Na tarde desta terça-feira (09), por volta das 13h, foi assassinado na zona oeste de Caicó, o ex-presidiário, Gabriel Morais, também conhecido como “Gabriel Pesadão” e “Gordo Gabriel”, de 26 anos.
As informações repassadas à polícia dão conta que dois homens em uma moto chegaram a casa onde morava Gabriel, entraram e efetuaram disparos de arma de fogo, tirando sua vida ali mesmo, na Rua Leônidas Monteiro, nº 110, no Bairro João XXIII.
Inicialmente, a Polícia Militar foi acionada e realizou diligências na região, mas, não conseguiu prender ninguém. A Polícia Civil e o ITEP, também estiveram no local do crime.
O corpo foi removido e encaminhado para ser necropsiado. As evidências recolhidas no local do assassinato, irão fazer parte do inquérito aberto para investigar o caso.
O Rio Grande do Norte recebe nessa quarta-feira (10), à tarde, mais 43.200 doses da vacina Coronavc para dar seguimento à Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19.
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) sugere que as novas doses sejam destinadas aos idosos, na faixa etária dos 75 a 79 anos. A expectativa é que estas doses consigam atingir 45% deste público.
Serão entregues aos municípios um quantitativo estimado em 20 mil e 810 doses. Desta forma, a segunda dose ficará resguardada na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), em Natal, para garantir a imunização da população e, também, a reserva técnica preconizada pelo Ministério da Saúde, estimada em 2.180 doses.
Esta já é a nona remessa de vacinas que o Rio Grande do Norte recebe por meio do Ministério da Saúde.
O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, Desembargador Gilson Barbosa, entregou na noite dessa segunda-feira (8), o diploma de deputado estadual eleito a Jacob Helder Guedes de Oliveira Jácome, conhecido como Jacó Jácome.
A diplomação segue a ordem de ofício enviado ao TRE-RN pelo Tribunal Superior Eleitoral, que negou recurso do deputado estadual Sandro Pimentel em um processo de captação ilícita de recursos financeiros de campanha eleitoral em 2018. Com a decisão, o TSE determinou a retotalização dos quocientes eleitoral e partidário sem computar os votos atribuídos a Pimentel, implicando na eleição de Jacó Jácome.
Após o recebimento do ofício nessa segunda-feira, a equipe do TRE-RN responsável pela retotalização dos quocientes prontamente atuou para a celeridade da tarefa. Também nessa segunda, o Desembargador Gilson Barbosa encaminhou ofício ao presidente da Assembleia Legislativa do RN, Deputado Ezequiel Ferreira, comunicando a retotalização e diplomação de Jacó Jácome para dar cumprimento a determinação do TSE.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou, na madrugada desta terça-feira (09), no km 99 da BR 427, município de Caicó/RN, um veículo Fox com ocorrência de roubo.
Por volta das 03h40 da manhã, durante comando estático em frente a Unidade Operacional PRF no município de São Fernando/RN, foi dada ordem de parada a um veículo Fox, de cor cinza. O condutor do veículo desobedeceu a ordem e empreendeu fuga em direção ao perímetro urbano de Caicó. A equipe PRF realizou acompanhamento tático por cerca de 8km e conseguiu recuperar o veículo no KM 99 da BR-427. Os ocupantes do veículo fugiram a pé e não foram localizados.
A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil, em Caicó/RN.
No voto sobre a suspeição de Sergio Moro, Gilmar Mendes acusou os procuradores da Lava Jato de promoverem um “massacre” do ministro do Superior Tribunal de Justiça Marcelo Navarro Ribeiro Dantas.
Em 2016, em sua delação premiada, o ex-senador petista Delcídio do Amaral afirmou que ele foi nomeado por Dilma Rousseff, no ano anterior, sob o compromisso de conceder liberdade a donos de empreiteiras presos na Lava Jato.
Na época, ele negou e disse que nunca concedeu habeas corpus de forma monocrática em favor deles. Após a delação, no entanto, ele deixou a relatoria dos processos da Lava Jato no STJ.
No voto hoje, Gilmar Mendes disse que Ribeiro Dantas “sofreu um grande massacre a partir das ações dos procuradores”.
O Governo do RN dá continuidade à Operação Vertente, que leva água potável para os municípios de São Miguel, Luís Gomes e Paraná (localizadas no Alto Oeste Potiguar). Esses municípios estão desde 2020 em situação de emergência decorrente da escassez de chuvas. Somente este ano, foram distribuídos 3.918.832 litros de água potável para as três cidades. Através da Operação, iniciada em agosto do ano passado, o executivo estadual investiu R$ 389.168,67 levando água de boa qualidade para mais de 50 mil potiguares.
A situação de emergência nas três localidades foi novamente declarada na última segunda-feira (8), através do Decreto Nº 30.390 que, entre outros aspectos, destaca o início do período de estiagem no Rio Grande do Norte no segundo semestre de 2020, agravado nos meses de janeiro e fevereiro deste ano.
A chuvas também tem causado significativa redução das reservas hídricas de outras cidades do Rio Grande do Norte e comprometido o volume de importantes reservatórios para a segurança hídrica do Estado.
A Prefeitura de Ceará-Mirim anunciou lockdown na cidade como medida para conter o avanço do Covid-19. O novo decreto que será expedido hoje determina o fechamento de todas as repartições públicas do município, bem como o fechamento do comércio, e suspensão da feira livre por um período de sete dias. Apenas serão permitidos comércio tidos essenciais, limitando a 30% a capacidade de pessoas nos estabelecimentos.
“Peço o apoio de toda a população nesse momento de dificuldade que estamos enfrentando, lembrando que nenhum Prefeito gostaria de estar tomando esse tipo de decisão, mas o momento pede que isto seja feito para preservar a vida do nosso povo. Deus no comando sempre”, declarou o prefeito.
A pandemia do novo coronavírus está impactando duramente os estabelecimentos comerciais, dos mais diversos setores em Caicó. Particularmente, já escutei de alguns empresários do ramo de alimentação, que estão prestes a fechar.
No ramo de vestuário, alguns conseguiram se manter estáveis nas vendas, mas, a maioria está com muitas dificuldades. As vendas caíram consideravelmente. A economia de uma cidade como Caicó, estando abalada, é preocupante.
Mesmo com as medidas de prevenção, tendo álcool em gel ou líquido, tapetes sanitizantes, distanciamento e etc.. nos estabelecimentos, parece que as pessoas estão segurando o ‘pouco’ de dinheiro que dispõem para investir em saúde e alimentos, o que é por demais justificado.
Sobre o decreto que foi baixado pelo prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, julgo que foi uma medida acertada, haja vista o impacto já citado. Mas, acho que a questão de se vale o decreto do Estado ou o do Município, nas próximas horas deverá ser judicializada, a exemplo do que aconteceu em Natal.
Depois de mais de um ano de intensos debates, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) definiu as regras do leilão para a oferta de banda larga móvel na tecnologia 5G. Uma delas implicará que mais de 9 milhões de pessoas arquem com a compra de novos equipamentos de TV por parabólicas.
Em razão de interferências no serviço de transmissão para parabólicas (TVRO) por redes de 5G em uma das faixas (3,5 GHz), a Anatel decidiu que esse serviço audiovisual não poderá mais ser prestado como é hoje.
Outra opção discutida era a possibilidade de instalar filtros nas antenas para tentar mitigar a interferência. Essa solução acabou não sendo acolhida pela maioria dos integrantes do conselho da agência.
“Fizemos testes com 5G, um serviço adjacente do TVRO [transmissão por parabólicas], que usam entre 3,7 e 4,2 GHz. Constatou-se interferência do 5G no serviço de TVRO. O 5G respeita seus limites de transmissão, mesmo assim os receptores das parabólicas são muito ruins”, explica o superintendente de Outorgas e Recursos à Prestação da Anatel, Vinícius Karam.
Em artigo publicado nessa 2ª feira (8.mar.2021) na revista científica The New England Journal of Medicine, pesquisadores indicaram que a vacina desenvolvida pela Pfizer/BioNTech conseguiu neutralizar 3 novas variantes do coronavírus: a B.1.1.7 (do Reino Unido), a B.1.351 (da África do Sul) e a brasileira P.1.
O estudo foi conduzido por cientistas da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, e pela equipe de desenvolvimento e pesquisa da Pfizer. Eis a íntegra do artigo, em inglês (376 KB).
No início de fevereiro, a Pfizer já havia dito que o imunizante é eficaz contra as variantes britânica e sul-africana. O novo estudo indica que a vacina também protege contra a P.1, detectada inicialmente em Manaus (AM).
A vacina tem 94% de eficácia contra o Sars CoV-2 original.
O corregedor geral de Justiça, desembargador Dilermando Mota, preside, nesta quarta-feira (10), audiência de conciliação entre o Estado do Rio Grande do Norte e o Município do Natal para que seja alcançado um denominador comum a respeito dos decretos estadual e municipal publicados, com medidas para deter o recrudescimento da pandemia causada pelo novo coronavírus, sobretudo no tocante à capital potiguar. A sessão pública será virtual e tem início previsto para às 14h30. A audiência será transmitida pelo canal do TJRN no YouTube.
A questão envolve o Decreto Estadual n° 30.383/2021, de 26 de fevereiro, e o Decreto Municipal nº 12.179/2021, de 6 de março, e os efeitos de medidas como o toque de recolher, entre outras. “Vamos ouvir as partes e a sociedade civil interessada, em seus mais diversos segmentos, e até o final da quarta-feira, teremos uma decisão, com definições pela Justiça, desta situação”, destaca o desembargador Dilermando Mota, que em paralelo analisa Mandado de Segurança Cível, impetrado pelo MPRN contra o Estado, que pede a suspensão da eficácia do art. 1º do Decreto Estadual 30.383/2021, bem como para “(…) impedir que as forças estaduais de segurança pública sejam empregadas na execução do ‘toque de recolher’ criado pelo art. 1º do Decreto Estadual nº 30.383, de 26 de fevereiro de 2021 (…) e, consequentemente, determinar que as Polícias Militar e Civil do Estado do Rio Grande do Norte se abstenham de prender cidadãos pelo simples fato de não cumprirem essa específica restrição ao direito de locomoção (toque de recolher noturno)”.
O corregedor geral de Justiça destaca que “a audiência está sendo aprazada, sem prejuízo do exame do Processo/ Pedido”, ressalta o magistrado de segunda instância. O Mandado enfatiza que em razão de fatos novos ocorridos após a impetração, ocorrida em 27 de fevereiro, bem como em face do confronto das disposições contidas entre o decreto estadual e o Decreto n.º 12.179, expedido pelo prefeito do Natal –, “impõe-se a reconsideração da decisão proferida pelo desembargador plantonista do dia 27 de fevereiro de 2021, pugnando pela concessão da liminar pretendida inicialmente”, acrescenta o MPRN.