A previsão do período de chuvas no RN em 2021, divulgada nesta sexta-feira (26), pela Emparn após reunião de meteorologistas do RN, Paraíba e Ceará, aponta para um inverno dentro da média histórica ou pouco abaixo.
O resultado da análise climática para o Rio Grande do Norte, para o período de março a maio de 2021, apontam precipitações de 533,8 milímetros no Leste; 479,2 mm no Oeste; 376,9mm, na região Central (onde estão as cidades do Seridó); 342,2 mm no Agreste.
No Oceano Pacífico, está ocorrendo o fenômeno da ‘La Nina’. A temperatura do Oceano Atlântico precisa subir entre 1 e 1,5 graus para favorecer a ocorrência de chuvas no semiárido nordestino, informou o chefe da unidade instrumental e meteorologia da Emparn, Gilmar Bistrot.
Comento
Se for confirmada a previsão, as chuvas na região Central do estado, onde ficam as cidades do Seridó, serão muito baixas. A média de 376,8mm, está muito à quem do que historicamente é registrado pros lados de cá. Se bem, que a irregularidade nos registros pluviométricos tem sido uma constante nos últimos 10 anos.