O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora os 47 reservatórios, com capacidades superiores a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pelo abastecimento das cidades potiguares. O Relatório do Volume dos Principais Reservatórios Estaduais, divulgado nesta segunda-feira (18), indica que a barragem Armando Ribeiro Gonçalves acumula 1.243.465.049 m³, que correspondem a 52,4% da sua capacidade total que é de 2.373.066.510 m³. No dia 18 de janeiro de 2020, o manancial acumulava 550.374.210 m³, equivalentes a 23,19% da sua capacidade total.
As reservas hídricas superficiais totais do Estado acumulam 1.914.191.968 m³, que correspondem a 43,73% da capacidade total do RN, que é de 4.376.444.842 m³. No mesmo período do ano passado as reservas estaduais, dos reservatórios monitorados pelo Igarn, eram de 977.582.375 m³, equivalentes a 22,33% do volume máximo de águas do Estado.
Confira os dados dos demais reservatórios:
A taxa de ocupação dos leitos de UTI, destinados a pacientes com Covis-19, na região Seridó do Rio Grande do Norte, na tarde desta segunda-feira (18), por volta das 16h, era de 80%.
A informação consta no Regula RN, como mostra a imagem em destaque, extraída do site.
Durante todo o dia, a taxa esteve mais alta que as das outras regiões do Rio Grande do Norte. Mas, a cada 5 minutos, os números mudam.
A população do Rio Grande do Norte deve se cadastrar no sistema RN Mais Vacina. Com isso, será possível a Sesap realizar o monitoramento do processo de vacinação contra a Covid-19.
O sistema já está no ar e as pessoas podem acessar, mesmo que não estejam incluídas em grupos prioritários.
A Sesap informa que com o cadastramento, a logística da vacinação vai ser facilitado e quem não conseguir sozinho, poderá fazê-lo nas unidades de saúde do seu município.
O RN+Vacina é de fácil acesso https://rnmaisvacina.lais.ufrn.br/ e as pessoas poderão se cadastrar com seus dados pessoais e, se for o caso, inserir informações quanto aos grupos de risco e comorbidades.
Os servidores públicos municipais de Caicó, aprovaram em assembleia na manhã desta segunda-feira (18), o indicativo de greve para a próxima sexta-feira, dia 22 de janeiro.
O prefeito tem um prazo de 72h para se manifestar com proposta para quitar os salários atrasados referentes ao mês de dezembro deixados pela gestão de Batata. Na pauta de reivindicações, os sindicatos representantes da categoria incluíram outros pontos além dos salários.
Os representantes sindicais disseram que na manhã de sexta, os servidores se reúnem novamente na frente da Prefeitura e de lá seguem em passeata pelas ruas, no primeiro ato de greve.
O Internacional chegou à sexta vitória consecutiva pela Série A do Campeonato Brasileiro e diminuiu para somente um ponto a diferença para o líder São Paulo. Neste domingo (17), o Colorado derrotou o Fortaleza por 4 a 2 no Beira-Rio, em Porto Alegre, pela 30ª rodada da competição.
O resultado levou os gaúchos aos 56 pontos, na vice-liderança. Na próxima quarta-feira (20), a equipe comandada por Abel Braga visita justamente o Tricolor paulista no Morumbi, às 21h30 (horário de Brasília). O time de Fernando Diniz não vence há três jogos (duas derrotas e um empate) e permitiu que o Inter reduzisse a diferença, que era de nove pontos antes da sequência. Se ganhar em São Paulo, o Colorado assume o primeiro lugar.
Já o Leão do Pici vive um jejum de oito jogos sem vencer e ocupa o 16º lugar, com 32 pontos. Se considerar as últimas 15 partidas, o Tricolor cearense tem apenas uma vitória (contra o lanterna Botafogo). A vantagem para o Bahia, 17º colocado e primeiro time na zona de rebaixamento, é de três pontos. O time de Enderson Moreira tenta a reabilitação na quinta-feira (21), às 19h, diante do Santos, na Arena Castelão, em Fortaleza.
Agência Brasil
O Estado do Rio Grande do Norte recebeu, na madrugada desta segunda-feira (18), 12 pacientes transferidos do Amazonas, a pedido da secretaria de saúde daquele estado. O avião pousou às 2h50 na Base Aérea de Natal (Bant), em Parnamirim. A operação, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), contou com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), que fez o transporte dos enfermos e da equipe médica, das forças de segurança estaduais e federais, da Samu Natal e RN e também da STTU (Secretaria de Municipal de Mobilidade Urbana). O secretário Cipriano Maia (Sesap) estava presente na chegada do voo e deu as boas-vindas oficialmente aos amazonenses.
“Trata-se de uma operação humanista, de amor ao próximo, de grande relevância para a saúde pública na defesa da vida dos amazonenses, que aqui chegam e que são bem acolhidos para serem atendidos”, declarou.
Inicialmente seriam 10 pacientes, mas a secretaria do Amazonas solicitou mais duas vagas à rede estadual hospitalar do RN. Os dois enfermos adicionais foram transferidos para o Hospital Giselda Trigueiro e 10 estão no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), que integra a rede de instituições coordenada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e está recebendo pacientes do Amazonas em diversos estados brasileiros.
O Rio Grande do Norte receberá nesta segunda-feira, 82.440 doses da vacina Coronavac do Instituto Butantan feita em parceira com o laboratório chinês Sinovac.
O Ministério da Saúde distribuirá quase 6 milhões de doses da vacina para todos os estados e o Distrito Federal. As caixas já estão no Departamento de Logística da Saúde (DLOG), em São Paulo, segundo nota divulgada pela pasta.
A distribuição das vacinas será feita com aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) e caminhões com áreas de carga refrigeradas. As companhias aéreas Azul, Gol, Latam e Voepass também farão o transporte gratuito das caixas de vacinas para todos os estados que necessitem de transporte aéreo.
Depois que o Governo Federal entregar as vacinas aos estados, os governos estaduais irão se encarregar de levar as vacinas até os municípios em parceria com o Ministério da Defesa.
A vacinação, em Caicó, vai acontecer em 4 locais, sendo um em cada zona da cidade, norte, leste, oeste e centro. A informação foi confirmada pelo prefeito, Dr. Tadeu.
O que está pendente, mas, deve ser agilizado nas próximas horas, é a definição exata dos locais.
Outra questão que está sendo ajustada é aonde às pessoas residentes na zona rural irão ter acesso às vacinas. O Blog Sidney Silva soube que provavelmente, elas poderão se vacinar no local mais próximo de sua comunidade, por exemplo: quem mora no Distrito de Laginhas, poderá se vacinar no local definido pela Secretaria que funcionará na zona norte e assim será para as demais regiões do Município.
A Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Caicó, emitiu nota neste domingo (18), onde esclarece sobre suposto aumento do salário dos vereadores aprovado pelo Prefeito Dr. Tadeu, notícia divulgada pelo Blog do Marcos Dantas.
O documento diz que a “A LEI MUNICIPAL 5.310/2021, MANTEVE, ATÉ 2024, O TETO DO SUBSÍDIO DOS VEREADORES, NÃO HAVENDO QUALQUER AUMENTO, TAMPOUCO ELEVAÇÃO DE CUSTO PELOS COFRES PÚBLICOS, já que o duodécimo repassado terá o mesmo valor, independentemente do que seja pago aos vereadores” e ainda que “assim, desde 2013 e até 2024, o subsídio de um vereador não deverá superar o teto de R$ 8.000,00 (oito mil), estando descartada qualquer possibilidade de aumento em razão da Lei Complementar Federal nº 173/2020 que veda aumento de despesa com pessoal até 31/12/2021”.
O presidente da Câmara, vereador Ivanildo dos Santos, que assina a nota, destaca que “a sociedade caicoense merece ficar ciente que seus representantes no Legislativo, eleitos em sufrágio universal, têm conhecimento do delicado estado que o Funcionalismo Público do Executivo se encontra, cuja sensibilidade no trato deve ser tomada com cautela primordial, principalmente quando se trata de atraso no pagamento, como é o caso, devendo todos os esforços serem empreendidos para solucionar o impasse”.
Em decisão conjunta a Associação dos Municípios da Microrregião do Seridó Oriental-AMSO divulgou nota, neste segunda-feira (18), através do presidente Fernando Bezerra, que é prefeito de Acari, informando que os municípios não organizarão ou farão qualquer investimento para a realização do Carnaval em 2021.
As prefeituras reconhecem a importância cultural da festa dentro do calendário de eventos, fortalecendo a economia, mas são conscientes do decreto apresentado pelo Governo do Estado que indica regras quanto aos eventos e aglomerações na pandemia da Covid-19.
Veja a nota completa:
NOTA CONJUNTA
O Atlético-MG venceu o seu xará de Goiás por 3 a 1 neste domingo (17), em partida realizada no estádio do Mineirão, e assumiu a vice-liderança do Campeonato Brasileiro com 53 pontos. Porém, o Galo ainda pode ser ultrapassado neste domingo pelo Internacional, que enfrenta o Fortaleza mais tarde. Com o revés, o Dragão ocupa a 12ª posição com 36 pontos.
O próximo compromisso do Galo na competição será na quarta-feira (20), contra o Grêmio em Porto Alegre a partir das 19h15. No mesmo dia, mas a partir das 17h, o Dragão mede forças com o Botafogo no Engenhão.
Agência Brasil
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 tem abstenção de 51,5% dos candidatos inscritos, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Do total de 5.523.029 inscritos para a versão impressa do Enem, que começou a ser aplicada hoje (17), 2.842.332 faltaram às provas.
Segundo o ministro da Educação, Milton Ribeiro, a abstenção recorde se deve principalmente ao medo da pandemia e a campanhas contrárias à realização do exame. Apesar disso, considera a aplicação vitoriosa. No ano passado, a abstenção no primeiro dia do Enem foi 23%. “Fico satisfeito com o que fizemos no meio de uma pandemia”, diz, “[Quero] qualificar o Enem no meio de uma pandemia como algo vitorioso para não atrasar mais a vida de milhões de estudantes”. Em 2009, o segundo ano de aplicação do Enem com a maior abstenção, a porcentagem de inscritos que não compareceram foi de 37%.
Foram eliminados do exame 2.967 candidatos por não respeitarem as regras do Enem, entre elas, não cumprirem as medidas de segurança para evitar o contágio pelo novo coronavírus, como usar máscara cobrindo a boca e o nariz durante toda a aplicação. Ao todo, 69 participantes foram afetados por questões logísticas, como emergências médicas, falta de energia elétrica, entre outros. Os dados tanto de presença, quanto das eliminações, segundo o presidente do Inep, são preliminares.
Agência Brasil