei que será uma ferramenta importante no cumprimento do isolamento social, visto que o Estado ainda está com um índice de isolamento abaixo do ideal. A medida visa contribuir para que as medidas executadas pelo Estado tenham ainda mais eficiência no combate ao coronavírus.
A Lei será um complemento para contenção da propagação da Covid-19 e segundo a governadora contribuirá com o aumento do isolamento social no Estado.
A Petrobras informou que vai reajustar em 5% o preço médio do gás liquefeito de petróleo (GLP) vendido pela companhia às distribuidoras a partir desta quinta-feira (4). Com isso, o preço médio da Petrobras será equivalente a R$ 24,08 por botijão de 13 quilos (kg). No acumulado do ano, a redução é de 13,4%, ou R$ 3,72 por botijão de gás de cozinha de 13 kg.
A Petrobras esclarece que igualou desde novembro de 2019, os preços do gás liquefeito de petróleo para os segmentos residencial e industrial/comercial e que o GLP é vendido pela Petrobras a granel. As distribuidoras são as responsáveis pelo envase em diferentes tipos de botijão e, junto com as revendas, são responsáveis pelos preços ao consumidor final.
O Brasil iniciará neste mês testes com a potencial vacina que está sendo desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, contra a covid-19, doença respiratória causada pelo novo coronavírus, informaram a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que participará do estudo, e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A autorização para que os testes sejam realizados no país foi publicada pela Anvisa em edição extra do Diário Oficial da União na noite de terça-feira (2). Segundo a Unifesp, duas mil pessoas participarão dos testes, que serão feitos também com apoio do Ministério da Saúde.
Para a etapa dos testes em São Paulo, serão selecionados 1 mil voluntários que estejam na linha de frente do combate à covid-19, pois estão mais expostos à doença. Os voluntários não podem ter entrado em contato com a covid-19.
Segundo a Anvisa, o pedido para realização dos testes foi feito junto à agência reguladora pela empresa AstraZeneca do Brasil, controlada pelo conglomerado farmacêutico AstraZeneca, e busca “determinar a segurança, eficácia e imunogenicidade da vacina“.