Policiais do Grupo Tático Operacional da cidade de Jardim do Seridó, conseguiu prender José Fernandes e Gustavo Oliveira da Costa, que roubaram uma farmácia em Ouro Branco/RN, na manhã desta quinta-feira (11).
Com eles, os policiais apreenderam uma moto Pop100 usada pela dupla no crime.
Os dois ladrões foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil de Jardim do Seridó.
Um motorista foi preso após ser flagrado embriagado conduzindo um Fusca sem o volante. O caso ocorreu em São Miguel do Oeste na noite de sábado (6) e foi divulgado na noite de quarta-feira (10) pela Polícia Militar.
O homem informou aos policiais que não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O carro também estava com os pneus carecas e com os faróis apagados circulando na Rua XV de Novembro, no Centro da cidade.
A abordagem ocorreu durante uma ronda na região. Segundo a polícia, o homem quase colidiu em uma motocicleta.
O homem, que não teve a identidade e idade reveladas, tinha forte odor etílico e estava com a fala alterada, segundo a PM. O teste do bafômetro foi realizado e contatou que havia 0,94mg/l de álcool no sangue. Ele foi preso por embriaguez ao volante e conduzido à delegacia. O Fusca foi apreendido.
Policiais Civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) deflagraram, nesta quarta-feira (11), uma Operação que resultou na prisão de integrantes de uma organização criminosa especializada em explosões a agências bancárias, bem como em ataques a carros-fortes, com atuação em todo estado.
A ação policial aconteceu nas cidades de Parnamirim e São José de Mipibu, onde foram presos: Francisco Givanilson Clementino Duarte, conhecido como “Pepeta”, 33 anos, e Wallyson de Lima Sousa, conhecido como “Bimba”, 32 anos.
Durante as diligências, foram apreendidos entorpecentes em São José de Mipibu, onde funcionava um laboratório de drogas. Também foram encontrados pelos policiais: prensa hidráulica, formas para fabricação de drogas, munições calibre 12, dinheiro, uma camioneta, uma motocicleta e um paredão de som avaliado em R$ 200 mil.
Um dos mandados de prisão existentes contra “Pepeta” foi expedido após uma ação criminosa na cidade de Brejo do Cruz (PB), no dia 03 de setembro de 2017, quando ocorreu intensa troca de tiros na cidade de Campo Grande (RN); na ocasião, foram apreendidos três fuzis. Já o mandado de prisão que havia em aberto em desfavor de “Bimba” é decorrente de uma operação da DEICOR, na cidade Taipu (RN), no ano de 2019, quando foram apreendidos cinco fuzis.
Policiais civis da 1a Delegacia Regional de Polícia (DRP) de São Paulo do Potengi deflagraram, nesta quarta-feira (10), a Operação “Boi Zebu”, com o objetivo de prender um grupo criminoso que estava praticando diversos assaltos em propriedades rurais, nas cidades de Bom Jesus, Elói de Souza, Serra Caiada, Tangará, São Pedro do Potengi e Sítio Novo.
Durante as diligências, foram presos: Fábio Júnior Soares (“Sapeka”), Fernando da Silva Morais (“Bebê”), Francisco Alves Cavalcante Santa (“Calango”), Jefferson Soares Cavalcanti (“Gordo”) e Luís Ludegério da Silva (“Lula”).
De acordo com investigações, a quadrilha costumava praticar roubos sequenciados em propriedades rurais, onde na maioria das vezes os animais eram abatidos ainda no imóvel pelos criminosos, enquanto que os ocupantes das propriedades eram feitos reféns.
Foi constatado ainda que os criminosos agiam com violência e, em um dos assaltos, na cidade de Serra Caiada (RN), o caseiro da propriedade foi atingido com um disparo de arma de fogo, sendo socorrido após o roubo. Durante a apuração, o grupo criminoso foi reconhecido como responsável por cerca de oito assaltos ocorridos na região.
Uma operação realizada pelo BOPE, na manhã desta quinta-feira (11), culminou em quatro pessoas detidas e na morte do homem apontado como autor dos tiros que tiraram a vida do sargento da Polícia Militar Francisco Edmilson da Silva, assassinado durante uma tentativa de assalto em Dezembro do ano passado.
De acordo com o assessor de comunicação da PMRN, o Tenente Coronel Eduardo Franco, os policiais do BOPE foram até o endereço onde estava escondido o criminoso, o local foi uma rua projetada no conjunto Nova Natal. Fernando Ventura Alexandre, de 19 anos estava sendo procurado desde o dia do crime. “As nossas guarnições foram recebidas a tiros efetuados por “Vevéio”, como era mais conhecido, diante da injustiça e grave ameaça os nossos policiais tiveram que atirar também“, disse.
Fernando Ventura foi atingido e socorrido para o hospital Santa Catarina, mas não desistiu. Com o bandido os policiais encontraram um revólver calibre 38. As quatro pessoas que estavam na mesma casa da ação foram conduzidas para a delegacia para averiguação.
Portal BO
A AstraZeneca espera produzir mais de 100 milhões de doses de sua vacina contra a covid-19 – desenvolvida em conjunto com a Universidade de Oxford – neste mês e elevar a capacidade para mais de 200 milhões de doses por mês até abril, disse o presidente executivo da farmacêutica, Pascal Soriot, nesta quinta-feira (11).
O chefe de Pesquisa e Desenvolvimento Biofarmacêutico da companhia, Mene Pangalos, afirmou que a empresa espera os dados dos testes em estágio avançado de sua vacina nos Estados Unidos, antes do final de março.
Uma leitura dos dados está somente “semanas distante”, disse ele em teleconferência depois da divulgação dos resultados da companhia em 2020.
OMS
Se tudo correr como previsto e houver os investimentos necessários, o Brasil terá uma vacina nacional contra o novo coronavírus (covid-19) em 2022. O primeiro imunizante nacional contra a covid-19 está sendo desenvolvido pelo Centro de Tecnologia em Vacinas (CT-Vacinas) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), junto com outros estudos relevantes na mesma área de vacinas.
A parceria firmada no dia 4 de fevereiro entre a UFMG, o governo de Minas Gerais e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) pode acelerar a produção de vacinas no estado, disse, em entrevista à Agência Brasil, a professora Ana Paula Fernandes, uma das coordenadoras do CT-Vacinas.
Outros parceiros poderão participar do projeto, entre os quais a Fundação Ezequiel Dias (Funed), que tem uma fábrica para produção de vacinas. A professora disse que a parceria está sendo avaliada.
Agência Brasil
Em razão da pandemia de covid-19, muitos estados e munícipios brasileiros revogaram seus pontos facultativos e cancelaram suas festas e desfiles de carnaval, mas, apesar disso, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que, de acordo resolução do Banco Central, o calendário de feriados bancários está mantido e nos dias 15 e 16/02 – segunda e terça-feira de carnaval – não haverá atendimento ao público nas agências.
Na quarta-feira de cinzas (17) o início do expediente será às 12h, com encerramento em horário normal de fechamento das agências.
Agência Brasil
Na tarde desta quarta-feira (10), no km 105 da BR 427, em Caicó/RN, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um automóvel com adulteração em seus sinais identificadores e prendeu um homem de 44 anos.
Na fiscalização de rotina, os policiais abordaram um Siena Attract de cor preta e ao realizarem vistoria nos itens de identificação veicular, foram verificadas adulterações nos caracteres do chassi, do motor, dos vidros e das etiquetas. Em consulta aos sistemas informatizados, constataram ainda, que o documento do veículo, apresentado pelo condutor, possuía queixa de furto.
A ocorrência foi encaminhada à Delegacia da Polícia Civil de Caicó/RN.
Um homem de 30 anos foi morto com golpes de espeto e facas artesanais durante um motim, no início da tarde desta quarta-feira (10), na Penitenciária Padrão de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba. O crime foi confirmado pela direção da unidade penitenciária.
Conforme a direção do presídio, a vítima estava em uma cela com outros 10 detentos. Um grupo de presos teria invadido o local e assassinado a vítima, que morreu ainda no local.
Ainda de acordo com a direção, a cela estava aberta devido à entrega de alimentos que seria feita nesta quarta.
A direção do presídio informou não sabe qual a motivação do assassinato e que está investigando a quem cometeu o crime.
A Comissão Organizadora do concurso da Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN) decidiu que não vai adiar a data das provas do certame, prevista para os dias 7 e 14 de março próximo.
A decisão foi firmada em Ata dentro do Inquérito Civil do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPRN), que solicitou, no dia 27 de janeiro, uma avaliação sobre a conveniência e a necessidade do adiamento das provas.
O pedido do MPRN se baseia no decreto de calamidade pública expedido pelo Governo do Estado em função da pandemia da covid-19 e na Lei Estadual Nº 10.727/2020, que “determina a suspensão das etapas e fases dos concursos públicos realizados anteriormente à publicação do Decreto até o término da vigência do estado de calamidade”.
O documento que atesta calamidade pública no Rio Grande do Norte é válido até 18 de abril deste ano.
O juiz, Luiz Cândido de Andrade Villaça, homologou na tarde desta quarta-feira (10), as prisões em flagrante de ANTONIO ALEXANDRE TAVARES e CLÉLIO JOSÉ DE SENA FILHO, e às converteu em prisão preventiva. “HOMOLOGO as prisões em flagrante, oportunidade em que as converto em prisão preventiva, com fundamento nos arts. 311, 312 e 313, do Código de Processo Penal“, diz trecho da decisão.
Os dois mossoroenses, estão recolhidos na Penitenciária Desembargador Francisco Pereira da Nóbrega, em Caicó. Eles foram presos na agência local dos Correios, pela Polícia Federal, na terça-feira passada com 500 comprimidos de Ecstasy.
Na decisão, o juiz ainda autorizou o afastamento do sigilo de dados e telefônico dos aparelhos celulares apreendidos em poder de Clélio de Sena e Antônio Tavares. “Fica a Autoridade Policial autorizada a visualizar e extrair, se for o caso, todos os registros telefônicos, mensagens de texto, mensagens do aplicativo “whatsapp” e nos canais de comunicação da rede social facebook ou congêneres, inclusive armazenados em nuvem, nos aparelhos“.
Na Delegacia, a dupla já tinha sido autuada em flagrante por tráfico de entorpecentes e associação para o tráfico e Clélio de Sena, também, por falsificação de documento público. Ele portando documento em nome de uma autoridade policial do estado do Rio Grande do Norte.
O prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, encerrou sua viagem administrativa a Brasília, nesta quarta-feira (10), e o último compromisso foi uma reunião articulada pelo Ministro das Comunicações, Fábio Faria, com o Diretor Geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, DNIT, o general, Antônio Leite dos Santos Filho.
Na oportunidade, Dr. Tadeu, acompanhado do Secretário de Planejamento, Danilo Lopes, apresentou a necessidade urgente de construir uma passarela na Ponte sobre o Rio Barra Nova, zona oeste de Caicó, além da manutenção na estrutura da mesma. “Ouvi do General Santos Filho, que já foi do 1º BEC e que assim que abrir o orçamento em março, a manutenção será encaminhada, e ainda, no primeiro semestre, será aberta a licitação para construir a passarela da ponte sobre o Rio Barra Nova”, comemorou o prefeito.
Ficou acertado também o compromisso do DNIT de fazer a manutenção nos demais trechos da BR-427, que passam dentro da cidade de Caicó.
Tudo foi devidamente acompanhado por videoconferência pelo Diretor do DNIT no RN, General Daniel de Almeida Dantas.
A secretaria de Saúde de Caicó, vai vacinar, a partir desta quinta-feira (11), os idosos, que vivem acamados e que tenham a partir de 75 anos. Estes pacientes serão imunizados contra o Covid-19, em suas casas.
Segundo levantamento pelo órgão de saúde municipal, 265 idosos estão inseridos no critério estabelecido na nota técnica da Secretaria de Estado da Saúde Pública, a Sesap-RN e serão imunizados.
Na segunda e terça-feira da próxima semana, dias 15 e 16 de fevereiro, acontecerá a aplicação da 2ª dose da vacina em idosos institucionalizados (que residem em abrigos e similares) e profissionais de saúde que tomaram a primeira dose no primeiro lote.
As informações foram confirmadas por Jardenia Noronha, apoiadora técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Caicó.