As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 foram prorrogadas até 25 de janeiro. Antes, o período de inscrições estava previsto para terminar nesta sexta (22). A prova está marcada para 25 de abril.
As inscrições podem ser feitas na página oficial do Encceja: http://enccejanacional.inep.gov.br/ .
O exame é voltado para a certificação de jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada. Para o ensino fundamental, é necessário ter acima de 15 anos. Para o ensino médio, é preciso ter mais de 18 anos.
A participação no Encceja é voluntária e gratuita, e as provas serão aplicadas em todo o país.
Ulysses Freire – O Hospital Infantil Varela Santiago realizou, pela primeira vez, uma neurocirurgia utilizando dois equipamentos de alta tecnologia. Guiada por um neuronavegador e sob monitorização eletrofisiológica intraoperatória, com duração de 6h30, a cirurgia foi realizada em uma paciente de 6 anos, diagnosticada com um tumor em uma região motora do cérebro, onde se localizam todos os neurônios que vão originar o movimento.
Segundo o neurocirurgião Dr. Flavio Mazzucatto, esse tipo de procedimento é feito nos grandes centros de saúde, a exemplo dos maiores hospitais do mundo. “São instrumentos que o neurocirurgião dispõe para localização em tempo real do tumor e para avaliação da função motora dessas áreas”, explica.
Através da monitorização eletrofisiológica intraoperatória, foi possível reduzir os riscos de danos ao sistema nervoso, auxiliando o cirurgião na manipulação das estruturas neurais. Já o neuronavegador, similar a um GPS, permitiu a localização perfeita da lesão. “Se não tiver todos esses aparatos pode haver uma lesão definitiva, uma sequela”, acrescenta Dr. Flavio.
Além do neurocirurgião, participaram da cirurgia um eletrofisiologista, juntamente com a equipe de anestesia, centro cirúrgico, enfermagem e demais envolvidos. E como resultado do conhecimento técnico aliado aos avançados equipamentos utilizados, a cirurgia foi um sucesso e a paciente saiu sem nenhuma sequela.
A recuperação e ampliação do Espaço Cultural João Paulo II está com 93% das obras concluídas. O Governo do Estado está investindo R$ 10,8 milhões nesta execução que integra a reforma do Centro Administrativo do RN, localizado em Natal. Faltando apenas a instalação das portas e cortinas acústicas, ajustes nas pinturas e limpeza de pisos, a expectativa é de que o espaço seja entregue no final de fevereiro próximo. Os recursos para esta ação foram viabilizados pelo acordo de empréstimo com o Banco Mundial, por meio do Projeto Governo Cidadão e da Secretaria Estadual de Infraestrutura (SIN).
O espaço, que tem em sua história a visita do Papa João Paulo II nos anos 1990, foi completamente reformado e transformou-se em um amplo equipamento para eventos e apresentações com capacidade para receber até 1.500 pessoas. Trata-se de um anfiteatro, equipado com palco, camarim, salas de ensaio, camarote, arquibancadas, banheiros e estacionamento para 150 carros.
“O Espaço João Paulo II vai democratizar o acesso à cultura na nossa cidade, assim como temos feito com a reforma do Centro Administrativo, que se tornou um local agradável para práticas esportivas, passeios em família e exposição de produtos da agricultura familiar com a Feirinha do Centro Administrativo. Tão longo a pandemia passe, o equipamento ganhará vida com eventos culturais acessíveis ao povo potiguar. Mais uma amostra do compromisso da gestão Fátima Bezerra com o segmento”, explicou o secretário de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do Governo Cidadão, Fernando Mineiro, durante visita ao local, na manhã desta quinta-feira (21).
Corroborando Mineiro, o diretor geral da Fundação José Augusto (FJA), Crispiniano Neto, falou da importância do equipamento para o Estado. “Contar com um equipamento deste porte vai permitir que criemos mais possibilidades no fomento à cultura potiguar. Aqui teremos desde shows e concertos na área de anfiteatro, até mesmo sessões de drive-in aproveitando o amplo estacionamento”, destacou.
A edição desta sexta-feira (22) do Diário Oficial do Estado (DOE) traz a convocação de 726 novos professores para os quadros da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN (Seec). Foram convocados 709 professores temporários, 14 professores efetivos e 3 especialistas em educação. Os novos educadores atuarão nas quatro áreas de conhecimento: linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.
A convocação cumpre com a promessa firmada pelo Governo do RN ao final de 2020, de renovação dos quadros efetivos e temporários da rede estadual de educação. Na época, 593 efetivos foram nomeados.
Apesar de Caicó ter recebido apenas 750 doses de vacina contra a Covid-19, o município montou logística que tem agilizado o processo de vacinação na cidade.
Já foram aplicadas 402 doses, sendo, 49 em idosos institucionalizados e 353 em profissionais de saúde do: Hospital Regional do Seridó, Urgência Pediátrica do Hospital do Seridó, Pronto Atendimento da Unimed, Central de Ambulância, Centro Covid, Residência Terapêutica, Abrigo Pedro Gurgel, Casa da Caridade, Pousada do Idoso e Equipes de Vacinação.
Ainda restam 200 doses que serão aplicadas em profissionais do Hospital Regional do Seridó. Ficam 148, para vacinar profissionais do Samu, Pronto Socorro do Hospital do Seridó e Centro Covid e, as que restarem, serão divididas entre profissionais da Atenção Básica que estão em home office desde o início da pandemia e estejam dentro desses critérios, e com mais de 60 anos, portadores de diabetes, portadores de insuficiência renal, obesidade Grau 3 e doença pulmonar obstrutiva crônica – DPOC. Tais comorbidades levam o paciente com Covid ao maior número de internações e óbitos.
As informações foram confirmadas por Jardenia Noronha, apoiadora técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Caicó.